sábado, 30 de maio de 2020

LAMIN RAMOS – O JOVEM MÉDICO DA ILHA DE SÃO NICOLAU QUE ESTÁ NA LINHA DA FRENTE NA LUTA CONTRA COVID-19 NO BRASIL.


LAMIN RAMOS é um jovem médico da ilha de São Nicolau que está na linha da frente na luta contra covid-19 no Brasil.

Lamin Ramos nasceu na Ribeira Brava, ilha de São Nicolau há 36 anos, é médico desde 2009, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é especialista em Gastroenterologia pela universidade Federal Fluminense. Começou a trabalhar no Rio de Janeiro, mas, em 2012, recebeu uma proposta de trabalho e mudou-se para o Estado de Maranhão.
Trabalha num Hospital particular, Hospital São Domingos, em São Luís de Maranhão, exercendo a medicina interna, gastroenterologia e é intensivista (apesar de não ser a sua área de formação) e médico de “rotina” da clínica médica. Esse jovem médico da ilha de São Nicolau, a residir-se no Brasil, é Diretor Técnico do Projecto Home Care – Serviço Médico em Casa –, na Cidade do Maranhão.



No que diz respeito a covid-19, Lamin Ramos está na linha da frente, tendo de “se adaptar à «nova realidade». Passou a atender e a lidar apenas com pacientes com covid-19. Considera-a “uma doença traiçoeira, onde a avaliação diária dos doentes (às vezes com oxigénio e ventilação mecânica) é fundamental – devido à falta de um tratamento específico”. Diz-nos que “viu muitos pacientes com covid-19”; que foi “surpreendido em vários momentos” e “graças à experiência adquirida, começou a ter confiança e a criar rotinas que lhe permitiu evitar desfechos não desejados”.



Atualmente, o Brasil é considerado o centro da pandemia da Covid-19, com mais mortes e casos positivos a nível mundial. Segundo o Médico Lamin Ramos, isso deu-se por que “as pessoas não respeitaram as medidas impostas pelo Governo Estadual e pelas Prefeituras e devido ao posicionamento errado do Governo da República Federal em relação à pandemia”. 

Considera que o pico da doença no Estado de Maranhão pode já ter passado. “Todas as camas do hospital estavam ocupadas. Agora a procura hospitalar tem diminuído – devido à perda do plano de saúde de algumas pessoas – e o confinamento obrigatório de 10 dias, imposto pelo Governo Estadual está a fazer efeito”. Mas alerta para os cuidados a ter no pós-confinamento e respeitar o distanciamento social, evitando uma nova vaga de doentes.


Lamine Ramos conclui dizendo que “a rotina é pesada, estressante, mas devido ao momento especial é necessário abraçar a causa e a que recompensa de curar e salvar vidas é maior”. Deixa um conselho aos cabo-verdianos, em especial às pessoas de São Nicolau: “é muito importante manter as medidas de distanciamento social, o uso das máscaras – pois o vírus tem uma percentagem de infeção muito alta – e respeitar as medidas ou orientações do Ministério da Saúde.

3 comentários:

  1. Muita força e coragem ��
    Vamos vencer essa pandemia ������������
    Muita luz nessa caminhada ��������

    ResponderEliminar
  2. ati desejo muita forca e felicidades na sua carreia professoonal ajude teu proximo que Deus vai te defender um grande abraco Edu Morabrza

    ResponderEliminar
  3. HERPES é uma doença séria e recorrente que não pode ser curada através de medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, tenho um vermelho sobre DR JAMES, o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar que ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para mim via UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 4 dias eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! Para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças, como efeitos do reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS, TRATAMENTO DE LEIDEMIA, TRATAMENTO DE LEIDEMIA
    deve contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por duas boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui para o teste, fiquei negativo, muito feliz depois de tomar o medicamento à base de plantas. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderEliminar