Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Ivaldo Oliveira, um dos compositores mais requisitados do carnaval de São Nicolau



O jovem compositor, de 31 anos, já compôs temas para todos os grupos de Ribeira Brava.
Ivaldo Oliveira é um dos jovens compositores mais requisitado pelos grupos carnavalescos da ilha de São Nicolau.





Numa entrevista ao sapo.cv, diz que Já compôs temas para os grupos Copa Cabana, Estrela Azul, Brilho de Zona, Stufan, Mete Mete, escolas do EBI, Jardins Infantis e para outros grupos de carnaval fora de época.
Apaixonado pelo carnaval, o músico de 31 anos, radicado nos EUA, começou a interessar-se pelas melodias do carnaval ainda em criança. 

Ao mesmo jornal online, afirma que começou a dar os primeiros passos no teclado e, em 2003, foi convidado para fazer parte da banda suporte do grupo Estrela Azul.
Em 2005, aos 18 anos, compôs a sua primeira música carnavalesca e desde então tem sido requisitado para compor temas para todos os grupos de São Nicolau. “O tema fez muito sucesso e a partir daí passei a compor para vários grupos de São Nicolau. Já produzi cerca de quarenta temas”, salienta.

Questionado sobre onde vai buscar inspiração para compor os temas, o Ivaldo Oliveira confessa que se inspira no dia-a-dia e nos temas escolhidos pelos grupos. 

Para Ivaldo Oliveira, fevereiro é um mês de muito trabalho, mas diz que compor temas para o carnaval não é rentável porque “a maioria dos temas é feita de graça, mas também os grupos não têm condições financeiras, uma vez que, os apoios são escassos e não há competições". 



Acrescenta que faz os temas com amor e boa vontade e não pela fama. "É gratificante ver a alegria das pessoas ao aprenderem o tema”.

É de realçar que este ano o jovem compositor não compôs temas para o carnaval, mas para o próximo ano promete marcar presença nas festas do Rei Momo de Ribeira Brava.


Fonte: sapo.cv

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Estrela Azul homenageia a cultura da ilha de São Nicolau no Carnaval 2017



A 3 dias para o Carnaval na ilha de São Nicolau, o grupo Carnavalesco Estrela Azul está a caprichar nos últimos detalhes dos andores para que, no sábado, apresente ao público um trabalho de qualidade.







Este ano o grupo, que tem mais de 50 anos de história, faz uma homenagem à história e à cultura da ilha de São Nicolau.  Estrela Azul vai desfilar com dois andores, um carro de trio, 5 alas e cerca de uma centena de figurantes.



Segundo o Vice-presidente, Iamilson Silva, numa entrevista à TCV, o grupo carnavalesco Estrela Azul recebeu subsídios disponibilizados pela Câmara Municipal da Ribeira Brava e Ministério da Cultura e Indústrias Criativas. 

O grupo estrela azul promete surpreender o público com muita criatividade no dia do  Carnaval.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau agenda festivais para 2017


Na sua 7.ª Reunião Ordinária, realizada no dia 11 de janeiro, a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau afixou as datas dos festivais para o ano de 2017.





A V edição do Festival de Morna “Sodad”, que é uma homenagem ao autor da morna Sodade, (Armando Zeferino Soares), vai decorrer este ano a 01 de Abril, na vila de Praia Branca.

Nessa reunião, a 3.ª edição do Festival de Atum ficou marcada para 12 de Agosto, com o objetivo de dinamizar a economia a volta da pesca e valorização desse setor.

Por último, o maior festival de música da ilha, Festival de Música da Praia d´Tedja, que está enquadrado nas Festividades do Município, que se celebra a 2 de Agosto, será realizado nos dias 18 e 19 de Agosto.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Cabo Verde Telecom inaugura loja em Tarrafal de S.Nicolau



O Grupo Cabo Verde Telecom inaugurou hoje, quinta-feira, a sua nova loja na Cidade do Tarrafal de São Nicolau. Com o novo estabelecimento, a empresa pretende dar continuidade à política de padronização das suas lojas a nível nacional.




Segundo a Coordenadora Regional Norte, Isa Neves, a CVTelecom pretende dar continuidade à sua política de modernização e expansão da sua rede de lojas. 
Por isso, a nova loja no Tarrafal de São Nicolau conta com uma imagem padronizada em relação àquilo que a CVTelecom tem um pouco por todo o país. A loja apresenta um design moderno, realçando a imagem institucional da Empresa e reforçando o conceito de aproximação da Empresa ao cliente. Acrescentou que a população do Tarrafal de São Nicolau já vinha reclamando, há muito tempo, da necessidade de uma loja da CVTelecom nesta cidade.

Rui Fortes, Administrador da CVTelecom, afirmou que a inauguração faz parte de um percurso que a empresa vem fazendo, onde tem tentado melhorar os seus contatos com os clientes com igualdade de serviços a todos os cabo-verdianos. “Este momento para nós é um sinal da vontade da Câmara Municipal do Tarrafal de estar perto da CVTelecom, para resolver os problemas que perduram aqui no município e procurar soluções para que as pessoas sejam desencravadas e que tenham condições para melhorar a sua qualidade de vida”, frisou.

O autarca do Tarrafal, José Freitas de Brito afirmou ser uma honra estar presente na inauguração, sendo que há muito que sentiam a necessidade de uma loja da CVTelecom no município. Realçou também que a loja ficou bem localizada no Largo de São Francisco e que ainda neste mandato a rua será requalificada para que seja mais atrativa.



A cerimónia foi presidida pelo Administrador da CVTelecom, Rui Fortes e pelo Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito.

Situada no Largo de São Francisco, Telha, a CVT coloca à disposição de todos os clientes os diferentes produtos e serviços comercializados pelas três empresas do Grupo CVT - funcionará das 08H00 às 12:00 e das 14:30 às 17:30, de segunda a sexta-feira.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo celebra 6.º aniversário e dia do Patrono.


A Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo celebra, amanhã, dia 04 de Janeiro, o seu 6.º aniversário e dia do patrono. Para homenagear o seu Patrono – o poeta Pedro Corsino de Azevedo – e assinalar o seu sexto aniversário, foram realizadas um leque de atividades realizadas, ao longo das duas últimas semanas.





Desde janeiro, várias atividades desportivas, culturais e recreativas foram organizadas pelos professores e alunos da escola, envolvendo a comunidade e entidades locais.


O ato de homenagem ao poeta Pedro Corsino de Azevedo tem início às 08h30mn, no Anfiteatro da liceu, com a seguinte programação: Vida e Obra de Pedro Corsino de Azevedo, Poemas de Pedro Corsino de Azevedo, dança, reconhecimento dos alunos que se destacaram no quadro de honra e excelência e melhor comportaram no 1.º trimestre, premiação dos vencedores dos concursos e torneios realizados, declamação de poemas e teatro.


Pedro Corsino de Azevedo nasceu na Praia Branca, ilha de São Nicolau, em 1905 – se estivesse vivo completaria hoje 112 anos – Pedro Corsino é, sem dúvidas, uma das referências do movimento Claridoso, e segundo Manuel Ferreira, ele, Pedro Corsino de Azevedo, é o “modificador” da poesia, da chamada moderna poesia cabo-verdiana.

Morreu jovem, aos 37 anos, mas deixou um grande legado, que carece de estudo, que precisa ser conhecido e dado a conhecer a futuras gerações.