quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

São Nicolau acolhe Conferência Nacional sobre o 20 de Janeiro


Este ano, o dia 20 de Janeiro é comemorado na ilha de São Nicolau. Uma iniciativa da Fundação Amílcar Cabral em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e com a da Ribeira Brava.

O Ato Central será presidido pelo Ex-Presidente da República e Presidente da Fundação Amílcar Cabral, Comandante Pedro Pires, e conta a a presença do Presidente da Câmara Municipal da do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, e do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Pedro Silva Morais, e decorrerá no Centro Cultural Paulino Vieira, na Cidade do Tarrafal-SN

Em Cabo Verde, o dia 20 de Janeiro - Dia dos Heróis Nacionais -, é feriado nacional. Recorda o dia da morte de Amílcar Cabral, há 44 anos, o obreiro da independência dos dois países.

A data reveste-se de grande simbolismo por recordar um dos mais carismáticos líderes africanos das lutas pela emancipação dos seus povos.
Amílcar Cabral foi assassinado na Guiné-Conacri, por elementos do PAIGC, a 20 de Janeiro de 1973. O seu pensamento político e cultural continua a influenciar políticos ainda hoje, tanto em Cabo Verde como na Guiné-Bissau.

Em 23 de Janeiro de 1963, o ataque ao quartel de Tite, no sul da Guiné-Bissau, dá início à luta armada contra as tropas portuguesas, a partir de bases na Guiné-Conacri.
Em 20 de janeiro de 1973, Amílcar Cabral é assassinado em Conacri, por dois membros de seu próprio partido. Aristides Pereira substituiu-o na chefia do PAIGC. Após a morte de Cabral a luta armada intensifica-se, em especial com a aquisição pelo PAIGC de mísseis stinger terra-ar, que desequilibra o rumo da guerra a seu favor. A independência de Guiné-Bissau é proclamada unilateralmente em 24 de Setembro de 1973.


Eis o programa do Ato Central.


Sem comentários:

Enviar um comentário