terça-feira, 21 de julho de 2009

Halford MacKinder


É um dos pais fundadores da geopolítica. É, talvez, o representante mais eminente da escola anglo-saxónica. Escreve o The Geopolitical Pivot of History, em 1904, no qual desenvolveu as suas precursões das suas relações entre a história e a geografia, bem como a sua visão de ordem internacional no início do século XX.
Depois desse artigo, ele completa a sua análise, na sua obra Democratic Ideals and Reality, em 1919 e, depois, Around World Offers, em 1943.
Heartland – versão de 1904:
Parte da ideia que o mais decisivo dos triunfos para um Estado é o de beneficiar de uma posição central. Parte da hipótese de que existe um pivot do mundo, o chamado heartland que, tendo em conta a sua massa terrestre, é constituído pela parte continental da eurásia.
A potência que tem esta posição controlada, de facto, a chamada ilha mundial (World Island), que dizer os três continentes – europeu, asiático e africano. Este pivot central ou heartland é envolvido por anel interior ou marginal, correspondente à Europa Ocidental, ao próximo, e Médio Oriente e a Ásia do Sul e de Leste. Este anel interior está flanqueado por dois sistemas insulares: a Oeste as ilhas britânicas e a Leste o Japão, que são os dois elementos avançados de um segundo crescente que é o primeiro anel insular ou exterior, do qual fazem parte as Américas.
Segundo MacKinder, a evolução do planeta resulta das variações de forças existentes entre o tal pivot central (heartland) e as terras do anel exterior, quer dizer, entre potências da terra e potências do mar. Há que controlar primeiro o heartland para, partir daí, poder, eventualmente, controlar o mundo.
A noção do pivot geográfico da história, desenvolvido em 1904, no artigo The Geographical Pivot of History, corresponde à Eurásia. A Rússia beneficia de uma posição chave, isto é, ocupa, no conjunto mundial, a posição estratégica central que a Alemanha ocupa na Europa. A Rússia pode atacar em todas as direcções e também, ser atacada por todos os lados, excepto do Norte. A revolução dos transportes terrestres concede às potências terrestres novas vantagens. A sua inquietação transparece mais claramente, em 1919, no seu livro, Democratic Ideals and Reality. Nesta obra, MacKinder aumenta a sua zona pivot para fazer corresponder às fronteiras do bloco soviético, alguns anos mais tarde
A sua tese é a seguinte: aquele que comanda a heartland, comanda a maior ilha do mundo, aquele que comanda/domina a maior ilha do mundo, controla o mundo. Pois heartland é a maior fortaleza do mundo.
Num texto publicado em 1943, The Around World and the Wenning of the Pease, MacKinder dá uma interpretação ao pivot e especifica a sua visão, no que diz respeito à organização da futura paz. MacKinder escreve esse livro no momento em que nenhuma parte do mundo conhece a paz. Com a sua política isolocionista, os Estados Unidos entram em guerra contra a Alemanha e o Japão. A entrada dos Estados Unidos na Guerra permite inverter, aos poucos, o rumo da guerra, a favor das potências marítimas, mas também a URSS – dotada de um potencial militar e que representa o heartland, o objecto de todo o interesse de MacKinder.
Por volta de 1943, MacKinder volta a redefinir e a e a precisar o conceito de heartland – é a parte Norte e interior da Eurásia, estende-se das costas do Ártico aos desertos da Ásia Central, e a Oeste, ao grande istmo (faixa da terra) que separa o Mar Báltico do Mar Negro.
Por mais interessantes que sejam as teses defendidas por MacKinder, elas não têm em conta os factores humanos, a vontade do povo, bem como aqueles que dirigem os Estados.

Sem comentários:

Enviar um comentário