quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Autarca do Tarrafal de São Nicolau define habitação social e infraestruturação como prioridades de 2017

O Autarca do Tarrafal define habitação social e infraestruturação como prioridades de 2017
A habitação social e a infraestruturação são as prioridades da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau para o ano de 2017, conforme adiantou à Inforpress o edil, José Freitas de Brito.




Segundo o edil, o Plano de Atividades e o Orçamento para 2017 (aprovados em finais de Dezembro) prevêem a realização de investimentos em várias áreas com destaque para a área social.

“Prevemos investimentos que rondam os 133 mil contos, tendo uma grande ênfase na área social e principalmente na habitação social. Temos um programa intitulado ‘melhorar a minha casa’, que visa apoiar as pessoas mais carenciadas na melhoria das suas habitações e vamos dar mais atenção a esse programa este ano”, explicou.
Para esse programa estão destinados um montante de 10 mil contos no quadro do orçamento municipal, mas à edilidade está à espera de outras verbas a serem disponibilizadas pelo Governo para incrementar o seu orçamento.

Para além da habitação social, a questão das infraestruturas é outra área que, segundo José Freitas de Brito merecerá a atenção da edilidade tarrafalense no ano de 2017.

“Nós vamos continuar a nossa aposta na melhoria das redes viárias. Pretendemos construir mais praças, parque fitness e a nível do desporto recuperar as infraestruturas desportivas aqui no município. A requalificação da avenida da Praia d’Tedja é outro projecto previsto”, precisou.
Perspetiva-se ainda apoios para as áreas das pescas, da agricultura e da pecuária.




Para este ano económico a autarquia do Tarrafal conta com um orçamento global no montante de 260 mil contos, sendo 30 mil para o serviço autónomo de serviço de água.
José Freitas de Brito acredita que 2017 será um ano diferente, tendo em conta as promessas do novo Governo em transferir mais verbas para os municípios.

“A nível global prevemos em termos de contrato programa com o Governo receber o valor de 48 mil contos, mas contamos receber outras verbas provenientes da taxa ecológica da taxa turística e outros contratos programas decorrentes da discriminação positiva”, explicou.




Do ano passado fez uma avaliação “positiva”, até porque, sustentou, “esta resposta positiva foi demonstrada na urna com a renovação do segundo mandato da actual equipa camarária”.
“Foi um ano diferente, um ano de eleições. Tivemos algumas paragens das atividades da câmara municipal, mas conseguimos a implementação da maioria dos projetos que tínhamos no Plano de Actividades de 2016”, adiantou.

Fonte: Inforpress


Sem comentários:

Enviar um comentário