sábado, 13 de outubro de 2012

Tomada de posse da nova equipa camarária do Tarrafal de São Nicolau, eleita no dia 1 de Julho de 2012

Presidente José Freitas de Brito
Vereadores: Elton Sequeira, Balduíno do Rosário,
Ivanilda Spencer e Adildo Soares Gomes.
Representante do Governo, Adalberto Vieira
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas, garantiu que a sua equipa vai assumir, entre outros, o compromisso de elaboração do projecto dos Paços do Concelho como uma das prioridades.
Em discurso no acto de empossamento dos órgãos municipais, esta quinta-feira, o presidente eleito nas eleições de 01 de Julho disse que os Paços do Concelho, assim como a electrificação das zonas de Fragata e Ribeira Prata são projectos prometidos pelo governo desde 2005 e que nunca foram cumpridos.
“Presumimos que estes projectos nunca foram elaborados. Ao assumir os destinos do município assumimos também a elaboração destes projectos devidamente orçamentados para apresentação ao governo, para cobrar promessas feitas desde 2005”, garantiu.
Entre outros aspectos que entende terem ficado para trás, José Freitas defendeu que é preciso aproveitar os potenciais do município quais sejam a pesca, indústria conserveira, pecuária e agricultura que justificam a criação de uma escola profissional de artes e ofícios ou até de um pólo universitário.
Na qualidade de um concelho com “elevado potencial” para crescimento e desenvolvimento, Tarrafal tem, segundo o novo autarca, capacidade para se igualar a outros municípios mais desenvolvidos do país.
Para tal, a qualificação de quadros, o desenvolvimento do turismo, o melhoramento do saneamento são algumas das áreas que José Freitas admite que necessitam de “forte intervenção” dos poderes local e central.
Consciente de que a conjuntura actual de crise financeira e económica “implica novos desafios”, José Freitas exortou o governo a juntar-se à autarquia para apostar melhorar a situação do município.
“Sabemos qual é o estado das finanças do município que herdamos, mas a capacidade de realização depende de nós e da disponibilidade do governo em assinar contratos-programa que a seu tempo iremos apresentar, acreditando que o poder central está para todos e não para alguns”, desafiou José freitas.
A solução para o problema dos transportes, sobretudo marítimos de e para São Nicolau, é no seu entender um dos primeiros passos.
“Sugerimos a atribuição de subsídios, para rentabilizar este sector, pois a população não deve sofrer mais por causa de deficiência de transportes de e para a nossa ilha.
O presidente ora empossado, quer dar mais expressão ao desporto, que não quer se resuma ao futebol, à cultura, com a criação de uma agenda de cultural, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava é outro desafio que o edil lançou no “início do novo rumo que Tarrafal vai tomar”.
Igualmente, a toponímia é outro projecto de José Freitas, que considera que o município tem ruas bem estruturadas e figuras notórias para lhes designarem.
“Na era do sistema informático, é inadmissível que numa urbe com estatuto de cidade ainda se continue a referenciar as casas por marcos como uma espinheira ou determinada esquina”, defendeu.
A candidatura de José Freitas, apoiada pelo Movimento para a Democracia (MpD), ganhou as eleições do dia 01 de Julho com 1391 votos, contra os 1244 do PAICV.
Para a Assembleia Municipal, o MpD elegeu 7 deputados (52.1%) contra 6 (44.4) do PAICV.
 
 
Inforpress.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário