segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Hilário Silva Lança “Boas Palavras”


“Boas Palavras”, o primeiro trabalho discográfico de Hilário Silva, chega hoje ao Youtube assim como o videoclip do terceiro single “Dam nha terra”.


“Boas Palavras”, com sotaque de São Nicolau, foi uma expressão que Hilário Silva sempre ouviu, dito pela avó com quem cresceu em São Vicente.
“É uma expressão que ela usa muito. O que dizemos influencia as pessoas … tanto pode inspirá-las como influencia-las negativamente. A escolha dessa expressão para o álbum é mesmo uma forma de influenciar as pessoas de forma positiva. O meu álbum reflete muita coisa que a minha avó ensinou-me e é em homenagem a ela. A minha personalidade é reflexo da dela e a minha forma de pensar e os meus valores, a ela devo”, começa por explicar.

O artista conta que foram cerca de quatro meses de produção, na XL Produções, até chegar ao produto final e um período de muita aprendizagem. “Foi muito rico porque tentei trazer diferentes pessoas, que produzem de formas diferentes e que sempre respeitaram a minha opinião”, diz.
São no total 10 faixas todas compostas por Hilário à exceção de “Ti pon sta” que escreveu a meias com Su Boss, a única participação no álbum. “É o tema mais descontraído do álbum, não tão centrado na mensagem”. O tema foi produzido por Diego Gomes que também gravou a maior parte dos instrumentos.

Os restantes nove temas contaram com produção e arranjos de Vando Pereira e Jorge Almeida (Djodje): “Volta pa kaza” (single), “Tud ta pára” (single), “Dam nha terra”, “Um dia bom”, “Mnine”, “Mora na mi”, “Djodje” (que conta um pouco da história do amigo e guitarrista Jorge Almeida), “Inda bem” (a coladeira do álbum) e “Mante”, este último que, garante, “ vai ser uma surpresa para muita gente por ser num estilo em que poucas pessoas estão à espera”.
No CD participam músicos como Kaku Alves, Rob Leonardo, Vando Pereira, Khaly, Diego Gomes, N’du, Palinh Vieira e Jorge Almeida além dos coros de Fattú Djakité e Sílvia Medina.

“As minhas composições são claras mas não previsíveis”.
Hilário Silva conta que alguns dos temas do álbum já são antigos e outras escreveu a pensar no álbum. “As minhas composições são claras mas não previsíveis. Tento passar sempre mensagens positivas. “Dam nha Terra” é o tema mais interventivo. Fala da atenção que devemos ter com a nossa terra e tem um pouco de contexto histórico. Há pessoas que vão interpretá-lo como estando a falar de escravatura, outras como o que estamos a viver mais recentemente”.



Visivelmente satisfeito e feliz, assegura que “Boas Palavras” reflete tudo o que sempre sonhou para o seu primeiro trabalho. “Este álbum é a minha cara. Fizémos música respeitando a minha maneira e não o que é padrão ou que seria esperado. Fui fiel ao que quis transmitir. Muitos disseram-me para continuar no meu estilo próprio pois era o que queriam ouvir … algo diferente. Sim, temos a nossa música tradicional e respeitei os ritmos mas com as minhas influências e preferi ser fiel a mim mesmo. Não gosto de fazer música porque vai vender mas sim porque acho que tenho algo a dizer”, sublinha.
A viver em pleno a sua carreira na música, Hilário Silva já só pensa em poder apresentar às pessoas o seu primeiro trabalho. Os shows de apresentação de “Boas Palavras” acontecerão em 2017.
“O meu desejo é conseguir levar o álbum a todos os lugares que consiga. Em todos os lugares em que exista pelo menos uma pessoa com vontade de o escutar. Estou mesmo com muita vontade de tocar estes temas ao vivo e de mostrá-los às pessoas. Já estava cansado de fazer covers. Já tinha a minha identidade (musical) formada e achei que já era altura de começar a cantar as minhas próprias músicas”, termina.

youtube do artista

Fonte: sapo.cv

1 comentário:

  1. Gostei muito do facto de ter respeitado a sua originalidade. "Não gosto de fazer músicas porque vai vender, mas sim porque acho que tenho algo a dizer" Boas Palavras de facto

    ResponderEliminar