quinta-feira, 24 de julho de 2014

Médicos removem 232 dentes da boca de jovem indiano


Um rapaz indiano de 17 anos foi submetido a operação em que lhe extraíram 232 dentes da boca. A cirurgia durou sete horas.

Ashik Gavai chegou ao hospital com um inchaço na mandíbula direita, disse à BBC Sunanda Dhiware, a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, maior cidade da Índia.

O adolescente já estava em sofrimento há uma ano e meio e foi da sua aldeia para Mumbai depois de os médicos locais não conseguirem identificar a causa do problema.

O pai de Ashik, Suresh Gavai, citado pelo jornal Mumbai Mirror, disse que o filho se queixava de dores intensas há um mês. Os cirurgiões tinham descrito a sua condição como «muito rara» e «um recorde mundial».

«O incómodo de Ashik foi diagnosticado como um complexo tumor odontogénico em que numa única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tipo de tumor benigno», disse Dhiware.

A cirurgiã contou que, no início, não podiam cortar os dentes, pelo que teve que usar dois instrumentos simples (um cinzel e um martelo) para arrancá-los.

«Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Inicialmente, nós guardámo-los, pareciam verdadeiras pequenas pérolas brancas. Depois começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes», acrescentou.
A cirurgia, realizada na segunda-feira, envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik tem agora 28 dentes.

«Nunca tinha visto nada igual na minha carreira de 30 anos», disse, Dhiware,  descrevendo o caso como «muito raro», e salientando que estava «radiante de receber um caso tão interessante».

«De acordo com a literatura médica disponível sob o assunto, tínhamos conhecimento de um caso que afetou a mandíbula superior em que, no máximo, 37 dentes foram extraídos a partir do tumor. Mas, no caso de Ashik, o tumor foi encontrado no fundo da mandíbula inferior e tinha centenas de dentes», afirmou.
 

Fonte: bbc

Sem comentários:

Enviar um comentário