sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Eleições Autárquicas de 01 de Julho de 2012: Município do Tarrafal de São Nicolau muda de mãos.

Veja o vídeo a vitória dos eleitos. 
Eleições Autárquicas de 01 de Julho de 2012: Município do Tarrafal de São Nicolau muda de mãos.

Presidente, José Freitas de Brito
Discurso tomada de posse.
Os novos eleitos do Tarrafal de São Nicolau realizaram a sua primeira reunião onde analisaram a situação financeira do município, que garantem ser muito difícil. José Freitas, recém-empossado presidente da Câmara Municipal, afirmou que a nova administração local herdou uma dívida que chega aos 15 mil contos e solicitou uma inspeção à gestão anterior para conhecer a real situação do município que vai governar.


As situações mais graves, diz o autarca do Tarrafal de São Nicolau, são com o INPS, cuja dívida ascende a 1.200 contos. Mas há outros pendentes: IUR - 1.100 contos; Electra -1.400 contos e dívidas à banca a rondar os oito mil contos, sendo que neste caso em concreto são contas caucionadas e não empréstimos autorizados pela Assembleia Municipal.
“O valor das dívidas é agravado com um conjunto de rendas de edifícios onde funcionam serviços da Câmara. O Paços do Concelho deve 960 mil escudos de aluguer, que remonta a Janeiro, para além de dívidas com a educação na ordem dos 1700 contos”, enumera.
O plenário da CM deliberou contenção máxima nas despesas, sob pena de comprometer a realização de investimentos, o pagamento dos salários e os serviços do INPS. Em relação à Previdência Social, decidiu-se pela regularização parcial da dívida para que os trabalhadores não sejam prejudicados quando necessitarem de cuidados de saúde.
Os novos eleitos decidiram, por isso, solicitar ao Ministério que tutela o poder local e ao Ministério das Finanças uma inspeção à gestão anterior, para que possam conhecer o estado real das finanças do município. Auditar o Serviço de Água e Saneamento para saber da sua qualidade e corrigir eventuais anomalias é outra reivindicação que a nova equipa camarária do Tarrafal de S. Nicolau endereça ao Governo.
Nessa reunião foram também distribuídos os pelouros aos novos eleitos, com o presidente da Câmara, José Freitas Brito, a assumir as pastas da Cooperação e Emigração e Relações Institucionais. O vereador Elton Sequeira responde pelas Finanças, Património, Infraestruturas e Urbanismo e Balduíno do Rosário pelo Desporto, Educação e Transportes.
Ivanilda do Rosário Spencer assumiu a vereação do Saneamento e Água, Ambiente, Ação Social e Condição Feminina e Saúde e Adildo Soares Gomes a de Proteção Civil, Juventude, Cultura e Turismo.

Fonte: A Semana

Sem comentários:

Enviar um comentário