quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Carlos Fortes Lopes apresenta “Regionalizar Cabo Verde: Governar Junto do Povo”.

O lançamento da obra de Carlos Fortes Lopes acontece hoje, às 18h00, no Centro Cultural Paulino Vieira e está enquadrada na comemoração do 12.º aniversário do Município do Tarrafal de São Nicolau.





Segundo o autor, trata-se de um livro técnico que visa contribuir para o debate do processo de regionalização em Cabo Verde. “O processo de Regionalização do país é, sem dúvidas alguma, um processo que exige muito trabalho e vontade política de todos. O nosso objectivo é ajudar o país a discutir as melhores vias para o seu coeso desenvolvimento, tendo em conta que os problemas associados à crise são já um dilema diário do povo sofredor destas ilhas do Atlântico”.

Carlos Fortes Lopes acrescenta que “com base na atual impotência das Câmaras Municipais, o Grupo de Reflexão Sobre a Regionalização de Cabo Verde (GRSRCV) pretende apresentar a sua sugestão do programa de Regionalização, em sintonia com as potencialidades regionais do País”. Sendo o país constituído por dez (10) ilhas, o autor sugere “a distribuição das ilhas em 4 zonas regionais, de forma a serem criadas condições institucionais, políticas e administrativas que consigam responder às necessidades de cada região, num contexto nacional.
Sotavento: Zona 1= Santiago Norte, Santiago Sul e Maio; Zona 2= Fogo e Brava 
Barlavento: Zona 1= Santo Antão, São Vicente e Santa Luzia; Zona 2 = São Nicolau, Sal e Boavista”.

Defende que “ao criarem-se as quatro zonas regionais, estaremos criando condições para uma gestão direta das potencialidades económicas de cada região e iniciando um processo que culminará com ILHA REGIÃO”.


Finaliza dizendo “para que a Regionalização do país seja uma realidade há que trabalhar seriamente na revisão da Constituição da República, criando assim a ferramenta legal para a sua oficialização e materialização”.

Sem comentários:

Enviar um comentário