sábado, 27 de outubro de 2012

João José Cardoso da Silva (Jota) e o apuramento de Cabo Verde à CAN 2013


Cabo Verde alcançou um feito histórico, ao qualificar-se, pela primeira vez, para a fase final da CAN’2013 (Taça das Nações de África), que se realiza na África do Sul, entre 19 de Janeiro e 10 de Fevereiro. Por trás deste feito, está um empresário persistente, que fundou a sua própria escola de futebol há 32 anos e agora vê 12 dos seus formandos integrarem a selecção.

João José Cardoso da Silva, mais conhecido por Jota, 48 anos, nem tinha chegado ainda à Universidade Clássica de Lisboa, onde se formou em Direito, de 1983 a 1988, quando concretizou o sonho de formar o Batuque FC, com o apoio de um grupo de estudantes. Regressava a Cabo Verde de dois em dois anos para coordenar as acções no terreno e ver a evolução dos miúdos, divididos em dois grupos. O FC Pantera equipava ‘à Porto’ e Os Atletas à Benfica. Só em 1987 começaram a chegar os primeiros jogadores, entre eles Toni, Cao e Tinaia, que passaram pelo FC Porto.

Hoje, o Batuque exporta jogadores para diversos países. Na selecção que fez história, eliminando os Camarões, estão Fuck (ex-Ceuta), Zé Luís (Sporting de Braga), Stopira (Videoton), Nivaldo (Académica), Nando (Chateauroux), Heldon (Marítimo), Alex (Inter Luanda), Ryan Mendes (Lille), Peks (Gil Vicente), Platini (Stª Clara), Walter (Ceuta) e Sidnei (Libolo).

Zé Luís, avançado, 21 anos, do Sp. Braga, é um dos jogadores a quem Jota vaticina um grande futuro no futebol. "Vai dar que falar", garantiu o empresário cabo-verdiano ao jornal português Correio da Manhã.

 

Entrevista a Jota

"ANGOLA TEM EXPERIÊNCIA", Jota, Presidente do Batuque Futebol Clube

Correio Sport – Cabo Verde está no grupo de Angola, na CAN. Quem vai ganhar?

Jota – Tudo é possível. Angola tem experiência, já esteve num Mundial, mas Cabo Verde já provou, frente aos Camarões, que é muito forte.

– É difícil aguentar um ‘barco’ destes?

– Não é fácil, mas com trabalho e dedicação tudo se consegue. Somos convidados para muitos torneios internacionais e isso ajuda. Temos o apoio da Super Bock e de uma empresa portuguesa que opera em Cabo Verde.

– Sente-se o ‘Jorge Mendes’ de Cabo Verde?

– Nada disso, não há comparação possível. O Mendes é, sem dúvida, o maior do Mundo; eu trabalho num pequeno país.

PORMENORES

Colecção de títulos

Desde a sua fundação, em 1981, o Batuque FC já se sagrou campeão regional por quatro vezes. A este título junta seis Taças de S. Vicente e cinco Supertaças.

Rolando é o Rosto

Rolando, central do FC Porto, 27 anos, é o rosto da formação do Batuque. Pelo clube, passaram muitas promessas, mas nenhum chegou tão alto como o internacional português.

Orgulho de S. Vicente

O grande feito do futebol cabo-verdiano tem epicentro em S. Vicente, 2.ª ilha mais populosa do país com 74 mil habitantes. 62 mil vivem na capital, Mindelo.
 
 
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário