quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Nobel da Medicina 2013


Nobel da Medicina premeia descoberta sobre sistema de transporte nas células
Os norte-americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman e o alemão Thomas C. Südhof são os vencedores do Prémio Nobel da Medicina 2013, anunciou, esta segunda-feira, o júri.
 

O trio foi distinguido pelas suas descobertas sobre como as células organizam o seu sistema de transporte.
 
Os cientistas, que trabalham todos em universidades norte-americanas, foram distinguidos pelas "suas descobertas sobre o mecanismo de transportes para o interior da célula que permite que "as moléculas sejam transportadas no momento exato para o local certo dentro da célula", segundo o comité Nobel.
As suas descobertas tiveram um impacto importante na compreensão de como as moléculas são colocadas dentro e fora da célula e têm implicações para o trabalho em várias doenças, incluindo distúrbios neurológicos e imunológicos, bem como diabetes, acrescentou o comité do Nobel.
 
Cada célula funciona como uma fábrica que produz e exporta moléculas.
"Por exemplo, a insulina é produzida e libertada no sangue e sinais químicos [neurotransmissores] são enviados de uma célula nervosa para outra. Estas moléculas são transportadas através da célula em pequenos pacotes chamados vacúolos", explica o comité.
 
Os três laureados "descobriram os princípios moleculares que determinam como essa carga é entregue no sítio certo e na altura certa na célula", sublinhou.
 
Os vencedores vão repartir o prémio de oito milhões de coroas suecas (925.000 euros).
O prémio vai ser entregue numa cerimónia a 10 de dezembro, em Estocolmo, data em que se assinala a morte do fundador do galardão, Alfred Nobel, em 1896.
 
Fonte: jn.pt
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário