domingo, 16 de dezembro de 2012

Moradores do Palhal já têm água em casa


O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, e o diretor do Serviço Autónomo de Água, Carlos Silva, inauguraram ontem à tarde, 15, o projeto de adução de água ao domicílio no Palhal, que contempla todas as 24 casas desta pequena comunidade.
O projeto foi executado pelo Serviço Autónomo de Água do Tarrafal-SN, orçado em cerca de 1400 contos. Segundo José Freitas, “todas as casas de Palhal foram contempladas com ligação domiciliária, com a Câmara a colaborar nas ligações, isentando as famílias das taxas".

Todos os moradores de Palhal passam a ter água potável em casa, em vez de percorrer longas distâncias para se abastecerem do precioso líquido. Freitas disse que “levar água potável a Palhal foi um forte investimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

O edil garante que a Câmara Municipal vai continuar a investir nas ligações domiciliárias em 2013. A meta da Câmara Municiapal do Tarrafal-SN "é ligar com água potável todas as casas e encurtar as distâncias com o local de abastecimento”, conclui o presidente José Freitas.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Assembleia Municipal aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2013


O Plano de Atividades da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau foi aprovado ontem, dia 14, com sete votos favoráveis do MpD contra seis abstenções da bancada do PAICV. Paulo Cosme, líder parlamentar do partido derrotado a 1 de julho justificou em declaração de voto a posição da sua bancada, sustentando ser necessário dar “o benefício da dúvida” ao executivo camarário, mas adiantando que a proposta poderia ser “mais ambiciosa”.

Para o MpD, a proposta é “realista”, indo “ao encontro das aspirações do concelho, que ambiciona um novo rumo”. É de referir que os deputados do PAICV admitiram que “se trata de um plano ambicioso”.

Para José Freitas de Brito e a sua equipa, o Plano de Atividades é “o possível” neste momento em que o agravamento da crise económica se faz sentir no país e no município, não deixando “muito espaço de manobra”. A grande prioridade da proposta ora aprovada são os projetos de índole social.

À tarde, foi tempo para discussão do Orçamento Municipal, estimado em 162.390.293$00. Aprovado com 7 votos a favor do MpD, 5 abstenções do PAICV e com uma abstenção da bancada do PAICV. Sem nenhuma inscrição para intervenção, com o PAICV rejeitou debater o orçamento e, através do seu líder parlamentar, sempre com maus comportamentos, a tentar suspender a sessão, o que não foi aceite pelo presidente da Assembleia Municipal, Raimundo Francês Lopes.
A sessão ficou marcada pelo mau comportamento do líder parlamentar do PAICV, Paulo Cosme.


Criação da Delegação Municpal da Praia Branca

Na Quinta-Feira, os Deputados Municipais do MpD e PAICV aprovaram, a criação da Delegação Municipal na Praia Branca, para servir as comunidades de Praia Branca, Ribeira Prata e Fragata. A proposta da Câmara Municipal foi apresentada pelo Presidente José Freitas de Brito, os Deputados concordaram e votaram a favor. Até o final do primeiro trimestre de 2013, a Delegação será uma realidade.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jovens do Tarrafal de São Nicolau concluem formação em planos de negócios


Um grupo de 19 jovens licenciados e bacharéis do Tarrafal-SN recebeu ontem, dia 10, certificados de uma formação frequentada durante um mês em elaboração de planos de negócios.

Com esta formação estes jovens quadros ficam capacitados na área de elaboração de planos de negócios e preparados para aplicar as metodologias de elaboração dos seus projectos empreendedores, em conformidade com os requisitos de conhecimento estabelecidos e conceitos exigidos.

Por seu turno os participantes afirmaram-se satisfeitos pela oportunidade, na medida em que a formação abre-lhes as portas para o autoemprego numa ilha com muita falta de emprego.

“Esta formação serviu para esclarecer várias dúvidas em matéria de elaboração de projectos e planos de negócio e caso um jovem queira criar a sua própria empresa já conta com uma base teórica bastante útil”, considerou uma das participantes da formação.

Promovida pelo núcleo local do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a formação foi realizada no âmbito das actividades que assinalaram a semana do empreendedorismo e custou 150 contos, tendo sido ministrada pela especialista brasileira em gestão e administração de empresas, com experiência em marketing e elaboração de planos de negócio, Kamilla Valeriano Mendes.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lançamento da 1.ª Pedra da bacia hidrográfica da Ribeira Prata


O Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, e a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, descerraram ontem a placa que marca o lançamento da 1.ª pedra para a construção da Bacia Hidrográfica da Ribeira Prata.
A obra que vai qualificar a zona e criar novas oportunidades aos setores da agricultura e pecuária, sobretudo.
Saudando o lançamento da primeira pedra desta infraestrutura fundamental para o desenvolvimento do setor agrícola da região, José Freitas de Brito proferiu que “este é um momento histórico para a Ribeira Prata e para o nosso município” e que “é fundamental termos emprego e aproveitar a mão-de-obra nessas zonas”.
A localidade da Ribeira Prata e a vizinha Fragata vão beneficiar de vários postos de trabalho, pelo menos até à edificação total desta infraestrutura fundamental para o desenvolvimento agrícola da região, o que, naturalmente. ajudará a diminuir o desemprego.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Primeiro encontro entre a Câmara Municipal do Tarrafal-SN e a da Ribeira Brava


O encontro decorreu no Tarrafal e os assuntos que estiveram em cima da mesa foram água e saneamento, transporte e documentos matriciais.
Os dois presidentes, José Freitas e Américo Nascimento, acompanhados dos seus Vereadores, reuniram-se ontem à tarde, às 15h00, no edifício da Câmara Municipal do Tarrafal-SN, tendo abordado a questão da criação de uma de empresa intermunicipal para assuntos de água e saneamento – que teria autonomia financeira e administrativa e que serviria os dois Municípios –, a situação dos transportes marítimos – houve consenso de que é necessário uma aposta forte e que as duas Câmaras Municipais devem apoiar e incentivar apostas neste sentido – e a transferência para o Tarrafal-SN do livro de registo matricial dos prédios rústicos que não foram transferidos aquando da divisão administrativa da ilha.

Os dois Presidentes admitem que encontros do tipo são importantes até porque a ilha tem uma história comum.

José Freitas observou que o desenvolvimento da ilha passa pela união entre as duas Autarquias, daí considerar que o encontro aconteceu “em boa hora”. Já Américo Nascimento considerou que sem pôr em causa a independência de cada um dos Municípios, a cooperação entre Tarrafal-SN e Ribeira Brava “é fundamental”. “Como Presidentes somos eleitos para resolver os problemas e não para as criar”, frisou.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Câmara Municipal reuniu com população de Praia Branca


O presidente José Freitas de Brito e a sua equipa, vereadores Elton Sequeira, Balduíno do Rosário, Ivanilda Spencer e Adildo Soares Gomes, prosseguem a governação municipal aberta, olhos nos olhos com as populações, elencando problemas e, coletivamente, procurando soluções.
Prosseguindo a sua agenda de governação municipal aberta, a nova equipa camarária do Tarrafal de São Nicolau, encontrou-se na última sexta-feira, 9, com a população de Praia Branca, num encontro com aproximadamente 60 munícipes da segunda maior localidade do Município.

Formação profissional, saneamento, educação e desporto, foram alguns dos problemas elencados, particularmente pelos jovens, a par de dificuldade de habitação bem como a necessidade de uma melhor atenção ao cemitério da zona. Questões a que presidente e vereadores não se furtaram a responder, estabelecendo um debate vivo com os participantes do encontro que teve lugar no Centro Social da localidade.

Procurando dar resposta a alguns dos problemas elencados pelos populares, José Freitas desafiou a Associação Comunitária Odju d’Água e o Futebol Clube Praia Branca para, em parceria, fazerem um djunta mon com a Câmara Municipal no sentido de “equacionarem alguns dos constrangimentos que apoquentam o desenvolvimento de Praia Branca”.

Preocupação mereceu também o estado de degradação da estrada que liga Tarrafal a Praia Branca, cujas obras começarão oportunamente, como garantiu o presidente da edilidade.

Para contrariedade dos presentes, o encontro, que durou aproximadamente 1h15mn, teve que terminar mais cedo do que o previsto, dado a Electra ter cortado o fornecimento de energia ao Centro Social no dia anterior, por razões ainda desconhecidas, causando grandes constrangimentos por razão de no edifício serem acolhidos o jardim-de-infância e o Clube de Futebol de Praia Branca.
O encontro terminou com aplausos e mensagens de continuação de uma boa governação por parte dos municípes.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Suspeito da morte dos dois jovens de Marel Pintod (Rively e Heliriano) em prisão preventiva

Está em prisão preventiva o indivíduo suspeito de armadilhar com corrente elétrica o tanque de algodoeiro onde Rively e Heliriano morreram no dia de São Francisco, 4 de Outubro. Antes de ser presente ao juiz, João foi ouvido em declarações pela Procuradoria, junto com o Comandante da Esquadra da Polícia (Semedo), o antigo diretor do Serviço Autónomo de Agua (Paulo Cosme) e um guarda do projeto Casa para Todos.
João, identificado como funcionário dos Serviços Autónomos de Água do Tarrafal-SN, foi apresentado ao Tribunal de São Nicolau pela Procuradoria, tendo o juiz decretado a sua prisão preventiva.

João é apontado como o responsável pela morte de Heliriano Costa e Rively Soares, os dois jovens que na noite de 04 de Outubro, junto com mais três colegas, decidiram banhar-se no tanque de algodoeiro, no Tarrafal-SN.

Os dois jovens entraram na água e morreram eletrocutados. Os outros três correram para pedir ajuda. O suspeito foi detido e confessou ao polícia que fez a ligação elétrica no tanque, mas ficou em liberdade porque a procuradora não se encontrava na ilha. Logo após a sua chegada na ilha de Chiquinho, na sexta-feira, João foi ouvido e presente ao juiz, que lhe decretou como medida de coação a prisão preventiva.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Câmara Municipal envia 11 estudantes para formação em Oleiros, Portugal

É o primeiro grupo que esta Administração envia para formação no exterior. Os pormenores da recepção dos estudantes foram tratados aquando da visita do Presidente José Freitas a Portugal.
Um grupo de onze estudantes do Município do Tarrafal-SN seguiu ontem para São Vicente de onde partem, hoje, sexta-feira, 2 de Novembro, para Lisboa, com destino ao Município de Oleiros, em Portugal, onde dez vão frequentar cursos de formação técnica e um curso superior, nessa região portuguesa, no quadro da cooperação existente entre estas duas Câmaras Municipais.
 
Sandirlanda Conceição Mendes, Delvani Maria Gomes, Uilton Miguel Duarte do Rosário, Tânia Sibel dos Reis Oliveira, Lenise Roxane da Luz Silva, Vanderleia Cristina Monteiro Soares, Lentiny Ramos Soares, Emerson Renato Spencer, Tony Soares Gomes e Hélder Carlos Ramos Sousa, vão para cursos de formação técnica. Enquanto Emanuel da Luz Jacinto Almeida vai para formação superior.
 
A Câmara Municipal do Tarrafal augura a estes jovens continuação de boa viagem e uma óptima formação. Que no regresso, voltem melhor capacitados para a árdua tarefa de ajudar a edificar um Município próspero e integrador.
Antes de seguir viagem, os estudantes estiveram reunidos na semana passada com a Câmara Municipal que lhes prestou informação sobre o local que os acolhe em Oleiros e as regras da casa.
Os jovens vão ser acolhidos num lar, com tudo pago, fruto da parceria assinada entre as duas Câmaras Municipais. Os pormenores da chegada do grupo, o primeiro que esta Administração envia a Oleiros, foi acertado na recente missão que o Presidente José Freitas de Brito desenvolveu em Portugal e em Oleiros, em concreto.
 
A ‘foto de família’ feita no aeroporto da Preguiça, momentos antes da viagem para Mindelo. O Vereador Balduíno do Rosário, em representação da Câmara Municipal foi apresentar, no aeroporto, os cumprimentos de boa viagem ao grupo.

Dívidas nos bancos, resultantes de empréstimos efectuados pela gestão anterior, condicionam pagamento de salários do Executivo Municipal


Autarcas decidiram pelo adiamento do seu salário e redobram esforços no sentido de todos os Colaboradores poderem receber o seu digno salário de Outubro.
O Executivo da Câmara Municipal do Tarrafal reuniu-se, no dia 31 de Outubro, na sua sétima sessão do Mandato, com alguns assuntos a merecerem a devida atenção do Presidente e seus Vereadores.
A situação financeira voltou a estar na ordem do dia, uma vez que a difícil situação financeira leva ao não pagamento de respectivo salário de Outubro.
Ainda no dia 30 de Outubro, apenas uma parte dos Colaboradores da Câmara Municipal tinha garantias do seu salário. A situação é agravada com os sucessivos empréstimos contraídos pela anterior gestão que agora condicionam o trabalho da nova Administração local, presidida por José Freitas de Brito.
Segundo o exposto pelo Presidente, durante a reunião, “pairam cenários de incerteza sobre a entrada de receitas, agravado com a situação de dívidas nos bancos, resultante de empréstimos efectuados pela gestão anterior”. A atual equipa camarária herdou uma dívida de 80.000 contos.
O Presidente da Autarquia propôs ao Executivo o adiamento do seu salário, do seu Staff, de todos os Vereadores e do Secretário Municipal e a proposta contou com a anuência de todos.

sábado, 27 de outubro de 2012

João José Cardoso da Silva (Jota) e o apuramento de Cabo Verde à CAN 2013


Cabo Verde alcançou um feito histórico, ao qualificar-se, pela primeira vez, para a fase final da CAN’2013 (Taça das Nações de África), que se realiza na África do Sul, entre 19 de Janeiro e 10 de Fevereiro. Por trás deste feito, está um empresário persistente, que fundou a sua própria escola de futebol há 32 anos e agora vê 12 dos seus formandos integrarem a selecção.

João José Cardoso da Silva, mais conhecido por Jota, 48 anos, nem tinha chegado ainda à Universidade Clássica de Lisboa, onde se formou em Direito, de 1983 a 1988, quando concretizou o sonho de formar o Batuque FC, com o apoio de um grupo de estudantes. Regressava a Cabo Verde de dois em dois anos para coordenar as acções no terreno e ver a evolução dos miúdos, divididos em dois grupos. O FC Pantera equipava ‘à Porto’ e Os Atletas à Benfica. Só em 1987 começaram a chegar os primeiros jogadores, entre eles Toni, Cao e Tinaia, que passaram pelo FC Porto.

Hoje, o Batuque exporta jogadores para diversos países. Na selecção que fez história, eliminando os Camarões, estão Fuck (ex-Ceuta), Zé Luís (Sporting de Braga), Stopira (Videoton), Nivaldo (Académica), Nando (Chateauroux), Heldon (Marítimo), Alex (Inter Luanda), Ryan Mendes (Lille), Peks (Gil Vicente), Platini (Stª Clara), Walter (Ceuta) e Sidnei (Libolo).

Zé Luís, avançado, 21 anos, do Sp. Braga, é um dos jogadores a quem Jota vaticina um grande futuro no futebol. "Vai dar que falar", garantiu o empresário cabo-verdiano ao jornal português Correio da Manhã.

 

Entrevista a Jota

"ANGOLA TEM EXPERIÊNCIA", Jota, Presidente do Batuque Futebol Clube

Correio Sport – Cabo Verde está no grupo de Angola, na CAN. Quem vai ganhar?

Jota – Tudo é possível. Angola tem experiência, já esteve num Mundial, mas Cabo Verde já provou, frente aos Camarões, que é muito forte.

– É difícil aguentar um ‘barco’ destes?

– Não é fácil, mas com trabalho e dedicação tudo se consegue. Somos convidados para muitos torneios internacionais e isso ajuda. Temos o apoio da Super Bock e de uma empresa portuguesa que opera em Cabo Verde.

– Sente-se o ‘Jorge Mendes’ de Cabo Verde?

– Nada disso, não há comparação possível. O Mendes é, sem dúvida, o maior do Mundo; eu trabalho num pequeno país.

PORMENORES

Colecção de títulos

Desde a sua fundação, em 1981, o Batuque FC já se sagrou campeão regional por quatro vezes. A este título junta seis Taças de S. Vicente e cinco Supertaças.

Rolando é o Rosto

Rolando, central do FC Porto, 27 anos, é o rosto da formação do Batuque. Pelo clube, passaram muitas promessas, mas nenhum chegou tão alto como o internacional português.

Orgulho de S. Vicente

O grande feito do futebol cabo-verdiano tem epicentro em S. Vicente, 2.ª ilha mais populosa do país com 74 mil habitantes. 62 mil vivem na capital, Mindelo.
 
 
Fonte: Correio da Manhã

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A ilha de São Nicolau acolhe a segunda edição do Fórum Nacional de Cultura, de 25 a 28 de outubro


Promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e da Ribeira Brava, estes dois municípios da ilha de Chiquinho vivem uma semana intensa de atividades culturais, com a realização da segunda edição do Fórum Nacional da Cultura.

É uma semana inteiramente dedicada à cultura. Palestras, conferências, workshops e outras atividades marcam a agenda deste fórum sob o lema “carnavaleando”.A cerimónia de abertura está agendada para amanhã, dia 25, quinta-feira, no Centro Cultural Paulino Vieira, no Tarrafal-SN, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal-SN, José Freitas de Brito, e do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava e do Ministério da Cultura.


 


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SERVIÇO AUTÓNOMO DE ÁGUA DO TARRAFAL-SN TEM NOVO DIRECTOR-DELEGADO



O Homem que os tarrafalenses queriam à frente do Serviço Autónomo de Água já assumiu o cargo.
Fazer alterações profundas ao sistema, impulsionando-lhe uma nova dinâmica, esteve na origem da nomeação de Carlos Silva, um engenheiro que conhece bem os cantos à casa, por razão de já ter ocupado função idêntica no tempo em que a ilha tinha apenas um município.

Carlos Silva, engenheiro de profissão, é o novo Director-delegado do Serviço Autónomo de Água do Tarrafal de São Nicolau. O seu nome foi indicado na manhã de hoje, após votação do Conselho de Gestão (CG) deste serviço municipal. Silva contou com 4 votos favoráveis e uma abstenção.O edil José Freitas de Brito, que por inerência de funções preside àquele órgão do Serviço Autónomo de Água, foi o proponente de Carlos Silva, alegando ser necessário fazer algumas alterações ao sistema, impulsionando-lhe uma nova dinâmica. “Entendemos que, no actual contexto, o engenheiro Carlos Silva é uma opção forte, credível e que nos dá garantias de um bom trabalho no Serviço Autónomo”, sustentou o autarca, e o vogal do CG Valério Martins defendeu que “não há, neste momento, outro nome melhor posicionado”, numa alusão ao facto de Carlos Silva ter já desempenhado idêntica função quando São Nicolau tinha apenas um município.

Tendo hoje mesmo entrado em funções, após a reunião do Conselho Geral, Silva já foi apresentado aos agora seus subordinados. “É uma casa que conheço, já conheço as pessoas desde o tempo da Câmara de São Nicolau e, exceptuando duas pessoas, conheço as restantes”,referiu o novo Director-delegado, adiantando que “muito trabalho” o aguarda.


Liberal online

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Presidente José Freitas concluiu visita a Portugal e Espanha


Autarca regressou ontem ao Município do Tarrafal. Na bagagem um conjunto de oportunidades que podem se traduzir em apoios efectivos para o Concelho.
Portugal e Espanha foram os dois destinos do Edil do Tarrafal, que entre 8 e 14 do corrente Outubro encetou uma agenda de contactos visando a promoção do Tarrafal enquanto destino para se investir.
Em Portugal, tal e qual já tínhamos referido em apontamento anterior, José Freitas de Brito pode reunir-se com os seus homólogos de Cascais, Santarém e Oleiros, com quem abordou possibilidades de acordos pontuais a nível de formação profissional e técnica, promoção do Concelho, turismo e educação. 
“Foi uma viagem, essencialmente, para identificar áreas de cooperação. Não há protocolos assinados nesta oportunidade mas ficou assente um conjunto de áreas que podemos vir a trabalhar”, explicou o Autarca, no seu regresso.
Edil de Oleiros visita Tarrafal
Com Oleiros, município que está a iniciar um processo de cooperação com o Tarrafal ficou definido que ainda no decurso deste ano, o seu Presidente poderá vir a visitar o Tarrafal, precisamente para a incrementação das relações entre as duas Edilidades.
Nos próximos dias segue para aquela região um grupo de alunos que irão frequentar formação técnica e superior no quadro de relações já estabelecidas e reconfirmadas durante a visita do Presidente José Freitas de Brito.
Oleiros quer definir com Tarrafal outras áreas de cooperação, daí a importância da visita do homólogo de José Freitas de Brito em data que oportunamente será oficializada.
Atriz Filomena Gonçalves oferece livros
Nesta visita, Tarrafal foi brindado com uma oferta de uma colectânea de contos infantis, da atriz portuguesa, Filomena Gonçalves, que lançou a obra precisamente no dia 8, na presença do Edil do Tarrafal, um dos convidados de honra.
A oferta que consiste em 50 exemplares do livro de contos infantis, para adolescentes de 10/11 anos, será depois encaminhada para a biblioteca municipal que vai ser requalificada e para alguma turma do EBI, no Tarrafal.
Em 2013, em data a acertar, a atriz virá a Tarrafal ministrar um workshop, abrindo possibilidade de o público deste Concelho poder deleitar-se com os seus conhecimentos.
 
Cascais e Santarém
Nestas duas autarquias, a abordagem foi no sentido de poder definir uma agenda de cooperação institucional, capaz de criar oportunidades centradas em áreas muito específicas. Santarém, por exemplo, manifestou-se para a área agrícola.
Em Espanha com Tarrafalenses
Em dia de sábado, o Autarca desenvolvia em Espanha, na região de Madrid, um importante encontro com a nossa comunidade emigrada nesse território que não perdeu oportunidade para questionar o novo rumo que se quer dar ao Tarrafal. 
Na ocasião e de forma frontal, o Presidente prestou as informações, instou os Tarrafalenses a investirem no seu torrão, contribuindo assim para a alavancagem deste Município que precisa do concurso de todos. A conversa fluiu, naturalmente, houve um intenso e salutar diálogo e não faltou comentários à dinâmica dada este ano à Solenidade de São Francisco de Assis.

 

domingo, 14 de outubro de 2012

Cabo Verde faz história ao apurar-se para o CAN2013

 
É a primeira vez que Cabo Verde vai disputar um Campeonato Africano das Nações.
Inédito! Histórico! Feito com lágrimas, suor, abençoado pela chuva. Cabo Verde consegue, pela primeira vez, apurar-se para a fase final de um Campeonato Africano das Nações.
A terceira, não poderia falhar. Seria demasiado cruel para um povo que já sofreu o que tinha para sofrer. Para um abnegado povo que todos os dias desafia a mãe natureza, em busca da sobrevivência.
Em Yaoundé, perante um estádio lotado a puxar pelos Camarões, Cabo Verde entrou personalizado, sabendo o que queria e como lá chegar. Deu o primeiro sinal num cabeceamento de Nando por cima da barra mas depois passou das intenções aos atos, numa obra-prima de Nhuk.
Aquele remate em "folha seca" de Nhuk foi carregada por um milhão de almas, 500 mil de cada lado, meio milhão no arquipélago e meio milhão na diáspora. Um livre superiormente marcado, que atordoou o "leão" que se diz indomável, que atirou o "tubarão azul" para águas mais tranquilas, na viagem para a África do Sul. Faltavam 72 minutos de sofrimento.
Os Camarões tiveram de reagir ao golo sofrido mas o método, esse, não era o melhor. E não era porque pelo ar, Cabo Verde mostrou-se intransponível. Quando não era Vozinha a voar e a agarrar, era Nando ou Varela, era Carlitos ou Gegé, era Ricardo que recuava e ajudava. Era muito "tubarão" para tão pouco "leão".
Num raro momento de futebol bonito, o "leão fugiu da jaula" e Emana encontrou as redes de Vozinha, numa perfeita combinação atacante feito ao primeiro toque.
Com o empate, Cabo Verde manteve-se sereno, a controlar o jogo, a sair sempre que podia para o ataque, embora com pouca gente na frente. Num desses lances, Djaniny poderia ter desferido o ataque final nos "leões indomáveis", após brilhante passe de Babanco. O avançado do Olhanense adiantou em demasia a bola, que Kameni agradeceu.
Os últimos minutos da 1ª parte foram complicados para Cabo Verde, com os Camarões a disporem de várias oportunidades, que, ou morriam nas mãos de Vozinha ou acabavam para lá da linha de fundo.
No segundo tempo, Lúcio lançou Ryan Mendes para o lugar do desinspirado Djaniny. A ideia era ter um jogador capaz de tirar partido do espaço existente nas costas da defensiva camaronesa mas também alguém com maior capacidade de sacrifício, capaz de desequilibrar no um-para-um.
Os Camarões insistiam nos cruzamentos mas na área Vozinha era o "tubarão" mais feroz, aquele que se atirava para todas as bolas. O trabalho da defensiva crioula deixava os camaroneses à beira de um ataque de nervos, tal a superioridade de Cabo Verde na sua área.

Na selva de Yaoundé, o "leão" ia sendo domado com mestria, com paciência. Ofegante e resignado, limitou-se a despejar bolas para a área, esperando um milagre, ali em "águas largas" onde o "tubarão" é rei e senhor.
O apuramento foi feito de luta, suor, lágrimas e...chuva. Tal como no primeiro encontro, a chuva veio para abençoar a qualificação, a chuva que tantas vezes faz falta em Cabo Verde.
Os Camarões ainda conseguiram marcar e garantir a vitória no jogo, num remate indefensável de Olinga já no período de descontos, mas a história já estava escrita. "Os tubarões azuis" marcavam presença no CAN2013 na África do Sul, terra de...tubarão branco.
Parabéns a equipa técnica, liderada por um homem da casa, Lúcio Antunes, mas também aos bravos guerreiros cabo-verdianos.
O CAN2013 é o prémio para um povo que nunca vira a cara a luta. Parabéns, Cabo Verde!

Sapo.cv

sábado, 13 de outubro de 2012

Presidente da República visita ilha de São Nicolau

Visita a Cabeçalinho

O Presidente da República inicia esta segunda-feira,1 de Outubro. uma visita de trabalho à ilha de São Nicolau. Jorge Carlos Fonseca permanecerá 24 horas no município da Ribeira Brava, onde cumpre um programa intenso de contactos, seguindo depois para o Tarrafal para participar nas festividades de São Francisco de Assis, padroeiro daquele concelho.
 A presença do Chefe de Estado é aguardada com ansiedade pela Câmara Municipal do Tarrafal, que aposta numa maior promoção e capitalização da festa de São Francisco. O convite foi feito, diz o presidente daquela edilidade, José Freitas, numa mensagem enviada ao PR por ocasião da passagem do primeiro ano da sua magistratura presidencial.
“Acreditamos, que a Sua visita por ocasião da Solenidade de São Francisco contribui, e de que maneira, para a promoção destas festas, para além de ser uma soberana oportunidade para colocar a Sua Excelência ao corrente da real situação deste Concelho que necessita, urgentemente, do contributo de todos e de cada um para continuar a trilhar caminhos visando um melhor desenvolvimento”, escreveu o edil José Freitas de Brito.
Fonseca permanecerá no município entre os dias 2 e 4. Entretanto, também a pedido do autarca, o governo concedeu tolerância de ponto no concelho durante o dia de quinta-feira, 4, para que os munícipes possam festejar com dignidade o seu santo padroeiro. O programa elaborado para a ocasião prevê uma série de actividades, com destaque para um torneio de futebol não federado com a participação de equipas locais – Ribeira Prata, Selecções de Campo Pedrada e Chã de Poça, Marel Pintôd e Monte Cara.
Mas antes de ir para o município do Tarrafal, mais precisamente no dia 01, o PR almoça com o edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento, participa de uma sessão da AM e encontra-se com os jovens do município na Biblioteca Municipal. No dia seguinte, 02, visita o projecto de dessalinização de Preguiça, o perímetro irrigado de Caleijão, o Parque Natural do Monte Gordo e reúne-se com a população do Vale de Fajã.

Tomada de posse da nova equipa camarária do Tarrafal de São Nicolau, eleita no dia 1 de Julho de 2012

Presidente José Freitas de Brito
Vereadores: Elton Sequeira, Balduíno do Rosário,
Ivanilda Spencer e Adildo Soares Gomes.
Representante do Governo, Adalberto Vieira
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas, garantiu que a sua equipa vai assumir, entre outros, o compromisso de elaboração do projecto dos Paços do Concelho como uma das prioridades.
Em discurso no acto de empossamento dos órgãos municipais, esta quinta-feira, o presidente eleito nas eleições de 01 de Julho disse que os Paços do Concelho, assim como a electrificação das zonas de Fragata e Ribeira Prata são projectos prometidos pelo governo desde 2005 e que nunca foram cumpridos.
“Presumimos que estes projectos nunca foram elaborados. Ao assumir os destinos do município assumimos também a elaboração destes projectos devidamente orçamentados para apresentação ao governo, para cobrar promessas feitas desde 2005”, garantiu.
Entre outros aspectos que entende terem ficado para trás, José Freitas defendeu que é preciso aproveitar os potenciais do município quais sejam a pesca, indústria conserveira, pecuária e agricultura que justificam a criação de uma escola profissional de artes e ofícios ou até de um pólo universitário.
Na qualidade de um concelho com “elevado potencial” para crescimento e desenvolvimento, Tarrafal tem, segundo o novo autarca, capacidade para se igualar a outros municípios mais desenvolvidos do país.
Para tal, a qualificação de quadros, o desenvolvimento do turismo, o melhoramento do saneamento são algumas das áreas que José Freitas admite que necessitam de “forte intervenção” dos poderes local e central.
Consciente de que a conjuntura actual de crise financeira e económica “implica novos desafios”, José Freitas exortou o governo a juntar-se à autarquia para apostar melhorar a situação do município.
“Sabemos qual é o estado das finanças do município que herdamos, mas a capacidade de realização depende de nós e da disponibilidade do governo em assinar contratos-programa que a seu tempo iremos apresentar, acreditando que o poder central está para todos e não para alguns”, desafiou José freitas.
A solução para o problema dos transportes, sobretudo marítimos de e para São Nicolau, é no seu entender um dos primeiros passos.
“Sugerimos a atribuição de subsídios, para rentabilizar este sector, pois a população não deve sofrer mais por causa de deficiência de transportes de e para a nossa ilha.
O presidente ora empossado, quer dar mais expressão ao desporto, que não quer se resuma ao futebol, à cultura, com a criação de uma agenda de cultural, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava é outro desafio que o edil lançou no “início do novo rumo que Tarrafal vai tomar”.
Igualmente, a toponímia é outro projecto de José Freitas, que considera que o município tem ruas bem estruturadas e figuras notórias para lhes designarem.
“Na era do sistema informático, é inadmissível que numa urbe com estatuto de cidade ainda se continue a referenciar as casas por marcos como uma espinheira ou determinada esquina”, defendeu.
A candidatura de José Freitas, apoiada pelo Movimento para a Democracia (MpD), ganhou as eleições do dia 01 de Julho com 1391 votos, contra os 1244 do PAICV.
Para a Assembleia Municipal, o MpD elegeu 7 deputados (52.1%) contra 6 (44.4) do PAICV.
 
 
Inforpress.
 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Eleições Autárquicas de 01 de Julho de 2012: Município do Tarrafal de São Nicolau muda de mãos.

Veja o vídeo a vitória dos eleitos. 
Eleições Autárquicas de 01 de Julho de 2012: Município do Tarrafal de São Nicolau muda de mãos.

Presidente, José Freitas de Brito
Discurso tomada de posse.
Os novos eleitos do Tarrafal de São Nicolau realizaram a sua primeira reunião onde analisaram a situação financeira do município, que garantem ser muito difícil. José Freitas, recém-empossado presidente da Câmara Municipal, afirmou que a nova administração local herdou uma dívida que chega aos 15 mil contos e solicitou uma inspeção à gestão anterior para conhecer a real situação do município que vai governar.


As situações mais graves, diz o autarca do Tarrafal de São Nicolau, são com o INPS, cuja dívida ascende a 1.200 contos. Mas há outros pendentes: IUR - 1.100 contos; Electra -1.400 contos e dívidas à banca a rondar os oito mil contos, sendo que neste caso em concreto são contas caucionadas e não empréstimos autorizados pela Assembleia Municipal.
“O valor das dívidas é agravado com um conjunto de rendas de edifícios onde funcionam serviços da Câmara. O Paços do Concelho deve 960 mil escudos de aluguer, que remonta a Janeiro, para além de dívidas com a educação na ordem dos 1700 contos”, enumera.
O plenário da CM deliberou contenção máxima nas despesas, sob pena de comprometer a realização de investimentos, o pagamento dos salários e os serviços do INPS. Em relação à Previdência Social, decidiu-se pela regularização parcial da dívida para que os trabalhadores não sejam prejudicados quando necessitarem de cuidados de saúde.
Os novos eleitos decidiram, por isso, solicitar ao Ministério que tutela o poder local e ao Ministério das Finanças uma inspeção à gestão anterior, para que possam conhecer o estado real das finanças do município. Auditar o Serviço de Água e Saneamento para saber da sua qualidade e corrigir eventuais anomalias é outra reivindicação que a nova equipa camarária do Tarrafal de S. Nicolau endereça ao Governo.
Nessa reunião foram também distribuídos os pelouros aos novos eleitos, com o presidente da Câmara, José Freitas Brito, a assumir as pastas da Cooperação e Emigração e Relações Institucionais. O vereador Elton Sequeira responde pelas Finanças, Património, Infraestruturas e Urbanismo e Balduíno do Rosário pelo Desporto, Educação e Transportes.
Ivanilda do Rosário Spencer assumiu a vereação do Saneamento e Água, Ambiente, Ação Social e Condição Feminina e Saúde e Adildo Soares Gomes a de Proteção Civil, Juventude, Cultura e Turismo.

Fonte: A Semana

Cabo Verde e a Segunda Guerra Mundial. A Importância Geoestratégica do arquipélago na Política Externa Portuguesa (1939-1945)

Minha dissertação de mestrado, em Ciência Política e Relações Internacionais, Especialização em Relações Internacionais,  defendida em Maio de 2011 na Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Professor Doutor Tiago Moreira de Sá. Arguente - Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues.