sábado, 24 de junho de 2017

San Jon - Praia Branca, Ilha de São Nicolau

Praia Branca confunde pelo nome. Na verdade, trata-se de uma Vila simpática e aconchegante, situada numa encosta. Supostamente terá sido fundada por habitantes provenientes da beira-mar de uma tal “praia-branca”, e que com eles trouxeram o nome. 


No passado, o mais importante povoado da costa oeste, ocupou papel de relevo no contexto da ilha, tendo sido projectada a criação de uma freguesia com sede ali, mas que não chegou a acontecer. Beneficiou de uma das primeiras escolas-régias da ilha, no longínquo ano de 1885. Foi, no passado, importante centro de atividade pecuária que, infelizmente, entrou em decadência. Na Praia Branca nasceu a mais emblemática canção cabo-verdiana, “SODADE”, da autoria de Armando Zeferino Soares. Foi ali também que nasceu o mestre da música cabo-verdiana, Paulino Vieira.

Conserva até hoje uma das maiores manifestações culturais da ilha. O San Jon é um evento festivo multi-expressivo que se realiza na zona de Praia Branca, por ocasião do dia de São João Baptista, 24 de Junho. Envolve música, dança, palavra e artefatos, recriando alguns aspetos da tradição cultural cabo-verdiana, nomeadamente das festas que se realizam entre o dia 3 de maio (dia de Santa Cruz) e o dia 29 de Junho (dia de São Pedro) nas ilhas de Barlavento (Santo Antão, São Vicente e São Nicolau).


Na Praia Branca, o ritmo de San Jon varia no andamento e com uma coreografia típica, que consiste em duas filas, na sua maioria mulheres, frente a frente com meneios sensuais acompanhados de dizeres maliciosos, lascivos, dirigidos aos homens, e críticas sociais.



O escritor Alejo Carpenter, no livro La Musica en Cuba, afirma o seguinte: "Em 1776, uma frota procedente da Europa e que havia feito escala em Havana, transportou para Vera Cruz (México) alguns emigrantes de cor que levaram com eles um baile chamado El Chuchumbé que obteve um extraordinário êxito e difusão".
Essa manifestação, das poucas que se tinha para se expressar livremente, teve de ser interrompida, quando as críticas se viraram para a igreja.
A Santa Inquisição do México, porque aquela dança cubana “causava danos” - supostamente morais, em Vera Cruz particularmente entre as donzelas, como referiria o informador da Santa inquisição: " [... ] as coplas são cantadas por um grupo enquanto outros bailam, seja entre homens e mulheres ou entre quatro mulheres e quatro homens, com movimentos lascivos e batendo barriga contra barriga".
Ainda na mesma obra, Carpenter afirma que um padre chamado Labat descreve uma dança muito parecida, vista por ele em Santo Domingo em 1698 " [...] Afastam-se logo dando voltas com gestos absolutamente lascivos".



Baseado no lema ‘’Herança de Nôs Gent. Almas de Nôs Terra”, os jovens, mobilizados de há alguns anos para cá, são dos que mais animam as atividades hoje em dia. De tambor ao peito, apitos e cornetas, estes em cascos de búzio, e os famosos cantares, a Comissão quer dinamizar o San Jon de Praia Branca e “não deixar a Tradição padecer”.

Atrair muitas pessoas à ilha, incluindo emigrantes que escolhem esta época do ano para fazer férias e aproveitar o San Jon dos seus antepassados, como resultado do trabalho feito por esta comissão que deu uma nova dinâmica a esta festividade.
Proporcionar à comunidade local e aos visitantes umas festas à moda antiga, envolvendo a comunicação social presente na nossa ilha e outros meios de comunicação à nossa disposição.

Em 2015, San Jon de Praia Branca foi elevada a património imaterial municipal.

1.ª mão das meias-finais do Nacional de Futebol joga-se neste fim de semana


A primeira mão das meias-finais do campeonato nacional de futebol joga-se neste fim de semana. 








O jogo entre a Ultramarina e o Mindelense está marcado para amanhã, domingo, às 16h00, no Estádio Municipal Orlando Rodrigues, na Cidade do Tarrafal de São Nicolau.
A equipa campeã de São Nicolau, que procura o seu primeiro título nacional, tem pela frente o tetra campeão nacional Mindelense que defende o título.
O árbitro da partida é Lenine Rocha, da região desportiva Santo Antão Sul, coadjuvado por Fredilson da Luz e Denílson Rodrigues e Anilton Bartolomeu é o quarto árbitro.

O outro encontro realiza-se hoje, sábado, às 16:00, no Estádio Municipal do Porto Novo, Santo Antão, e poi frente a frente o vice-campeão nacional, Académica do Porto Novo, e o Sporting da Praia.

O jogo é dirigido por Anacleto do Rosário, assistido por José Brito e Alcindo Duarte, sendo o quarto árbitro Fábio Vaz (quarteto do Sal).

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e ICCA assinam protocolo


A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) assinaram, hoje, um protocolo de parceria visando estreitar as relações institucionais.






Segundo a página oficial do Fecebook do Município do Tarrafal de São Nicolau, com este ato, a Câmara Municipal do Tarrafal São Nicolau “compromete-se a mobilizar outros parceiros a favor do Centro, apoiar o desenvolvimento de medidas que visam a sustentabilidade do Centro e assistir o Centro na elaboração de estudos sobre a situação das famílias das crianças em situação de risco”.
Enquanto o ICCA “terá a responsabilidade de assegurar, coordenar e orientar a ação pedagógica do Centro, sensibilizar os pais e encarregados de educação pela importância que esta Unidade tem no seio das suas famílias e das comunidades onde estão inseridas, elaborar estudos sobre a situação das famílias das crianças em situação de risco na Ilha.

São Nicolau vai ter salas de aulas para invisuais


A Ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, que esta de visitas a ilha de São Nicolau, reuniu-se com os Presidentes das Câmaras Municipais, no Tarrafal e na Ribeira Brava.






Em agenda estiveram vários assuntos, entre eles o projeto de alfabetização para deficientes visuais nos municípios.
Este projeto deverá ser implementado a partir do mês de setembro e tem como propósito possibilitar o acesso a educação e inclusão social dos invisuais.

Maritza Rosabal visita ilha de São Nicolau

A Ministra da Educação, Família e Inclusão Social (MEFIS), Maritza Rosabal, está de visita à ilha de São Nicolau durante 4 dias (de 21 a 24 de junho).








A Ministra faz-se acompanhar pela presidente do ICCA, Maria José Alfama, Diretora Geral de Inclusão Social, Mónica Furtado, e pela Diretora de Estudos, Planeamento e Cooperação do Ministério da Educação, Clarisse Silva.
Hoje, na Cidade do Tarrafal, a Ministra reuniu-se com o Edil local nos Paços do Concelho e visitou as escolas do EBI de Praia Branca, Lucília Freitas e o Centro do Dia do Instituto Cabo-verdiano da Crianças e do Adolescente (ICCA).
Amanhã, a Ministra visitará as escolas e outras instituições na Ribeira Brava.

No encontro com o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, a Ministra da Educação anunciou que “o Governo pretende criar, em São Nicolau, uma sala de aula para invisuais”.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Futebol Clube Ultramarina apura-se para as meias-finais do Campeonato Nacional

A Ultramarina garantiu a passagem à segunda fase do Campeonato Nacional, após vitória em casa do Vulcânico por 2-1. Os golos da equipa do Tarrafal de São Nicolau foram apontados por Patchik. Adérito marcou pelo Vulcânico. Com este resultado a Ultramarina chega aos 13 pontos, que lhe dão o primeiro lugar do grupo A.


À entrada para a sexta e última jornada da fase de grupos, o Sporting da Praia era a única equipa que já tinha garantido o apuramento para e já como líder do Grupo C. O Mindelense, Ultramarina e a Académica do Porto Novo juntaram-se ao Sporting da Praia como as equipas apuradas para as meias-finais do campeonato nacional de futebol.

