sexta-feira, 13 de maio de 2016

Révan Almeida


 Révan Almeida é um rapper, produtor musical e pintor, natural do Tarrafal de São Nicolau. Começou a dar seus primeiros passos na música em 2004, aos 14 anos, quando começou a escrever suas primeiras letras. Desde então nunca mais parou.
Em 2006, ingressou o grupo G110, grupo esse que actuou em todos os festivais da ilha de São Nicolau. Igualmente, participaram nos três anos consecutivos (2006, 2007, 2008) no festival de Praia de Tedja, no Tarrafal de São Nicolau, o maior da ilha.



Apesar disso, 2008, foi o ano em que o grupo se desfez, o que levou Révan Almeida a lançar seu primeiro mixtape a solo, intitulada, “Literatura Sonora”.
Em 2009, fundou um novo grupo, WSW, que depois venceu, logo no ano seguinte, o primeiro concurso de rap de São Nicolau.
Depois de um interregno de quatro anos na música, onde diz ter estado menos activo por ter estado a estudar, Révan Almeida voltou, no ano passado, com os EP’s Kara e Koroa, “uma que mostrou meu lado mais interventivo e virado para temas políticos e outro com outros temas mais softs e pessoais”, diz.
Aos 25 anos, o jovem possui já sua gravadora/companhia discográfica, a “Kasa Preta”. Neste momento, trabalha com vários outros artistas do rap em produção musical e engenharia de som, estando já com um novo projecto a ser lançado este ano.
A par da música, Révan Almeida também nutre uma paixão pela pintura. “Cedo comecei a construir minhas próprias telas para pintar. Inicialmente fui convidado para participar numa exposição enquadrada nas celebrações do final do ano lectivo, no meu liceu, na Ribeira Brava, no ano de 2009, e em 2011 realizei a minha primeira exposição individual, ‘Mais do que mil palavras’”, conta.
Uma exposição que, conforme o artista, foi exibida no Centro Cultural Paulino Vieira, do Centro de Juventude do Tarrafal de São Nicolau, no espaço de exposições da Câmara Municipal da Praia (CMP), no mesmo ano e, em 2012, no Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), no Mindelo.
 Com anação.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário