terça-feira, 28 de outubro de 2014

Carbeirinho

Eleita uma das 7 Maravilhas de Cabo Verde.

“Criado por Deus, descoberto pelos homens” - a zona de cuja gruta gigantesca se descobre uma praia de areia preta brilhante.
Zona localizada no Município do Tarrafal de São Nicolau, a 16km da estrada que liga Tarrafal a localidade da Praia Branca, donde deverá seguir a indicação da placa que aponta para a estrada de terra batida à esquerda. A viagem dura menos de dez minutos de carro e aproximadamente vinte minutos a pé.
Carbeirinho é um dos principais pontos de lazer e caracterizada pela sua larga gruta que serve de abrigo aos que pretendem desfrutar  de uma das mais belas paisagens marítimas da ilha de São Nicolau.


Foto: Alírio Gomes
A baía é uma autêntica piscina natural com um mar riquíssimo em peixe.
A paisagem em terra é igualmente fascinante com rochedos de diversas cores no sopé de despenhadeiros sempre verdejantes, graças existência de fontes de água doce que vem desembocar nas próprias paredes da gruta, mantendo a humidade o ano inteiro.

A praia é de areia preta com propriedades medicinais que se deve a riqueza de titânio e iodo, característica das praias do litoral desse concelho de São Nicolau. Na zona de Carberinho é frequente avistar golfinhos a desfilarem os seus saltos ao longo da baia.

Em dias de sol e céu limpo é possível avistar os ilhéus Raso e Branco, a ilha vizinha de Santa Luzia e, ao longe, alguns dos pontos mais altos das ilhas de São Vicente e Santo Antão. Nos dias de boa visibilidade a ilha de São Nicolau é um excelente miradouro para as ilhas de barlavento, que constituem o norte do arquipélago.

 

Caraterização histórico-cultural e científica

Pode ser considerado um capricho da natureza, uma obra-prima esculpida pela constante ação dos elementos sobre a paisagem, mas seja qual for o desígnio que ditou a sua formação, o homem agradece e curva-se perante tanto e tão incomum beleza natural.
Conhecido de pouca gente, é hoje um dos grandes atrativos paisagístico do concelho do Tarrafal-SN.
Uma leve e rara vegetação cresce nesses pontos, apesar da salinidade que o mar, presente e revolto, espalha pelo ambiente. O chão rochoso que se prolonga do sopé da falésia para o quebra-mola em muitos pontos, uma superfície perfeitamente plana que se poderia confundir com uma placa cimentada ou uma plataforma de asfalto.
A força do mar nos extremos, onde o mar exerce com toda a violência a sua ação raivosa, as reentrâncias, em semicírculo, espraiam-se em patamares, ai mesmo existe duas grandes grutas com piso de areia negra e fina fazem parte do cenário, onde também se oferecem ao deleito do visitante pequenas piscinas naturais de fundo regular que convidam a imersão.
Ao fim do dia, os reflexos do sol atenuam-se o horizonte oferecendo com toda a nitidez, o belíssimo quadro dos ilhéus Raso e Branco e das ilhas de Santa Luzia, São Vicente e Santo Antão.

Sem comentários:

Enviar um comentário