Para a primeira mão das meias finais, que está agendada para este fim-de-semana, a Ultramarina de São Nicolau (primeiro do grupo A) vai receber o Mindelense de São Vicente (primeiro do grupo B) e a Académica do Porto Novo (melhor segundo) vai defronta o Sporting da Praia (primeiro grupo C).

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Início da construção da ponte de acesso a Queimadas

Iniciou-se a obra para a construção de uma ponte de acesso, via Boca Ribeira, à localidade de Queimadas, Município da Ribeira Brava. Uma exigência antiga dos moradores. Até a obra estar concluída, o acesso a ser utilizado é via Fajã.




O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Pedro Silva Morais, escreveu na sua página oficial no Facebook, que se tarata de “uma obra de grande importância para as pessoas da localidade de Queimadas”.
É uma parceria entre a Câmara Municipal da Ribeira Brava e o Instituto Nacional de Estradas.

Nish Wadada Summer Tour 2017

Nish Wadada – vencedora dos CVMA 2017 na categoria Melhor Ritmo Internacional com a música Jah Calling – partiu, na passada quarta-feira,14,  para Europa, para dar início ao “Nish Wadada Summer Tour 2017”.


Durante três meses, a artista de São Nicolau vai percorrer vários palcos desse continente (França, Polónia, Bélgica, Itália, Inglaterra, Holanda e Alemanha), participando naqueles que são os mais conceituados festivais de Reggae.
O intenso tour começa-se hoje, sexta-feira, em Caen, França, dando assim início a mais uma caminha de Nish Wadada pelos palcos do mundo.

Para Nish Wadada, “viajar, levando o nome de Cabo Verde além-fronteiras, é um dos maiores prazeres da vida enquanto artista e mensageira do Reggae” e “poder fazê-lo em crioulo é um orgulho”. Acrescenta que o contacto direto com o público é fundamental para “passar a mensagem” e é no palco, fazendo o que melhor sabe – cantar. “Amo conhecer países e cidades que nunca pensava visitar e quero ir ao encontro das pessoas e, em diferentes regiões, vivenciar a realidade política, social e económica”.

Na Europa, Nish Wadada aproveitará a oportunidade para gravar com conceituadas editoras estrangeiras, entre eles o Dub-o-Matic Records, Roma e os Mystical Powa, Napoles, ambos em Itália e os Equal Brothers, Biarritz, França. Paralelamente, Nish Wadada participará em alguns festivais por onde vai passar relacionados com o papel e consciencialização do poder das mulheres no mundo da música e, em especial no mundo do Reggae.

O tour servirá de promoção do seu álbum Jah Calling, (nomeado para Melhor Álbum de Reggae em França 2016 – Victoires du Reggae), mas também dos seus vários singles e vinis, no mercado, entre eles, o tema Refugees, numa altura em que o mundo vive uma intensa crise de refugiados, há qual, na opinião da artista “ninguém pode ficar indiferente”.
O Summer Tour encerra na Roménia, em Vidra Lake, onde Nish Wadada actuará no “One Love Festival”.

Agenda da Nish Wadada Summer Tour 2017:

16/06 – Rast'Art Festival- Caen, França
21/06 – Fête de la musique-Paris, França
24/06 – Mundial Festival- Tilburg, Polónia
29/06 – Bass Camp- Rudanka Rymanowska, Polónia
30/06 – University of Dub- Londres, Inglaterra
19/07 – Bababoom Festival-  Fermo, Itália
21/07 – Irie Vibes Festival- Kortmark, Bélgica
28/07 – Summer Vibrations Festival- Sélestat, França
29/07 – Reggae Jam Festival- Bersenbruck, Alemanha
30/07 – Rotterdam Reggae Festival- Roterdão, Holanda
3 a 7/08 – One Love Gathering- Vidra Lake, Roménia