segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Jorge Carlos Fonseca reeleito Presidente da República de Cabo Verde

Jorge Carlos de Almeida Fonseca, que concorreu à sua própria sucessão às eleições presidenciais deste domingo, foi reeleito na primeira volta com 74% dos votos já escrutinados.

«A vitória que alcançamos foi muito acima dos 70 por cento, vencendo em todas as ilhas, em todos os concelhos do país, em todos os círculos da diáspora. É a mais expressiva de sempre na democracia cabo-verdiana», fez questão de realçar.



Jorge Carlos Fonseca agradeceu a todos os cabo-verdianos que contribuíram para a sua reeleição – “Aceito de cada um de vós um abraço sincero e muito fico grato. Muito obrigado pela vossa confiança, pelo vosso apoio e pelo vosso voto. A democracia cabo-verdiana está de parabéns”, disse.
O Presidente da República considerou que a sua reeleição representa uma vitória para a cidadania e liberdade – “A minha eleição para um novo mandato, é uma vitória para a cidadania. É uma vitória para todas as mulheres e de todos os homens que prezam e acreditam no valor máximo da liberdade de poderem escolher quem os presentam”, considerou o PR reeleito, que prometeu respeitar a constituição, ser um presidente imparcial e próximo das pessoas.


Resultados provisórios
Conforme os resultados provisórios das 1.183 mesas apuradas do total de 1.265 mesas, Jorge Carlos Fonseca conseguiu 74% (91.487) dos votos.




O concorrente Albertino Graça ficou na fasquia de 22,6 por cento (27.917) de votos., enquanto Joaquim Monteiro alcançou um score eleitoral de 3,4 por cento (4.231).
A taxa de abstenção foi de 64,1 por cento, o que corresponde a 225.736 eleitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário