quarta-feira, 26 de abril de 2017

Grupo de Sanicolauenses leva “Saniclau na Praia” para divulgar a ilha

Um grupo de filhos de São Nicolau residente da Cidade da Praia promove, entre os dias 27 e 29, “Saniclau na Praia” como forma de divulgar a ilha e promover momentos de confraternização.



Em declarações à Inforpress, Severino Almeida, um dos organizadores, explicou que há já algum tempo que um grupo de filhos da ilha de Chiquinho estava a pensar realizar este evento, para mostrar as especificidades que São Nicolau tem e que a torna uma terra muito conhecida, sobretudo pelo tratamento acolhedor que dá aos visitantes expressando, assim, a morabeza cabo-verdiana.
“O objectivo é confraternizar com os filhos de São Nicolau, mas também com outros cabo-verdianos residentes na Praia há várias décadas, que é o lugar onde escolhemos para viver, trabalhar e formar família”, explicou, indicando que com o evento pretendem prestar um tributo ao seu “torrão natal”.

O tributo será prestado, conforme Severino Almeida, celebrando e partilhando com a população cabo-verdiana e estrangeira residente na Praia “as maravilhas” desta ilha, a sua história, a cultura e a maneira de ser e de estar dos que nasceram e cresceram em São Nicolau, através da música, danças tradicionais, teatro, gastronomia, exposição de livros, artesanato e outros produtos típicos da ilha.

“São Nicolau possui uma história, uma cultura e maravilhas naturais que orgulham seus filhos e todo o Cabo Verde, sendo de se destacar o seu contributo na formação religiosa, académica e humanística de grandes figuras importantes deste arquipélago e não só, que ajudaram a moldar e a interpretar a alma e o sentir cabo-verdiano”, frisou.

Severino Almeida entende que este é o momento certo para homenagear alguns “filhos da terra” que viveram ou ainda vivem na Praia, pela sua dedicação e desempenho, tanto a nível profissional, artístico-cultural, como acolhendo e servindo de exemplo àqueles que, depois, escolheram a ilha de Santiago e a Praia em particular, para trabalhar e viver.

A organização reconhece, entretanto, que esta iniciativa podia ter surgido em qualquer outra parte do mundo onde vivem os sanicolauenses, nomeadamente Estados Unidos da América (EUA), Angola, Holanda, Itália, Brasil, São Tomé e Príncipe, Senegal, São Vicente ou Sal, pois todos estão a “acarinhar” a ideia.
Neste sentido, o elemento da organização revelou que os dinamizadores estão a reflectir na possibilidade da criação de uma associação ou “algo semelhante” que tenha como propósito a promoção da cultura de São Nicolau e promover o convívio entre os sanicolauenses e outras pessoas.

Durante os três dias, várias actividades farão parte do evento, como o fórum “Mais Por Saniclau”, com dois painéis, sendo “O processo de construção identitária” e “O caminho para o desenvolvimento sustentável de Saniclau” e uma feira gastronómica, artesanal e de produtos típicos de São Nicolau.




Serenata tocatina à moda de São Nicolau, que vai juntar, em confraternização, tocadores de São Nicolau com os seus amigos de outras ilhas e residentes na Praia, uma gala cultural onde, para além da música, teatro e dança, vai ter lugar homenagens e um “Bodj de Rabeca” tradicional.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, presidirá à abertura do fórum “Mais Por Saninclau” na quinta-feira, 27, pelaas 16:00 no auditório da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), nas presenças dos presidentes das câmaras municipais da Praia, Óscar Santos, de Ribeira Brava, Pedro Morais e de Tarrafal de São Nicolau, José Freitas.

No mesmo dia, mas na parte de manhã, pelas 11:00 no Palácio da Cultura Ildo Lobo, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente, irá presidir à abertura da exposição/venda de livros/artesanato típico de São Nicolau, sendo que as actividades do evento vão decorrer, também, na Rua Pedonal, na Pracinha de Escola Grande no Plateau e no Auditório Nacional Jorge Barbosa.




Com inforpress.publ.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário