quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Nish Wadada lança singles com artistas jamaicanos


LABEL francês lança 2 vinis de Nish Wadada com os artistas jamaicanos Anthony B e The Viceroys.



A diva do Reggae crioulo, Nish Wadada, lançou esta semana mais dois singles, em formato vinyl, pelas mãos da conceituada editora francesa BlackBoard Jungle, que já está no mercado Reggae há 20 anos.
“Royal Salute”, onde a compositora cabo-verdiana se estreia no estilo “singjay”, e “Tafari”, são assim os dois novos singles da artista de São Nicolau que está a conquistar os palcos da Europa. Com mais estas duas músicas, Nish Wadada completa assim 10 singles em vinyl no mercado, para além do seu álbum Reggae Roots “Jah Calling”, que em Dezembro de 2015 foi nomeado para os Prémios Victoires du Reggae, em França.

Para estes novos vinis foram convidados o cantor jamaicano Anthony B, e a mítica banda jamaicana The Viceroys.

Para Nish Wadada foi “um grande desafio e uma experiência muito boa que me proporcionaram. Estar ao lado desses míticos do Reggae e ter de me adaptar me ao estilo deles,principalmente do Anthony B, pelo estilo Singjay/Deejay Jamaicano, foi mesmo uma experiência pela qual fico grata. Pois, evolui muito nesse processo, e afinal de contas nao foi assim tão díficil como eu pensava. Estava pronta".

Esta é a primeira vez  que Nish Wadada canta no estilo Singjay, uma forma de canto vocal jamaicano típica do Reggae, que combina o toasting com o canto, através da qual o cantor(a) administra uma variedade de tons, e embelezamento, tanto a nível rítmico, como da textura vocal das canções.
Anthony B, que conhece o nosso arquipélago, tendo já participado no Festival Baía das Gatas e no de Santa Maria, abraçou o projeto com naturalidade e afirma estar contente "por finalmente a Jamaica começar a conhecer o panorama musical deste paraíso que ele tanto preza".

No vinyl partilhado com Anthony B, Nish Wadada apresenta a música "Royal Salute", onde a cantora faz um apelo ao equilíbrio entre o Homem e a Mulher, recitando a relação entre o Rei Haile Selassie, e a Rainha Menen, da Etiópia. Nesta música Nish Wadada ilustra episódios onde a presença da rainha foram mais do que cruciais na vida daquele país.  "Royal Salute" é um apelo ao reconhecimento das contribuições da mulher no desenvolvimento dos países, para que não se esqueça o papel desta Rainha na resistência contra os Italianos, e na educação do seu povo, que era um pilar da sua visão independente, naquele que é o único país não colonizado do continente Africano.
Já Anthony B fala sobre a hipocrisia da política à volta da legalização da planta Cannabis pelos Governos, e dos lobbys farmacêuticos, assim como dos poderes curativos desta erva, já reconhecidos mundialmente.


No outro vinyl, na música TAFARI, Nish Wadada canta o poder da autoestima, fazendo um apelo à perseverança, à coragem para enfrentar a luta quotidiana, que é necessária para a auto realização, independentemente dos obstáculos e dificuldades da vida.
"Durante todo o nosso percurso encontramos um pouco de tudo, e essas energias negativas como a inveja,o ódio, e as mentiras estão presentes como a magia de se fazer as coisas acontecerem. Há que saber focalizar no bem para poder tirar o melhor partido dos desafios da vida."

Neste vinyl partilhado com a banda The Viceroys (com hits como YA HO ou Slogan in the Walls), Nish Wadada apresenta um estilo mais Roots Reggae Dub, a que nos tem habituado.
De salientar que tal como todas as suas músicas, também estas duas composições foram escritas pela própria Nish Wadada.



A cantora terminou no fim de semana passado, em Roterdão, na Holanda, a sua “summer tour”, mas antes entrou em estúdio, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, para gravar novos temas para diferentes editoras do reggae Roots e Dub, de França, Inglaterra, Alemanha e norte americanas.
Neste momento, Nish Wadada está a ultimar o lançamento do videoclip Refugees e a preparar as datas para 2017, tendo já 2 datas confirmadas para o Verão 2017 na Alemanha, nos festivais Summer Jam e Reggae Jam.
Já os dois novos singles, em formato Vinyl terão 1000 cópias à venda no mercado da especialidade na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário