terça-feira, 26 de janeiro de 2016

“Jah Calling” de Nish Wadada nomeado para melhor álbum de Reggae em França

 

A artista cabo-verdiana Nish Wadada, que já é conhecida entre a crítica na Europa como a nova voz melodiosa e de “ Velours” – “Veludo” está nomeada para o melhor álbum de Reggae Roots em França, nos conceituados prémios “LES VICTOIRES DU REGGAE 2016” promovido por 60 rádios/sites de França e de toda a Europa, com o objectivo de eleger e premiar os melhores álbuns e artistas de Reggae a nível mundial.

Foi com muita emoção que a artista recebeu a notícia. Para Nish Wadada é “uma honra e um orgulho muito grande estar nomeada para estes prestigiados prémios com o meu primeiro álbum Jah Calling, ao lado de grandes lendas do Reggae e que já levam dezenas de anos de carreira, como Israel Vibration, Midnite ( trabalho a solo do vocalista), Barrington Levy, entre outros”.
 

O disco, intitulado “Jah Calling” foi lançado digitalmente em França no passado dia 5 de Dezembro de 2015 e desde logo se revelou um sucesso entre as rádios de França, Europa e Estados Unidos. Também mereceu os aplausos de críticos de Reggae, como por exemplo do conceituado site Reggaeville.

O álbum “Jah Calling” foi produzido pelo reconhecido label francês Microkosmos, o mesmo que produziu a artista Mokalamity. O trabalho contém 11 faixas em inglês e crioulo, e todas as composições são da própria Nish Wadada.


As letras de Nish Wadada, marcadamente interventivas, apelam à consciencialização da identidade e cultura africana, como na música “Mama África”, ”Kriolo” e “Marcus Say” ; do amor universal e amor à mãe natureza, como na música “Amor” e “My King” ou ainda sobre a crise de valores, incluindo da sociedade cabo-verdiana, patentes nas músicas “Korda”, “Sister Queen” e na música que dá titulo ao álbum “Jah Calling”.

De salientar que o álbum conta ainda com um dueto especial na música “Mama África” ao lado Cedric Myton, o lendário vocalista da conceituada banda jamaicana The Congos.

Este projeto conta com a forte participação de músicos afetos à crioulidade, como o cabo-verdiano Kim Alves, da Jamaica, Antilhas e Martinica, incluindo ainda músicos de bandas como Solar System (Alpha Blondy), e FFF (famosa banda de punk francesa), entre outros. “Jah Calling” será ainda lançado numa edição especial para Cabo Verde no próximo mês de Março.

De salientar que além de “Jah Calling”, Nish Wadada lançou ainda em 2015 um EP – (Queens and Kings) e quatro discos/vinis:

-          “Jah drives me/Patience” – (Label Salomon Heritage Records”)

-          “For you i cry” (Label King Shiloh Music”)

-          “Africa”(Label I-Skankers Records)

-          “Good Feelings” (Label Fitas of the fittest Music)

Além do lançamento do álbum em Cabo Verde, previsto para os meses de Março/ Abril de 2016, Nish Wadada tem já espectáculos agendados para Paris, Berlin, Barcelona, Lisboa, Lyon e Londres, entre outros.

 

As votações decorrem até o dia 05/02/2016.

Vamos apoiar Nish Wadada e a cultura de Cabo Verde!

Votar
Escutar album
Escutar remix