sexta-feira, 12 de março de 2021

Opinião: A Baixa Política da Presidente da JPAI em São Nicolau

    

Li, hoje, 12 de março, no jornal online Mindel Insite, um artigo de opinião “Suspensa formação Cuidadores de Infância devido ao não pagamento dos formadores”, da Sra. Suzi Chantre. 

Estou certo que o título deveria ser: EU, SUZI CHANTRE, PRESIDENTE DA JPAI EM SÃO NICOLAU BLOQUEIO FORMAÇÃO NA RIBEIRA BRAVA POR QUESTÕES POLÍTICAS. Esta é a pura realidade e a razão que levou a formadora Suzi Chantre, que também é presidente da JPAI em São Nicolau, a paralisar a formação, tentando prejudicar 19 formandas.




A formadora e presidente da JPAI em São Nicolau mostra claramente o nível que detém, tentando fazer política de forma suja, negativa e baixa, escrevendo um artigo cheio de inverdades. No Município do Tarrafal de São Nicolau, a referida formação foi concluída no dia 28 de janeiro do corrente ano. Estando as formandas em estágio. Felizmente, tivemos formadores/as responsáveis, profissionais e comprometidos/as com a educação dos/as nossos/as formandos/as. A Suzi Chantre nunca trabalhou com a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau em formação alguma.

No artigo, a autora Suzi Chantre, Presidente da JPAI, diz que “[…] para além dos formadores tanto do Tarrafal quanto da Ribeira Brava, que até ainda não receberam pelo trabalho executado e sequer têm tido uma justificativa do IEFP, mesmo após várias tentativas de contacto com a Diretora do CEFP-SV” e que “[…] o Instituto age sem consideração para com os formadores, simplesmente ignorando as tentativas de comunicação desses e sem dizer absolutamente nada]”. Nada mais falso. Os formadores e formadoras estão cientes do processo de pagamento e estão sempre em contacto comigo, enquanto ponto focal do IEFP no município.

O artigo desta senhora leva-nos a crer que a autora e presidente da JPAI não quer ver as coisas acontecerem, vive com a cabeça em outro lugar, não visita Tarrafal-SN e não está por dentro das inúmeras políticas positivas que têm vindo a ser desenvolvidas em prol da juventude tarrafalensse. Compreendemos o por quê de o aeródromo da Preguiça ser o seu lugar preferido em São Nicolau.

A mesma diz que “a ilha de São Nicolau carece de formadores, uma das razões pela qual o número de formações ministradas tem sido reduzido”. Mais outra inverdade. A ilha de São Nicolau não carece de formadores nesta área, como foi escrito no artigo. Prova disso é que, todas das formações ministradas pela Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau em parceria com o IEFP, têm formadores e formadoras formados e residentes em São Nicolau.

Desde 2018, em parceria com o IEFP já foram capacitadas 38 pessoas para formadores e formadoras aqui no município e, ainda este ano, vão ser ministradas mais duas formações pedagógicas iniciais de formadores e formadoras para alargar o número de opções. Desde 2019, o IEFP e a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau têm a decorrer 5 cursos de formação profissional – Cozinha (nível 2), Instalações Elétricas e de Telecomunicações em Edifícios (nível 3), Serviços Administrativos e Atendimento ao Cliente (nível 4), e Gestão Contabilística (nível 5), abrangendo um total de 104 jovens formandos e formandas. E ainda neste trimestre, serão abertas inscrições em 10 novos cursos profissionais.

Em suma, a representação do IEFP na Ribeira Brava teve o azar de contratar uma pessoa que não sabe o que é ser profissional e que confunde o profissionalismo com a política.

 

O autor: Adildo Soares Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário