terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Black, o primeiro rei a desfilar num carro alegórico em São Nicolau


O primeiro carro alegórico do grupo foi construído na década de 80.
Belarmino Benrós, mais conhecido por Black, é um apoiante da velha guarda do grupo Copa Cabana, de São Nicolau. “Tenho 58 anos e desfilo desde 1977 no grupo”.

Em conversa com o SAPO, Black disse que já fez de tudo um pouco no Copa Cabana. Já foi figura de destaque, construtor de carros alegóricos, tocou tambor, entre outros.
O primeiro carro alegórico do grupo fundado em 1943 foi construído na década de 80 por Black e alguns amigos. “O carro alegórico foi transportando por um Jeep”, disse.

Black revelou ao SAPO que foi o primeiro rei a desfilar em cima de um carro alegórico. “Fui rei do Copa Cabana em 1981 e fui o primeiro a desfilar em cima de um carro alegórico”, conta entre risos.

Questionado sobre como vê a evolução do grupo, o veterano diz que o grupo evoluiu de uma forma “estrondosa”.
Este ano, ‘Black’ já está no estaleiro a ultimar os preparativos para mais uma edição do carnaval do grupo.


Com Sapo.cv

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Jardim de Fragata realiza intercâmbio cultural e de conhecimento


Trocar informações, conhecer na prática a cultura e a história de Cabo Verde fora alguns dos benefícios do intercâmbio realizado no sábado, dia 28, entre os alunos do Jardim e alunos do EBI n.º 19 de Fragata. Foram horas de entretenimento e muito conhecimento.


Esta iniciativa do Jardim de Fragata contou com o apoio e participação da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, do Jardim Padre Gesualdo, da Comunidade e EBI local e do Parque Natural do Monte Gordo. As atividades tiveram início às 11h00 e terminaram às 16h00.




Segundo a monitora Armelinda Brito, esta atividade enquadra-se no término do programa sobre Cabo Verde. A Gestora do Jardim Padre Gesualdo, Ivete Duarte, disse que iniciativas do género são louváveis e sempre bem-vindas.





Durante o intercâmbio, houve a entoação do Hino Nacional pelos alunos do EBI de Fragata, declamação de poesias, contos de anedotas, cânticos, danças e jogos tradicionais. 
O eventou culminou com um lanche tradicional.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Brilho da Zona vai homenagear cultura africana no carnaval 2017



Carnaval 2017: O grupo carnavalesco Brilho da Zona vai homenagear os “Zulu” ou “Zulo”, um povo de sul de África. O objetivo do grupo é contribuir para divulgar a cultura do continente africano.




Segundo o presidente do grupo, Eduíno Gonçalves, o objetivo é divulgar a cultura africana. “O carnaval sempre foi inspirado na Europa e este ano recorremos ao nosso continente”.


O Brilho da Zona, da localidade de Caleijão, já arrancou com os preparativos para a festa do Rei Momo, mas de acordo com a mesma fonte o grupo está a passar por vários contratempos.
“O nosso maior parceiro, o ministério da Cultura, disse que iria disponibilizar 1500 contos de acordo com o edital de setembro do ano passado, mas agora reduziram para 800 contos” avançou Gonçalves.

Eduíno Gonçalves disse ao SAPO que até ao momento receberam apenas uma parte da verba, que foi parcialmente usada no pagamento de dívidas do ano passado. 
“No dia 2 de dezembro recebemos apenas 200 contos. Está a ser complicado trabalhar com este montante porque temos dívidas do ano passado, uma vez que o Ministério da Cultura não disponibilizou a verba dos 150 contos que tinha contos prometido para 2016”, esclareceu.

A mesma fonte disse que este ano o grupo corre sérios riscos de sair no carnaval sem um carro alegórico, isto porque o Ministério da Agricultura, que todos os anos disponibiliza as viaturas para transportar os andores, recusou cede-las este ano. 



“Fizemos uma carta a solicitar as viaturas, mas o Ministério da Agricultura disse que é um mau hábito que temos e sugeriu que recorrêssemos a empresas privadas justificando que não tem nada a ver com o carnaval. Este ano podemos vir a ter um carnaval sem carros alegóricos”, explicou.




No que diz respeito às figuras de destaque do grupo, rei e a rainha, Eduíno não revelou os nomes, mas adianta que são naturais de São Nicolau.

Com sapo.cv


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

São Nicolau acolhe Conferência Nacional sobre o 20 de Janeiro


Este ano, o dia 20 de Janeiro é comemorado na ilha de São Nicolau. Uma iniciativa da Fundação Amílcar Cabral em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e com a da Ribeira Brava.

O Ato Central será presidido pelo Ex-Presidente da República e Presidente da Fundação Amílcar Cabral, Comandante Pedro Pires, e conta a a presença do Presidente da Câmara Municipal da do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, e do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Pedro Silva Morais, e decorrerá no Centro Cultural Paulino Vieira, na Cidade do Tarrafal-SN

Em Cabo Verde, o dia 20 de Janeiro - Dia dos Heróis Nacionais -, é feriado nacional. Recorda o dia da morte de Amílcar Cabral, há 44 anos, o obreiro da independência dos dois países.

A data reveste-se de grande simbolismo por recordar um dos mais carismáticos líderes africanos das lutas pela emancipação dos seus povos.
Amílcar Cabral foi assassinado na Guiné-Conacri, por elementos do PAIGC, a 20 de Janeiro de 1973. O seu pensamento político e cultural continua a influenciar políticos ainda hoje, tanto em Cabo Verde como na Guiné-Bissau.

Em 23 de Janeiro de 1963, o ataque ao quartel de Tite, no sul da Guiné-Bissau, dá início à luta armada contra as tropas portuguesas, a partir de bases na Guiné-Conacri.
Em 20 de janeiro de 1973, Amílcar Cabral é assassinado em Conacri, por dois membros de seu próprio partido. Aristides Pereira substituiu-o na chefia do PAIGC. Após a morte de Cabral a luta armada intensifica-se, em especial com a aquisição pelo PAIGC de mísseis stinger terra-ar, que desequilibra o rumo da guerra a seu favor. A independência de Guiné-Bissau é proclamada unilateralmente em 24 de Setembro de 1973.


Eis o programa do Ato Central.


sábado, 14 de janeiro de 2017

Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau realizou a III Edição da Marcha da Liberdade


A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau realizou, na manhã de ontem, a III Edição da Marcha da Liberdade para assinalar o 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e Democracia.




A marcha, que iniciou no Largo do Cimentinho, passou pela Rua da Independência, Rua do Emigrantes, Rua dos Baleeiros, Avenida António Assis Cadório e outras artérias da cidades (de Telha a João Baptista) e contou com a presença de centenas de pessoas.
No final da marcha, houve uma mega aula de aeróbica com o professor Nuno Conceição, da Academia Conceição Fitness.

O presidente José Freitas de Brito disse que nas outras duas edições da Marcha as pessoas estavam “meio acanhadas”. Já na 3.ª edição, as pessoas aderiram a esta atividade e espera que envolvem sempre nestas comemorações importantes para o país.






Foi também realizada uma Corrida da Liberdade, onde Mili Brito saiu vencedor.

Mili Brito venceu a III edição da Corrida da Liberdade em Tarrafal de São Nicolau


O jovem atleta Mili Brito venceu, ontem, 13 de janeiro, a III edição da Corrida da Liberdade nos 10.6 quilómetros, realizada pela autarquia tarrafalense, com partida no Barril e meta no Largo Cimentinho (centro da Cidade).




A prova foi praticamente dominada do início ao fim pelo jovem Mili Brito,
O segundo lugar foi alcançado pelo atleta Valter Araújo, tendo relegado Vlademir Fonseca, para o terceiro lugar e a quarta posição foi conquistada por  Isaías Fortes.
O vencedor da prova disse que não estava à espera de se classificar em primeiro lugar, visto que iniciou os treinos a uma semana da prova.


Acrescentou que como gosta de correr, abraçou esta iniciativa e considera que a prova foi muito boa e com bons atletas.

A prova contou com a participação de 17 atletas, todos da ilha de Não Nicolau.
O primeiro classificado venceu 12.000$00, o segundo 8.000$00, o terceiro 5.000$00 e o quarto classificado ficou com 2.500$00.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

13 e 20 janeiro assinalados pela Câmaras Municipais em São Nicolau

As datas de 13 e 20 de Janeiro vão ser assinaladas pelas Câmaras Municipais do Tarrafal de São Nicolau e da Ribeira Brava em parceria com a Fundação Amílcar Cabral, com atividades culturais, desportivas e conferências.

Estas instituições já fizeram saber que os dias da Liberdade e Democracia e dos Heróis Nacionais merecem ser celebrados com dignidade.
A 13 de Janeiro, celebra-se o Dia Nacional da Liberdade e Democracia, data memorável para os cabo-verdianos e que marca a realização de eleições multipartidárias e a escolha de um Governo democrático no arquipélago. A 20 de Janeiro, comemora-se o dia dos Heróis Nacionais.
Tendo por base a importância destas duas efemérides, as Autarquias e a Fundação Amílcar Cabral vão realizar atividades diversas. Nomeadamente, Corrida da Liberdade, Marcha da Liberdade, Jogos de Uril, Bisca, torneio quadrangular de futebol, tertúlias e conferências;

O ato central está agendado para o dia 20 de Janeiro, “Homenagem a Daniel Monteiro”, e conta com a presença do Presidente da Fundação Amílcar Cabral e Ex-presidente da República, Doutor Pedro Verona Pires.


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Escola Primária de Praia Branca recebe donativo de emigrantes nos Estados Unidos da América


Emigrantes nos EUA entregam cheque no valor de 1.760 dólares à Escola Primária de Praia Branca. O montante foi angariado numa atividade cultural em Bridgeport CT, no passado mês de novembro e entre alguns amigos. 




Carlos Almeida, natural de Praia Branca, professor universitário nos EUA, em nome dos emigrantes naquele país, entregou um cheque no valor de 1760 dólares norte-americano à Delegada do Ministério da Educação em Tarrafal de São Nicolau, para ajudar na construção de uma cozinha, um armazém e uma pequena horta no Polo EBI de Praia Branca.

Para Carlos Almeida, é um privilégio e obrigação ajudar a comunidade onde nasceu e a sua antiga escola. Acrescentou que está sempre disponível a dar o seu contributo para o desenvolvimento da sua terra natal.

A Delegada, Ivanilda Spencer, agradeceu o gesto humilde dos emigrantes em apoiar o projeto assim como o engajamento dos professores e a disponibilidade da Câmara Municipal em ser parceiro.

José Freitas de Brito, Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, enalteceu o contributo e a importância do “Djunta mon” no desenvolvimentos de certos projetos e resolução de problemas sociais. O Edil disse ainda que a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau está sempre disponível em abraçar projectos locais e colaborar com o Ministério da Educação.

O projecto foi elaborado pela Câmara Municipal, que tem um orçamento estimado em um milhão duzentos e quinze mil escudos (1.215.000).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A Comissão Local da Cruz Vermelha em Tarrafal de São Nicolau recebe donativos


A Comissão Local da Cruz Vermelha em Tarrafal de São Nicolau recebeu donativos de emigrante cabo-verdiana na Itália.












Antónia Tereza e o seu marido Alberto Biagini, emigrantes na Itália e voluntários da Cruz Vermelha naquele país, entregaram, no sábado, dia 7 de Janeiro, à CL Cruz Vermelha Tarrafal-SN vários equipamentos e materiais, tais como, máquina de glicémia, fitas, aparelhos de medir tenção, desfibrilador, pulsímetro, luvas, tendas para feira e calças.


Segundo o CL da Cruz Vermelha em Tarrafal SN é com “agrado” que recebe este donativo. Pois se trata de mais um gesto que lhes possibilita condições para servir mais e melhor a comunidade.

Sport Clube Atlético conquista a Supertaça de São Nicolau Augusto Almeida

O Sport Clube Atlético conquistou, ontem, à tarde, a Supertaça Augusto Almeida de futebol, ao vencer a AJAT-SN por 3-0, em jogo disputado no Estádio Municipal Orlando Rodrigues, em Tarrafal de São Nicolau.



A formação 'encarnada' cedo se adiantou no marcador, aos 19 minutos, por intermédio do Cherry, tendo ampliado aos 44 minutos, através de Jorginho, com Erick a fechar o marcador, aos 52mn.
O jogo foi Arbitrado por João Silva, sendo os Assistentes José Silva e Carlos Cosme. Romilde Conceição foi o 4.º Árbitro.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

AJAT-SN e Atlético jogam a Super Taça de São Nicolau.



A equipa da AJAT-SN e o S. C. Atlético jogam, neste fim de semana, a Super Taça de São Nicolau em futebol.


Neste sábado, a partir das 15h00, no Estádio Municipal Orlando Rodrigues, Cidade do Tarrafal de São Nicolau, disputa-se a Supertaça Augusto Almeida, prova que opõe o campeão regional, Spot Clube Atlético, ao vencedor da Taça de São Nicolau, AJAT-SN.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Hidélvis Jardim e Josymar Conceição “Stehb” pré-selecionados para o amigável com Marrocos


O selecionador nacional, Lúcio Antunes, convocou dois jovens futebolista da ilha de São Nicolau, Hidélvis Alves Jardim (defesa central do Mindelense) e Josymar Conceição “Stehb” (avançando do Praiense dos Açores) para os trabalhos de preparação para o jogo amigável a 17 de Janeiro, com a sua similar de Marrocos, em Rabat.




O jogo amigável enquadra-se no plano de preparação da equipa marroquina para o CAN‘2017, prova da Confederação Africana de Futebol.

De acordo com o plano da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, a concentração e o estágio realizar-se-ão no Centro de Estágio, na cidade do Mindelo, de 9 a 15 de Janeiro, altura em que os “Tubarões Azuis”, se deslocam a Marrocos.





Eis a lista dos 25 (vinte e cinco) pré-convocados:
Guarda-redes: Nilson (Boavista da Praia); Dorivaldo (Académico do Sal) e Kelvi (Sporting da Praia).
Defesas: Romário (Aves, Portugal), Kiki (Oliveirense, Portugal); Ady (Académica Porto Novo); Idelvis (Mindelense); Admar (Sporting da Praia), Fache (Mindelense) e Norton “Djack” (Académico do Sal).
Médios: Dario (Mindelense); Fifa (Académico do Fogo); Oceano (Académica Porto Novo); Duke (Derby); Arlindo “Tchubasco” (Boavista da Praia;, Josimar “Stehb” (Praiense, Portugal); Tom (Académica de Coimbra, Portugal) e Maniche (Mindelense).
Avançados: Jovane (Sporting, Portugal); Latche (Mindelense); Rody (Santa Maria); Kukula (Vizela, Portugal); Patrick (Oliveira de Hospital, Portugal); Chibaca (Boavista da Praia) e Killy (Sporting da Praia).


Autarca do Tarrafal de São Nicolau define habitação social e infraestruturação como prioridades de 2017

O Autarca do Tarrafal define habitação social e infraestruturação como prioridades de 2017
A habitação social e a infraestruturação são as prioridades da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau para o ano de 2017, conforme adiantou à Inforpress o edil, José Freitas de Brito.




Segundo o edil, o Plano de Atividades e o Orçamento para 2017 (aprovados em finais de Dezembro) prevêem a realização de investimentos em várias áreas com destaque para a área social.

“Prevemos investimentos que rondam os 133 mil contos, tendo uma grande ênfase na área social e principalmente na habitação social. Temos um programa intitulado ‘melhorar a minha casa’, que visa apoiar as pessoas mais carenciadas na melhoria das suas habitações e vamos dar mais atenção a esse programa este ano”, explicou.
Para esse programa estão destinados um montante de 10 mil contos no quadro do orçamento municipal, mas à edilidade está à espera de outras verbas a serem disponibilizadas pelo Governo para incrementar o seu orçamento.

Para além da habitação social, a questão das infraestruturas é outra área que, segundo José Freitas de Brito merecerá a atenção da edilidade tarrafalense no ano de 2017.

“Nós vamos continuar a nossa aposta na melhoria das redes viárias. Pretendemos construir mais praças, parque fitness e a nível do desporto recuperar as infraestruturas desportivas aqui no município. A requalificação da avenida da Praia d’Tedja é outro projecto previsto”, precisou.
Perspetiva-se ainda apoios para as áreas das pescas, da agricultura e da pecuária.




Para este ano económico a autarquia do Tarrafal conta com um orçamento global no montante de 260 mil contos, sendo 30 mil para o serviço autónomo de serviço de água.
José Freitas de Brito acredita que 2017 será um ano diferente, tendo em conta as promessas do novo Governo em transferir mais verbas para os municípios.

“A nível global prevemos em termos de contrato programa com o Governo receber o valor de 48 mil contos, mas contamos receber outras verbas provenientes da taxa ecológica da taxa turística e outros contratos programas decorrentes da discriminação positiva”, explicou.




Do ano passado fez uma avaliação “positiva”, até porque, sustentou, “esta resposta positiva foi demonstrada na urna com a renovação do segundo mandato da actual equipa camarária”.
“Foi um ano diferente, um ano de eleições. Tivemos algumas paragens das atividades da câmara municipal, mas conseguimos a implementação da maioria dos projetos que tínhamos no Plano de Actividades de 2016”, adiantou.

Fonte: Inforpress