Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

S. C. Atlético conquista Super Taça de São Nicolau - Augusto Almeida

Foto Arquivo
S. C. Atlético conquista Super Taça de São Nicolau.
 
A equipa do Sport Clube Atlético (Campeã Regional) venceu, este sábado, 27, Futebol Clube Ultramarina (Vencedora da taça de São Nicolau), no Estádio Municipal Dideus para a disputa da super taça de São Nicolau 2014 – Augusto Almeida.
 
Ao intervalo, a equipa do Tarrafal-SN vencia por 1 a 0, com golo de Dery aos 20mn. No segundo tempo, aos 70mn, Zé Roque fez 2 a 0. Quando tudo parecia estar resolvido, os encarnados da Ribeira Brava, mais confiantes, aproveitaram os erros defensivos da equipa da Ultramarina para empatar a partida, por intermédio de Steven, 76mn e 84mn. No recurso às grandes penalidades, a equipa do Atlético venceu por 4 a 3.
 
Marcadores:
Dery (gp), 20mn;
Zé Roque, 70mn;
Steven, 76mn e 84 mn.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Lourenço Gomes apresenta Ribeira Brava – A URBE: História e Crítica das suas Obras de Arte

Ribeira Brava – A URBE: História e Crítica das suas Obras de Arte é um ensaio que visa conhecer melhor a origem e a evolução da urbe da Ribeira Brava. Dedica ao labor de apresentar uma descrição histórica dos representativos bens do património urbano e arquitetónico bem como a análise da dimensão estética relacionada com distintas obras artísticas das belas artes que fazem parte do quotidiano dos seus moradores.
 
Começa por enquadrar a Cidade-Vila da Ribeira Brava na História do Urbanismo e da Arquitetura, analisada na perspetiva de lugar de memória. O trabalho dá também subsídios, a quem o lê, para uma perceção da “Vila”, em apreço, como um sítio histórico inserido num contexto geográfico e num passado a que se liga a ilha de S. Nicolau.
 
Dedica ainda, a sua primeira parte, a evidenciar o Centro Histórico da Ribeira Brava como património nacional e reporta ao advento do estatuto de cidade, obtido recentemente. Realça, igualmente, os vestígios de permanência, no tempo, de uma identidade própria, na área urbana mais antiga do burgo.
 
Num segundo momento, são descritos e analisados, os eixos urbanos mais representativos da cidade (largos ou praças e ruas) e se apresenta uma incursão à história e crítica de criações artísticas tais como: obras de arte pública decorativa, edifícios históricos envolventes e respetivos elementos ornamentais.

Assim, começa-se pelo largo do Terreiro, onde se destacam construções com estéticas arquitetónicas bem definidas, nomeadamente de cariz religioso, para fins educativos e casas senhoriais, todas expressivas de uma tradição construtiva colonial. São destacados, de modo especial, porque estão bem próximos do Terreiro, o mercado municipal, um verdadeiro espaço de sociabilidade na urbe e a histórica ponte próxima do Matadouro que sempre funcionou como importante elo de ligação dos dois lados do vale da Ribeira Brava.
 
No eixo urbano onde a tradição urbanística das cidades históricas eternizou a ideia de “rua direita” da cidade, pela ligação física que estabelece entre as representações de poder religioso e político, são destacados mais dois exemplares de habitações senhoriais, da tipologia existente no Terreiro. É oportunidade para, antecipando a análise das composições arquitetónicas referidas, se descrever a especificidade deste tipo de artéria numa cidade. Depois são referenciadas duas praças que são contíguas à mesma rua, existentes ainda na parte baixa da cidade. Nas mesmas, se evidencia o espírito decorativo aí presente. Realça-se o facto de serem separadas, as duas praças, por uma das construções de maior prestígio da cidade: o edifício do Paço do Concelho, também descrito e analisado.
 
No extremo oriental do Centro Histórico debruça sobre a emblemática obra arquitetónica do Seminário/Liceu que é parte de um conjunto arquitetónico, relativamente antigo e que integra a área protegida da cidade.

No último eixo urbano investigado, sempre na perspetiva da História do Urbanismo e da Arquitetura, bem como da crítica da arte é revelado o simbolismo da Virgem Maria, através da respetiva estatueta da santa, enquanto elemento especial de ornamentação do Largo de Nossa Senhora da Graça. Dá realce, nas proximidades deste largo, a mais um conjunto arquitetónico onde são destacados a edificação de cariz sanitária (a antiga Enfermaria Regional) e a Igreja do Nazareno, todas com interesse histórico-cultural para a ilha.
 
O trabalho faz, algures, na primeira parte, uma incursão ao núcleo urbano específico – a Ladeira, que, tal como outros conjuntos edificados da cidade, só na aparência, corresponderiam a supostas periferias, visto que integram, inclusivamente, a zona histórica. Neste e noutros espaços urbanos da cidade, existem habitações que espelham uma vivência mais simples e bem acolhedora, típicas das gentes de S. Nicolau. Tais obras se destacam pela sua tipologia muito própria, dimensão mais reduzida e, em regra, edificadas, no passado, à base de materiais construtivos maioritariamente de origem local, como: pedras, barro, ramos de arbustos e de árvores, sendo estes últimos, elementos da estrutura de madeiramento da cobertura, no passado, de tais construções residenciais.
(Texto gentilmente enviado pelo autor ao submarinocaboverdiano.blogspot.com).

O lançamento da obra acontece no dia 5 de Dezembro, às 19h30, na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava.

 


Dados do autor

Lourenço Gomes é natural de S. Nicolau, Professor Universitário, Investigador e Historiador de Arte, doutorado em História. É membro do Conselho Científico na Uni-CV, coordena cursos de graduação e é Diretor  do Mestrado em História.

Da sua atividade académica destaca-se a sua ligação a vários centros de investigação, nacionais e estrangeiros. Foi eleito, em 2012, Presidente de uma sociedade académica internacional, a The António De Noli Academic Society”, com sede em Itália.

Como académico, tem organizado eventos científicos e participado, como conferencista, em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integrou, recentemente, a Comissão Científica do Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), realizado em 2013, na Cidade do Mindelo.


Publicou diversos artigos científicos da sua especialidade e quatro obras bibliográficas: “Urbe Memória e Crítica da Arte (2011)”, das Edições Uni-CV; “Nhô N’Ton Julinhe e Nhô Candinhe: duas Referências do Património Cultural de S. Nicolau” (2011), como co-autor, da Colibri Edições de Portugal; “Da Noli a Capo Verde” (2013), da Marco Sabatelli Editore em Itália, também como co-autor e Memórias do Liceu da Praia (2013), com co-organizador.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Nish Wadada é convidada especial do novo disco em vinil de Label King Shiloh Majestic Music


A artista do Município do Tarrafal de São Nicolau Nish Wadada é a convidada especial do novo disco em vinil, a ser lançado em breve, da famosa Label holandesa King Shiloh Majestic Music, há quase duas décadas no mercado.
 

 
Nish Wadada participa com a música "For you I cry" e foi gravada no Verão, em Amsterdão, durante a Tournée de 2014, que a levou a 18 concertos em 13 cidades. Este é apenas um dos múltiplos frutos da Tournée de apresentação e conquista de novos mercados, segundo o Expresso das Ilhas.
 
No vinil, a cantora e compositora irá aparecer ao lado de grandes lendas do Reggae jamaicano como Judah Eskender Tafari ou ainda nomes como Colah Colah, Thomas Streutgers, Max Covale, Philip I-ness e Hans Litz.
 
Este album surge numa altura em que os discos de 33 rpm estão de novo na moda na Europa, e há cada vez mais procura do som puro do vinil.
 
De salientar que a produção musical do disco esteve a cargo de "Dub Creator", um dos melhores produtores da atualidade de  Reggae Dub Music.
 
Fonte: expressodasilhas.sapo.cv

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Jogo Costa do Marfim - Camarões - Minutos finais vergonhosos


Jogo de apuramento para CAN 2015.
Costa do Marfim e Camarões empataram a zero, num encontro que serviu os interesses de ambas as seleções. Nos últimos minutos assistiu-se a uma vergonha.

Os últimos minutos do Costa do Marfim-Camarões foram um autêntico pacto de não agressão. Com os visitantes já apurados, o nulo também carimbou o passaporte dos donos da casa para a próxima Taça de África das Nações 2015. Assim, a partir dos 89 minutos, os marfinenses dedicaram-se a trocar a bola em frente à sua área, com os camaroneses... a assistirem ao longe!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau realiza I Gala de Desporto

Um antigo jogador de futebol e um dirigente desportivo vão ser homenageados pela Autarquia.

Promovido pelo Pelouro do Desporto, a Câmara do Tarrafal de São Nicolau realiza esta sexta-feira, 14, pelas 18h00, no Centro Cultural Paulino Vieira, uma gala de desporto, durante a qual irão ser entregues os troféus e prémios aos vencedores das provas desportivas realizadas por ocasião do Dia do Município.

Na oportunidade serão entregues prémios ao 1.º e 2.º classificado dos torneios de futebol de 11 não federados e veteranos, em masculino: aos dois primeiros classificados do torneio de futebol de 5, em masculino e feminino: ao 1.º e 2.º classificado no torneio de futebol de 7, masculino: bem como às duas melhores equipas de futebol em sub15 e sub13, masculino.

A nível do voleibol, a organização premeia as duas melhores equipas em masculino, e entrega prémios aos três melhores nadadores, na referida competição.

Há duas homenagens de reconhecimento pelo mérito desportivo. Os homenageados são Eduíno Almeida, antigo jogador de futebol, e Agostinho Duarte, dirigente desportivo.

A referida gala decorre sob o lema “Unidos no Desporto, Rumo ao Desenvolvimento do Município”.

 
Fonte: Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Carbeirinho

Eleita uma das 7 Maravilhas de Cabo Verde.

“Criado por Deus, descoberto pelos homens” - a zona de cuja gruta gigantesca se descobre uma praia de areia preta brilhante.
Zona localizada no Município do Tarrafal de São Nicolau, a 16km da estrada que liga Tarrafal a localidade da Praia Branca, donde deverá seguir a indicação da placa que aponta para a estrada de terra batida à esquerda. A viagem dura menos de dez minutos de carro e aproximadamente vinte minutos a pé.
Carbeirinho é um dos principais pontos de lazer e caracterizada pela sua larga gruta que serve de abrigo aos que pretendem desfrutar  de uma das mais belas paisagens marítimas da ilha de São Nicolau.


Foto: Alírio Gomes
A baía é uma autêntica piscina natural com um mar riquíssimo em peixe.
A paisagem em terra é igualmente fascinante com rochedos de diversas cores no sopé de despenhadeiros sempre verdejantes, graças existência de fontes de água doce que vem desembocar nas próprias paredes da gruta, mantendo a humidade o ano inteiro.

A praia é de areia preta com propriedades medicinais que se deve a riqueza de titânio e iodo, característica das praias do litoral desse concelho de São Nicolau. Na zona de Carberinho é frequente avistar golfinhos a desfilarem os seus saltos ao longo da baia.

Em dias de sol e céu limpo é possível avistar os ilhéus Raso e Branco, a ilha vizinha de Santa Luzia e, ao longe, alguns dos pontos mais altos das ilhas de São Vicente e Santo Antão. Nos dias de boa visibilidade a ilha de São Nicolau é um excelente miradouro para as ilhas de barlavento, que constituem o norte do arquipélago.

 

Caraterização histórico-cultural e científica

Pode ser considerado um capricho da natureza, uma obra-prima esculpida pela constante ação dos elementos sobre a paisagem, mas seja qual for o desígnio que ditou a sua formação, o homem agradece e curva-se perante tanto e tão incomum beleza natural.
Conhecido de pouca gente, é hoje um dos grandes atrativos paisagístico do concelho do Tarrafal-SN.
Uma leve e rara vegetação cresce nesses pontos, apesar da salinidade que o mar, presente e revolto, espalha pelo ambiente. O chão rochoso que se prolonga do sopé da falésia para o quebra-mola em muitos pontos, uma superfície perfeitamente plana que se poderia confundir com uma placa cimentada ou uma plataforma de asfalto.
A força do mar nos extremos, onde o mar exerce com toda a violência a sua ação raivosa, as reentrâncias, em semicírculo, espraiam-se em patamares, ai mesmo existe duas grandes grutas com piso de areia negra e fina fazem parte do cenário, onde também se oferecem ao deleito do visitante pequenas piscinas naturais de fundo regular que convidam a imersão.
Ao fim do dia, os reflexos do sol atenuam-se o horizonte oferecendo com toda a nitidez, o belíssimo quadro dos ilhéus Raso e Branco e das ilhas de Santa Luzia, São Vicente e Santo Antão.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Algumas leis mais estranhas do Mundo

Existem regras controversas além-fronteiras. Muitas provêm de documentos antigos sem aplicação legal. Outras servem sobretudo para sensibilizar a população.
O Telegraph fez uma lista das mais estranhas. Submarino cabo-verdiano mostra-lhe algumas:
 
Não à gordura
No Japão é proibido ser-se gordo. Apesar de esta ser a terra que nos apresentou os lutadores de sumo, existe uma lei (desde 2009) que especifica qual o tamanho máximo de cintura que uma pessoa pode ter. Os homens com mais de 40 anos não podem ter mais do que 80 centímetros de cintura e as mulheres da mesma idade não podem ultrapassar os 90 centímetros.
Na prática, ninguém vai para a prisão por ser gordo. O que acontece é que as empresas que empregam pessoas com excesso de peso são penalizadas pelo Estado, de modo a incentivar os seus funcionários a comerem melhor e a fazerem mais exercício. A cintura dos japoneses é medida durante as consultas de medicina do trabalho. Quem exceder o limite é encaminhado para consultas de nutrição.
 
 
Cuecas... sempre!
A Tailândia tem uma política bastante ‘liberal’ em relação a questões sexuais. No entanto, as pessoas que ali vivem estão proibidas de sair de casa sem roupa interior.

 
Verifique o carro TODO
Na Dinamarca é obrigatório verificar se está alguém debaixo do carro. Mas não se preocupe. Se por acaso arrancar, passar por cima de alguém que esteja a dormir debaixo dos chassi e for parar à prisão, não há problema. É que fugir da prisão não é considerado uma desobediência à lei.
 
Asseados mas q.b.
Vontade de ir à casa de banho durante a noite? Aguente. Na Suíça, se viver num apartamento, é proibido puxar o autoclismo depois das 22h00. Bem como tomar banho, ou produzir qualquer tipo de ruído. Tudo em nome do direito ao descanso e da boa vizinhança.
 
Invasão alienígena é legal
De acordo com as leis do Reino Unido, um hipotético ataque de extraterrestres só poderia ser travado se estes não tivessem uma autorização para nos 'visitar'. Se a possuíssem - e podemos apenas imaginar como é que tal seria possível - os alienígenas poderiam sobrevoar as ilhas britânicas sem qualquer oposição. 
 
É proibido morrer
Se gostava de viver para sempre, tente mudar-se para Longyearbyen, na Noruega. É que nesta localidade, a maior (ou menos pequena) das inóspitas ilhas Svalbard, no Árctico, é proibido morrer. Isto porque, devido ao frio extremo, os corpos que são enterrados naquele local não se decompõem. O cemitério deixou de aceitar 'novos mortos' há 70 anos. Se por acaso ficar seriamente doente naquela região, o mais provável é que o metam num avião e o encaminhem para um qualquer hospital da Noruega continental, onde possa morrer em paz. 
 
Fonte: telegraph.co.uk

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Carros da Polícia no Dubai

Visando “reforçar a imagem de luxo e prosperidade do país”, no Dubai, os polícias usam carros que muitos apenas sonham e vejam nos filmes.
Pintados de Branco e verde, estes carros circulam nas zonas mais turísticas em baixa velocidade para que possam ser devidamente apreciados por quem passa.
Desta frota luxuosa, fazem parte Ferrari FF, Aston Martin One-77, Chevrolet Camaro SS, Mercedes Benz SLS, Lamborghini Aventador, entre outras marcas.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

As 20 piores palavras-passe do Mundo


Segundo o Jornal de Notícias, mais de mil milhões de palavras-passe foram roubadas por um grupo russo de piratas informáticos, pelo que é melhor relembrar quais as "passwords" mais convidativas para os amigos do alheio digitais. Veja se a sua figura na lista.

Nunca é demais relembrar: uma boa palavra-passe deve ser pouco previsível e repetitiva. Mesmo assim, e a julgar pelas listas de "passwords" mais roubadas a nível internacional, a lição parece ainda não ter chegado a milhares de pessoas.

Segundo o mesmo jornal, a mais recente dessas listas, lançada pela empresa de segurança online Splashdata, compila as palavras-passe mais facilmente adquiridas pelos piratas informáticos e demonstra que os utilizadores continuam a optar por "passwords" demasiado simples. Pela primeira vez, "123456" lidera o top, sendo seguido de perto pela password... "password". "Qwerty", "abc123" e combinações repetitivas de número também fazem parte do top, que conta com algumas surpresas: "iloveyou" (amo-te), "letmein" (deixa-me entrar), "monkey" (macaco) ou "shadow" (sombra) são algumas das mais utilizadas (e roubadas) passwords a nível mundial.

Quer saber se alguma das palavras-passe que utiliza fazem parte da lista das mais inseguras?

Veja o top:

1 - 123456

2 - password

3 - 12345678

4 - qwerty

5 - abc123

6 - 123456789

7 - 111111

8 - 1234567

9 - iloveyou

10 - adobe123

11 - 123123

12 - admin

13 - 1234567890

14 - letmein

15 - photoshop

16 - 1234

17 - monkey

18 - shadow

19 - sunshine

20 - 12345

 

Fonte: jn.pt

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Médicos removem 232 dentes da boca de jovem indiano


Um rapaz indiano de 17 anos foi submetido a operação em que lhe extraíram 232 dentes da boca. A cirurgia durou sete horas.

Ashik Gavai chegou ao hospital com um inchaço na mandíbula direita, disse à BBC Sunanda Dhiware, a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, maior cidade da Índia.

O adolescente já estava em sofrimento há uma ano e meio e foi da sua aldeia para Mumbai depois de os médicos locais não conseguirem identificar a causa do problema.

O pai de Ashik, Suresh Gavai, citado pelo jornal Mumbai Mirror, disse que o filho se queixava de dores intensas há um mês. Os cirurgiões tinham descrito a sua condição como «muito rara» e «um recorde mundial».

«O incómodo de Ashik foi diagnosticado como um complexo tumor odontogénico em que numa única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tipo de tumor benigno», disse Dhiware.

A cirurgiã contou que, no início, não podiam cortar os dentes, pelo que teve que usar dois instrumentos simples (um cinzel e um martelo) para arrancá-los.

«Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Inicialmente, nós guardámo-los, pareciam verdadeiras pequenas pérolas brancas. Depois começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes», acrescentou.
A cirurgia, realizada na segunda-feira, envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik tem agora 28 dentes.

«Nunca tinha visto nada igual na minha carreira de 30 anos», disse, Dhiware,  descrevendo o caso como «muito raro», e salientando que estava «radiante de receber um caso tão interessante».

«De acordo com a literatura médica disponível sob o assunto, tínhamos conhecimento de um caso que afetou a mandíbula superior em que, no máximo, 37 dentes foram extraídos a partir do tumor. Mas, no caso de Ashik, o tumor foi encontrado no fundo da mandíbula inferior e tinha centenas de dentes», afirmou.
 

Fonte: bbc

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alemanha sagra-se Tetracampeã Mundial em Futebol



A Alemanha é a nova campeão mundial, título que conquistou pela quarta vez. Um golo de Mario Gotze, no prolongamento, valeu a vitória dos germânicos na final diante da Argentina (1-0), tornando-se nos primeiros europeus a vencer um Mundial no continente americano.
 
Por todos os motivos e mais algum, o Campeonato do Mundo organizado pelo Brasil revelou-se histórico. A organização teve nota muito positiva a assistiu-se a enormes exibições individuais, houve grandes surpresas e resultados incríveis. A tudo isto junta-se um campeão que desde o início fez questão de mostrar a toda a gente que era a equipa mais bem preparada e com melhores argumentos para levantar o troféu.
 
A Alemanha frustrou a Argentina (1-0) numa final muito disputada e que só foi decidida no prolongamento. Aí, Götze foi buscar toda a inspiração para, num belo gesto técnico, fazer o único golo do encontro. Quarto título de campeã mundial para a Alemanha na oitava final disputada e mais uma final amarga para a Argentina, que esteve presente em cinco decisões mas só venceu duas.
 
A Alemanha campeã do Mundial 2014 está longe de ser a formação fria e física que normalmente se associa à Mannschaft. Muito se tem falado do “samba alemão” que a equipa orientada por Joachim Löw mostrou no Brasil. Não é só nos relvados que isso é verdade: ao estilo de jogo muito atractivo que coloca em prática, a selecção alemã adopta uma postura muito descontraída que foi evidente ao longo de todo o torneio. Fosse na forma como os jogadores celebraram no relvado com as respectivas famílias, fosse na política aberta com que trabalharam na Bahia durante o torneio. Tudo foi pensado ao pormenor, incluindo as manifestações públicas dos jogadores que cativaram o Brasil inteiro.
 
A Alemanha pode continuar a ser uma máquina, mas é uma máquina com coração. E precisou dele todo para alcançar o quarto título mundial (1954, 1974, 1990 e 2014): no Maracanã, a Argentina ofereceu à Mannschaft um duro teste. A equipa de Alejandro Sabella mostrou a melhor face que se lhe viu durante o Campeonato do Mundo, colocando muitas dificuldades aos alemães e quase emperrando a máquina. Mas, já dizia Gary Lineker, no final ganha a Alemanha. Dos pés do jovem Götze saiu o lance que deixou prostrados milhares (milhões) de argentinos e deitou por terra o sonho da “alviceleste”. Conquistar o título no Maracanã constituiria a derradeira afronta para os rivais brasileiros e seria esfregar sal na ferida aberta que é, por estes dias, a relação do Brasil com o futebol. Tão cedo a “canarinha” não esquecerá o Mundial 2014.
 
O Mundial2014 de futebol terminou com os mesmos 171 golos da edição de 1998, igualando, assim, o máximo absoluto da competição, graças ao golo do alemão Mario Götze, no prolongamento da final com a Argentina (1-0).
 
Aos 113 minutos, o jogador do Bayern Munique permitiu que a prova brasileira igualasse a francesa, num tento que valeu o "tetra" à "Mannschaf", que já havia conquistado a prova em 1954, 1974 e 1990.
 
Em termos de média, os 2,67 golos por encontro superaram os 2,52 de 2002, os 2,30 de 2006 e os 2,27 de 2010. O colombiano James Rodriguez, com seis golos, foi o melhor marcador da edição de 2014, seguido pelo alemão Thomas Müller, com cinco, e pelo argentino Lionel Messi, o holandês Robin van Persie e o brasileiro Neymar, com quatro.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Clube Sportivo Mundelense, Bicampeão nacional, aposta nos jovens de São Nicolau.


Clube Sportivo Mindelense, Bicampeão nacional, aposta nos jovens de São Nicolau.

Na última época, 5 jogadores da ilha de São Nicolau foram campeões nacionais. São eles: Adir Cruz, Maldini Almeida (Bada), Patchik,  Catchupa e Idélvis.

A pensar na próxima época, o clube da Rua da Praia, contratou o jovem médio Sidnei Silva, mais conhecido por Tchinay, que na época passada representou a equipa de Chã de Alecrim – os Falcões do Norte.

Mailo Cruz, que recentemente assinou contrato com Belenenses, há 3 anos transferiu-se da Ultramarina para o Mindelense.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Mailó Cruz já assinou pelo Belenenses


Mailó Cruz, jovem do Tarrafal de São Nicolau, vai no jogar no Belenenses na próxima época.

O Belenenses, equipa da primeira divisão do futebol português, contratou Mailó, avançado que, nestas últimas duas temporadas, jogou no Leixões, clube pelo qual se tem notabilizado. As características de Mailó, de 22 anos, são do agrado de Lito Vidigal, trinador do clube do Restelo.

No Restelo, Mailó vai ter a oportunidade de se estrear na 1.ª Liga, um objetivo que foi delineado pelo próprio quando chegou a Portugal, vindo do Mindelense.

Equipa do Inter de Milão (Tarrafal de São Nicolau) - Torneio de Não-Federados.
Parabéns, Mailó.

Nish Wadada em tournée internacional.


Nish Wadada em tournée internacional.
Segundo Sapo Musika, a cantora do Tarrafal de São Nicolau já tem 15 espetáculos já marcados, durante este verão, entre Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Sérvia, entre outros países.
 

No dia 8, Nish Wadada partiu em tournée pela Europa. O primeiro show acontece a 12 de Junho, com uma atuação nas festas dos Santos Populares de Lisboa.

Este jornal online escreve que “a cantora vai atuar junto à Sé Catedral da capital portuguesa, num espetáculo onde é acompanhada do coletivo Portugal Dub Crew.

Depois, já no dia 27 e 28, a artista cabo-verdiana actua na VI Edição do Sumol Summer Fest 2014, em Ericeira, Portugal, ao lado de grandes lendas do Reggae como Anthony B e Ky-Many Marley (filho de Bob Marley) e Lutan Fyah”.

Já em Julho, a cantora, natural de São Nicolau, vai para a França onde vai cantar no Dub Camp Festival 2014, em Nantes, nos dias 4,5 e 6.

Dias mais tarde, Nish Wadada segue para a Sérvia, onde vai participar no Exit Festival na Sérvia, um festival que foi distinguido com o prémio Best Major European Festival 2013. A artista vai partilhar o palco com nomes como Jamiroquai, Carl Cox, Gloria Gaignor, Stromae e ainda Queens of Stone Age, nos dias 10 e 11 de Julho. Avança a nossa fonte.

A 12 de Julho, Nish Wadada atua na Holanda, país onde passou uma parte da sua vida, desta vez no Worm Festival, para depois rumar à Bélgica onde canta no Dour Festival a 19 de Julho.

Quatro dias depois, a artista segue para França já que é a vez de o Garance Festival receber Nish pela segunda vez consecutiva.

Em agosto, a cantora regressa a Cabo Verde para atuar na terra natal, São Nicolau, no Festival Praia d´Teja, em Tarrafal-SN.

Ainda em Agosto, Nish regressa palco do Rototom Sunsplash, no dia 21, em Barcelona, Espanha. A tournée de Nish Wadada deve culminar a 28 de com o Reggae Bus Fest na Bélgica.

Parabéns, Nish.

 
Fonte: sapo.cv

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pescadores desaparecidos foram resgatados com apoio do “Ponta Leste”

Foto da cmtsn.cv
Chico Djú e Zé Tatá foram resgatados depois de pelo menos oito horas de aflição. Tinham ido à faina por volta das três horas da madrugada e tudo corria bem até perto das 12 horas quando o mar mostrou a sua fúria.

 
Os dois pescadores da zona de Marel Pintod, Tarrafal,  dados como desaparecidos esta quarta-feira, dia 4 de junho, foram resgatados ao início da noite por uma embarcação que seguiu uma pista dada por um adolescente. Depois de uma tarde de aflição, chegou um sinal de esperança. Uma luz projetada do mar para a terra reacendeu as esperanças de encontrar os dois com vida.


Feito os démarches, o barco “Ponta Leste” capitaneado por Zé António Danje e com apoio de outros marinheiros fez-se ao mar para a operação de busca e por volta das 22 horas, o barco aportava o Porto do Tarrafal, com os pescadores a pisarem o chão firme do caís, entre aplausos das dezenas de pessoas que foram testemunhar este regresso à terra.

 
Era visível a satisfação e alegria das pessoas quando Chico e Zé voltaram à terra, com seu bote rebocado pelo “Ponta Leste”.


Já no Centro de Saúde para onde foram levados pela equipa da Proteção Civil e onde foram assistidos, não se confirmando nenhum problema de maior, Zé Tatá contou ao site da Câmara Municipal do Tarrafal-SN que tinham saído de casa por volta das duas da madrugada e que uma hora depois fizeram-se ao mar. “Estávamos fundeados próximo da praia de grade e estava tudo bem”, contou. Sucede que por volta do meio-dia, depois de levantar a pedra foram apanhados pelo temporal. “Não caímos na água, mas o bote foi invadido pelas correntes”, precisou, explicando que dali em diante foi lutar para evitar que a água tomasse conta da embarcação de boca aberta.

 
Do mar, os dois pescadores viram as movimentações da Polícia Nacional e da Câmara Municipal, durante toda a tarde, só que no sentido contrário não se via nada. E foi preciso anoitecer para se socorrerem de uma light que permitiu serem vislumbrados a partir da terra.

 
Ler texto completo em cmtsn.cv
Fonte: www.cmtsn.cv