quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Nobel da Física 2013


Nobel da Física para cientistas que formularam a existência da "partícula de Deus"

O Prémio Nobel da Física foi atribuído ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs pelo seu trabalho sobre o bosão de Higgs, também conhecida como "partícula de Deus", anunciou o júri.

Os dois homens, de 80 e 84 anos, foram distinguidos pelos seus trabalhos "sobre a descoberta teórica de um mecanismo que contribui para a compreensão da origem da massa das partículas subatómicas, que foi recentemente confirmada", disse o comité Nobel em comunicado.

Englert, com o físico belga Robert Brout (já falecido), por um lado e Higgs, por outro, propuseram em 1964, ao mesmo tempo e de forma independente, a existência do que ficou conhecido como o bosão de Higgs ou a dita "partícula de Deus".

Quase cinquenta anos depois, a 4 de julho de 2012, o Centro Europeu de Física de Partículas (CERN) anunciou a confirmação experimental de que o bosão existe.

O bosão de Higgs combina duas forças da natureza e mostra que são, de facto, aspetos diferentes de uma mesma força maior, sendo que esta partícula é a responsável pela existência de massa nas partículas elementares.

É conhecido como a "partícula de Deus" porque confere ordem e massa ao universo.


Fonte: jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário