segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Carlos Fortes Lopes faz aprestação pública dos seus livros em São Nicolau

Carlos Fortes Lopes faz a apresentação dos livros “Versos Soltos”, “Cabo Verde – um caso a ser estudado”, e livro "São Nicolau -Sua História e Suas Gentes - Família Badjid".
Enquadrada nas festividades do Município, o ato público está agendado para o dia 4 de Dezembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal João Lopes, Cidade da Ribeira Brava.
A notícia foi-nos avançada pelo escritor natural da ilha do Sal, residente em Brockton, MA, Estados Unidos da América.


O livro "Cabo Verde – um caso a ser estudado" é uma compilação de artigos de opinião sobre a realidade social de Cabo Verde, no período entre 2011 e 2016, com capítulos sobre a Regionalização de Cabo Verde, Aviação em Cabo Verde e os massacres decorridos durante a ditadura 1975-1990. A obra, em português, também está disponível em inglês – "A Global Case Study - Cabo Verde Islands".

“Versos Soltos” é um livro de poesia, com mais de 120 poemas que falam de amor, da saudade e das manobras políticas de Cabo Verde.





O último, acabado de ser publicado, é o livro "São Nicolau -Sua História e Suas Gentes - Família Badjid".
Carlos Fortes Lopes disse ao Submarino Cabo-verdiano que a obra “além de contar com uma parte da história da ilha (incluindo Tarrafal e a sua trajetória na indústria da pesca), o leitor terá a oportunidade de conhecer a biografia da bem conhecida família Badjid.
Acrescentou que a o livro é “um estudo científico sobre a ilha de São Nicolau, demonstrando as suas potencialidades” e um capítulo com notas inéditas do Dr. Baltazar Lopes da Silva e outro sobre personalidades de destaque na sociedade Saonicolauense”.

Inauguração do Complexo Turístico Rural “Tchã D’ Manclara”


É inaugurada amanhã, 1 de novembro, na Vila da Fajã, o complexo turístico rural “Tchã D’ Manclara”.





Tchã D’ Manclara”, investimento privado, pretende apresentar um novo conceito de turismo, repouso e entretenimento, aliando requinte, autenticidade e gastronomia típica, em harmonia com a natureza.
“Em férias ou de passagem, para ler um bom livro ou degustar produtos da terra, somos a alternativa ideal para si e sua família”. 


O ato é presidido pelo edil da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Dr. Pedro Silva Morais, amanhã, a partir das 12h00.
A música ao vivo fica a cargo do artista local Didi Rodrigues.

domingo, 23 de outubro de 2016

A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro celebrou o “Outubro Rosa”


A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro – Antena de São Nicolau (ALCC-SN) celebrou, sábado 21, o “Outubro Rosa” – mês da luta contra o cancro da mama –, com uma marcha para sensibilizar e informar a população sobre o cancro.



A atividade  iniciou às 16:00, na Praça Amizade Tarrafal-Boavista, com uma pequena palestra com o médico Nilson Sanches a informar a população  dos diferentes tipos de cancro, dos riscos e medidas de prevenção.
A marcha passou pela Avenida António Assis Cadório, Avenida Manuel Ferreira Camões e terminou no Centro de Saúde.






Além da população, participaram a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, a Polícia Nacional, a Academia Conceição Fiteness, a Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo e EBI Lucília Freitas.







quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Nish Wadada lança singles com artistas jamaicanos


LABEL francês lança 2 vinis de Nish Wadada com os artistas jamaicanos Anthony B e The Viceroys.



A diva do Reggae crioulo, Nish Wadada, lançou esta semana mais dois singles, em formato vinyl, pelas mãos da conceituada editora francesa BlackBoard Jungle, que já está no mercado Reggae há 20 anos.
“Royal Salute”, onde a compositora cabo-verdiana se estreia no estilo “singjay”, e “Tafari”, são assim os dois novos singles da artista de São Nicolau que está a conquistar os palcos da Europa. Com mais estas duas músicas, Nish Wadada completa assim 10 singles em vinyl no mercado, para além do seu álbum Reggae Roots “Jah Calling”, que em Dezembro de 2015 foi nomeado para os Prémios Victoires du Reggae, em França.

Para estes novos vinis foram convidados o cantor jamaicano Anthony B, e a mítica banda jamaicana The Viceroys.

Para Nish Wadada foi “um grande desafio e uma experiência muito boa que me proporcionaram. Estar ao lado desses míticos do Reggae e ter de me adaptar me ao estilo deles,principalmente do Anthony B, pelo estilo Singjay/Deejay Jamaicano, foi mesmo uma experiência pela qual fico grata. Pois, evolui muito nesse processo, e afinal de contas nao foi assim tão díficil como eu pensava. Estava pronta".

Esta é a primeira vez  que Nish Wadada canta no estilo Singjay, uma forma de canto vocal jamaicano típica do Reggae, que combina o toasting com o canto, através da qual o cantor(a) administra uma variedade de tons, e embelezamento, tanto a nível rítmico, como da textura vocal das canções.
Anthony B, que conhece o nosso arquipélago, tendo já participado no Festival Baía das Gatas e no de Santa Maria, abraçou o projeto com naturalidade e afirma estar contente "por finalmente a Jamaica começar a conhecer o panorama musical deste paraíso que ele tanto preza".

No vinyl partilhado com Anthony B, Nish Wadada apresenta a música "Royal Salute", onde a cantora faz um apelo ao equilíbrio entre o Homem e a Mulher, recitando a relação entre o Rei Haile Selassie, e a Rainha Menen, da Etiópia. Nesta música Nish Wadada ilustra episódios onde a presença da rainha foram mais do que cruciais na vida daquele país.  "Royal Salute" é um apelo ao reconhecimento das contribuições da mulher no desenvolvimento dos países, para que não se esqueça o papel desta Rainha na resistência contra os Italianos, e na educação do seu povo, que era um pilar da sua visão independente, naquele que é o único país não colonizado do continente Africano.
Já Anthony B fala sobre a hipocrisia da política à volta da legalização da planta Cannabis pelos Governos, e dos lobbys farmacêuticos, assim como dos poderes curativos desta erva, já reconhecidos mundialmente.


No outro vinyl, na música TAFARI, Nish Wadada canta o poder da autoestima, fazendo um apelo à perseverança, à coragem para enfrentar a luta quotidiana, que é necessária para a auto realização, independentemente dos obstáculos e dificuldades da vida.
"Durante todo o nosso percurso encontramos um pouco de tudo, e essas energias negativas como a inveja,o ódio, e as mentiras estão presentes como a magia de se fazer as coisas acontecerem. Há que saber focalizar no bem para poder tirar o melhor partido dos desafios da vida."

Neste vinyl partilhado com a banda The Viceroys (com hits como YA HO ou Slogan in the Walls), Nish Wadada apresenta um estilo mais Roots Reggae Dub, a que nos tem habituado.
De salientar que tal como todas as suas músicas, também estas duas composições foram escritas pela própria Nish Wadada.



A cantora terminou no fim de semana passado, em Roterdão, na Holanda, a sua “summer tour”, mas antes entrou em estúdio, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, para gravar novos temas para diferentes editoras do reggae Roots e Dub, de França, Inglaterra, Alemanha e norte americanas.
Neste momento, Nish Wadada está a ultimar o lançamento do videoclip Refugees e a preparar as datas para 2017, tendo já 2 datas confirmadas para o Verão 2017 na Alemanha, nos festivais Summer Jam e Reggae Jam.
Já os dois novos singles, em formato Vinyl terão 1000 cópias à venda no mercado da especialidade na Europa.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Cruz Vermelha do Tarrafal promoveu campanha de sensibilização de luta contra mosquitos

A concentração das pessoas foi às 9h00, no Centro Cultural Paulino Vieira, seguida de uma pequena palestra, divisão dos grupos de trabalho (5 – cinco no total) por zonas e distribuição dos equipamentos e materiais.







Preocupado com a propagação de mosquitos na Cidade do Tarrafal, principalmente após as últimas chuvas, o Conselho Local da Cruz Vermelha do Tarrafal de São Nicolau, em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, Centro de Saúde Local, Polícia Nacional, SUCLA, Bombeiros Voluntários de São Nicolau, EBI Lucília Freitas, Liceu Pedro Corsino de Azevedo, Posto de Venda da Shell, promoveu no passado sábado, 15, uma campanha de sensibilização de luta os contra mosquitos em todos os bairros da Cidade.


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Delegação do Ministério da Educação do Tarrafal de São Nicolau visita as localidades do Município

Enquadrado nos planos de atividade para o ano letivo 2016/2017, a Coordenação da Educação do Tarrafal de São Nicolau, em parceria com a Câmara Municipal, Centro de Saúde e com a Esquadra Policial local, iniciou, no dia 10, uma série de visitas a todas as localidades e estruturas da educação no Município.




EM entrevista ao Submarino Cabo-verdiano, a Delegada do Ministério da Educação no Município, Dra. Ivanilda Spencer Mesbah, avançou que essas visitas têm como objetivo socializar a nova equipa de coordenadores, auscultar as preocupações dos professores e encarregados de educação, socializar as metas e os desafios do Ministério da Educação para o presente ano letivo, e diagnosticar os espaços físicos”.
Na passada sexta-feira, Fragata foi a primeira localidade a ser visitada por uma equipa composta pela Delegada e a equipa da Coordenação Pedagógica do Ministério da Educação, um psicólogo, o Comandante da Esquadra da Polícia Nacional do Tarrafal-SN, uma enfermeira do Centro de Saúde do Tarrafal-SN e o Vereador da Educação da Câmara Municipal do Tarrafal-SN.
Eis as datas das próximas deslocações:
Dia 10 – Ribeira Prata
Dia 11 – Praia Branca
Dia 12 – Cabeçalinho
Dia 13 – Hortelã

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Distribuídos os Pelouros da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau

Já estão organizados e distribuídos os pelouros da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, chefiada pelo presidente reeleito José Freitas de Brito.
No dia 29 de Setembro, a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau realizou a 1.ª reunião do Mandato 2016/2020 e ficaram distribuídos os Pelouros ao abrigo do disposto nos artigos 93.º e 98.º, alínea p), conjugado com o artigo 101.º,  todos da Lei n.º134/IV/95, de 03 de Julho (Estatuto dos Municípios).



José João Freitas de Brito (Presidente)
Cooperação
Emigração
Relações Institucionais
Administração e Finanças.






Elton Martiniano Cabral Sequeira (Vereador)
Infraestrutura e Urbanismo
Património
Pesca






Adildo Soares Gomes (Vereador)
Protecção Civil
Educação
Cultura
Transportes
Saúde.





Dircilena Cabral Duarte (Vereadora)
Saneamento e Água
Ambiente
Desenvolvimento Rural
Condição Feminina
Turismo.




Adir da Graça da Cruz (Vereador)
Juventude
Desporto
Promoção Social
Habitação

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Jorge Carlos Fonseca reeleito Presidente da República de Cabo Verde

Jorge Carlos de Almeida Fonseca, que concorreu à sua própria sucessão às eleições presidenciais deste domingo, foi reeleito na primeira volta com 74% dos votos já escrutinados.

«A vitória que alcançamos foi muito acima dos 70 por cento, vencendo em todas as ilhas, em todos os concelhos do país, em todos os círculos da diáspora. É a mais expressiva de sempre na democracia cabo-verdiana», fez questão de realçar.



Jorge Carlos Fonseca agradeceu a todos os cabo-verdianos que contribuíram para a sua reeleição – “Aceito de cada um de vós um abraço sincero e muito fico grato. Muito obrigado pela vossa confiança, pelo vosso apoio e pelo vosso voto. A democracia cabo-verdiana está de parabéns”, disse.
O Presidente da República considerou que a sua reeleição representa uma vitória para a cidadania e liberdade – “A minha eleição para um novo mandato, é uma vitória para a cidadania. É uma vitória para todas as mulheres e de todos os homens que prezam e acreditam no valor máximo da liberdade de poderem escolher quem os presentam”, considerou o PR reeleito, que prometeu respeitar a constituição, ser um presidente imparcial e próximo das pessoas.


Resultados provisórios
Conforme os resultados provisórios das 1.183 mesas apuradas do total de 1.265 mesas, Jorge Carlos Fonseca conseguiu 74% (91.487) dos votos.




O concorrente Albertino Graça ficou na fasquia de 22,6 por cento (27.917) de votos., enquanto Joaquim Monteiro alcançou um score eleitoral de 3,4 por cento (4.231).
A taxa de abstenção foi de 64,1 por cento, o que corresponde a 225.736 eleitores.