terça-feira, 16 de outubro de 2012

Presidente José Freitas concluiu visita a Portugal e Espanha


Autarca regressou ontem ao Município do Tarrafal. Na bagagem um conjunto de oportunidades que podem se traduzir em apoios efectivos para o Concelho.
Portugal e Espanha foram os dois destinos do Edil do Tarrafal, que entre 8 e 14 do corrente Outubro encetou uma agenda de contactos visando a promoção do Tarrafal enquanto destino para se investir.
Em Portugal, tal e qual já tínhamos referido em apontamento anterior, José Freitas de Brito pode reunir-se com os seus homólogos de Cascais, Santarém e Oleiros, com quem abordou possibilidades de acordos pontuais a nível de formação profissional e técnica, promoção do Concelho, turismo e educação. 
“Foi uma viagem, essencialmente, para identificar áreas de cooperação. Não há protocolos assinados nesta oportunidade mas ficou assente um conjunto de áreas que podemos vir a trabalhar”, explicou o Autarca, no seu regresso.
Edil de Oleiros visita Tarrafal
Com Oleiros, município que está a iniciar um processo de cooperação com o Tarrafal ficou definido que ainda no decurso deste ano, o seu Presidente poderá vir a visitar o Tarrafal, precisamente para a incrementação das relações entre as duas Edilidades.
Nos próximos dias segue para aquela região um grupo de alunos que irão frequentar formação técnica e superior no quadro de relações já estabelecidas e reconfirmadas durante a visita do Presidente José Freitas de Brito.
Oleiros quer definir com Tarrafal outras áreas de cooperação, daí a importância da visita do homólogo de José Freitas de Brito em data que oportunamente será oficializada.
Atriz Filomena Gonçalves oferece livros
Nesta visita, Tarrafal foi brindado com uma oferta de uma colectânea de contos infantis, da atriz portuguesa, Filomena Gonçalves, que lançou a obra precisamente no dia 8, na presença do Edil do Tarrafal, um dos convidados de honra.
A oferta que consiste em 50 exemplares do livro de contos infantis, para adolescentes de 10/11 anos, será depois encaminhada para a biblioteca municipal que vai ser requalificada e para alguma turma do EBI, no Tarrafal.
Em 2013, em data a acertar, a atriz virá a Tarrafal ministrar um workshop, abrindo possibilidade de o público deste Concelho poder deleitar-se com os seus conhecimentos.
 
Cascais e Santarém
Nestas duas autarquias, a abordagem foi no sentido de poder definir uma agenda de cooperação institucional, capaz de criar oportunidades centradas em áreas muito específicas. Santarém, por exemplo, manifestou-se para a área agrícola.
Em Espanha com Tarrafalenses
Em dia de sábado, o Autarca desenvolvia em Espanha, na região de Madrid, um importante encontro com a nossa comunidade emigrada nesse território que não perdeu oportunidade para questionar o novo rumo que se quer dar ao Tarrafal. 
Na ocasião e de forma frontal, o Presidente prestou as informações, instou os Tarrafalenses a investirem no seu torrão, contribuindo assim para a alavancagem deste Município que precisa do concurso de todos. A conversa fluiu, naturalmente, houve um intenso e salutar diálogo e não faltou comentários à dinâmica dada este ano à Solenidade de São Francisco de Assis.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário