Páginas

terça-feira, 17 de junho de 2014

Clube Sportivo Mundelense, Bicampeão nacional, aposta nos jovens de São Nicolau.


Clube Sportivo Mindelense, Bicampeão nacional, aposta nos jovens de São Nicolau.

Na última época, 5 jogadores da ilha de São Nicolau foram campeões nacionais. São eles: Adir Cruz, Maldini Almeida (Bada), Patchik,  Catchupa e Idélvis.

A pensar na próxima época, o clube da Rua da Praia, contratou o jovem médio Sidnei Silva, mais conhecido por Tchinay, que na época passada representou a equipa de Chã de Alecrim – os Falcões do Norte.

Mailo Cruz, que recentemente assinou contrato com Belenenses, há 3 anos transferiu-se da Ultramarina para o Mindelense.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Mailó Cruz já assinou pelo Belenenses


Mailó Cruz, jovem do Tarrafal de São Nicolau, vai no jogar no Belenenses na próxima época.

O Belenenses, equipa da primeira divisão do futebol português, contratou Mailó, avançado que, nestas últimas duas temporadas, jogou no Leixões, clube pelo qual se tem notabilizado. As características de Mailó, de 22 anos, são do agrado de Lito Vidigal, trinador do clube do Restelo.

No Restelo, Mailó vai ter a oportunidade de se estrear na 1.ª Liga, um objetivo que foi delineado pelo próprio quando chegou a Portugal, vindo do Mindelense.

Equipa do Inter de Milão (Tarrafal de São Nicolau) - Torneio de Não-Federados.
Parabéns, Mailó.

Nish Wadada em tournée internacional.


Nish Wadada em tournée internacional.
Segundo Sapo Musika, a cantora do Tarrafal de São Nicolau já tem 15 espetáculos já marcados, durante este verão, entre Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Sérvia, entre outros países.
 

No dia 8, Nish Wadada partiu em tournée pela Europa. O primeiro show acontece a 12 de Junho, com uma atuação nas festas dos Santos Populares de Lisboa.

Este jornal online escreve que “a cantora vai atuar junto à Sé Catedral da capital portuguesa, num espetáculo onde é acompanhada do coletivo Portugal Dub Crew.

Depois, já no dia 27 e 28, a artista cabo-verdiana actua na VI Edição do Sumol Summer Fest 2014, em Ericeira, Portugal, ao lado de grandes lendas do Reggae como Anthony B e Ky-Many Marley (filho de Bob Marley) e Lutan Fyah”.

Já em Julho, a cantora, natural de São Nicolau, vai para a França onde vai cantar no Dub Camp Festival 2014, em Nantes, nos dias 4,5 e 6.

Dias mais tarde, Nish Wadada segue para a Sérvia, onde vai participar no Exit Festival na Sérvia, um festival que foi distinguido com o prémio Best Major European Festival 2013. A artista vai partilhar o palco com nomes como Jamiroquai, Carl Cox, Gloria Gaignor, Stromae e ainda Queens of Stone Age, nos dias 10 e 11 de Julho. Avança a nossa fonte.

A 12 de Julho, Nish Wadada atua na Holanda, país onde passou uma parte da sua vida, desta vez no Worm Festival, para depois rumar à Bélgica onde canta no Dour Festival a 19 de Julho.

Quatro dias depois, a artista segue para França já que é a vez de o Garance Festival receber Nish pela segunda vez consecutiva.

Em agosto, a cantora regressa a Cabo Verde para atuar na terra natal, São Nicolau, no Festival Praia d´Teja, em Tarrafal-SN.

Ainda em Agosto, Nish regressa palco do Rototom Sunsplash, no dia 21, em Barcelona, Espanha. A tournée de Nish Wadada deve culminar a 28 de com o Reggae Bus Fest na Bélgica.

Parabéns, Nish.

 
Fonte: sapo.cv

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pescadores desaparecidos foram resgatados com apoio do “Ponta Leste”

Foto da cmtsn.cv
Chico Djú e Zé Tatá foram resgatados depois de pelo menos oito horas de aflição. Tinham ido à faina por volta das três horas da madrugada e tudo corria bem até perto das 12 horas quando o mar mostrou a sua fúria.

 
Os dois pescadores da zona de Marel Pintod, Tarrafal,  dados como desaparecidos esta quarta-feira, dia 4 de junho, foram resgatados ao início da noite por uma embarcação que seguiu uma pista dada por um adolescente. Depois de uma tarde de aflição, chegou um sinal de esperança. Uma luz projetada do mar para a terra reacendeu as esperanças de encontrar os dois com vida.


Feito os démarches, o barco “Ponta Leste” capitaneado por Zé António Danje e com apoio de outros marinheiros fez-se ao mar para a operação de busca e por volta das 22 horas, o barco aportava o Porto do Tarrafal, com os pescadores a pisarem o chão firme do caís, entre aplausos das dezenas de pessoas que foram testemunhar este regresso à terra.

 
Era visível a satisfação e alegria das pessoas quando Chico e Zé voltaram à terra, com seu bote rebocado pelo “Ponta Leste”.


Já no Centro de Saúde para onde foram levados pela equipa da Proteção Civil e onde foram assistidos, não se confirmando nenhum problema de maior, Zé Tatá contou ao site da Câmara Municipal do Tarrafal-SN que tinham saído de casa por volta das duas da madrugada e que uma hora depois fizeram-se ao mar. “Estávamos fundeados próximo da praia de grade e estava tudo bem”, contou. Sucede que por volta do meio-dia, depois de levantar a pedra foram apanhados pelo temporal. “Não caímos na água, mas o bote foi invadido pelas correntes”, precisou, explicando que dali em diante foi lutar para evitar que a água tomasse conta da embarcação de boca aberta.

 
Do mar, os dois pescadores viram as movimentações da Polícia Nacional e da Câmara Municipal, durante toda a tarde, só que no sentido contrário não se via nada. E foi preciso anoitecer para se socorrerem de uma light que permitiu serem vislumbrados a partir da terra.

 
Ler texto completo em cmtsn.cv
Fonte: www.cmtsn.cv

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Conferências e Exposição de Ervas e Produtos Naturais


Ervas, xaropes, óleo de eucalipto e vinagres, sua preparação e vantagens para a saúde da mulher, são pretexto para duas conferências a ter lugar na Ribeira Brava e no Tarrafal, onde exposições destes produtos vão estar patentes.
 
O uso e a preparação das ervas, xaropes, óleo de eucalipto e vinagres para a saúde, especialmente da mulher, são o pretexto para duas conferências a ter lugar nos municípios da Ribeira Brava e do Tarrafal, está quarta e quinta-feira, 4 e 5. Pretende-se com esta iniciativa valorizar os produtos naturais da ilha.

A Organização das Associações Comunitárias de São Nicolau (ORAC-SN) vai expor produtos medicinais – ervas, xaropes, óleos de eucalipto e vinagres, entre outros. Em simultâneo, realiza as palestras, que se centram na "Saúde da mulher, as prioridades medicinais de cada uma das plantas e como preparar os chá”.

De referir que no quadro do projeto “Voz e Força, a ORAC-SN pretende criar Grupos de Reflexão, Informação, Formação e Experimentação (GRIFE’s)" em 11 comunidades de São Nicolau onde têm surgido coletivos de transformação agroalimentar.

Destaca-se entre eles o GRIFE de Fragata, que trabalha na valorização das ervas medicinais e que respondem pela exposição, que acontece esta quarta-feira, 4, na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, e na sexta-feira, 5, no Centro Cultural Paulino Vieira no Tarrafal.

 
 

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mindelense conquista 19.º título de campeão Nacional


O Clube Sportivo Mindelense de São Vicente conquistou no sábado último, dia 31 de maio, o seu 19.º título de campeão nacional de Cabo Verde e o segundo consecutivo, ao empatar a zero com a Académica do Fogo em jogo da finalíssima do campeonato cabo-verdiano.
 
 
Depois da vitória por 2 - 1 no jogo da primeira mão, o Mindelense levou a lição bem estudada para a casa do adversário e sabia de antemão que um empate seria suficiente para ficar com a taça pelo segundo ano consecutivo, um facto que não acontecia há 37 anos.
 
Individualmente, Sy (Académica do Fogo) foi considerado o melhor jogador e melhor marcador do campeonato, com cinco golos, Toll do Mindelense foi o melhor guarda-redes e Rui Alberto também do Mindelense o melhor treinador.
 
 Na equipa do Mindelense, jogam 4 jogadores do Tarrafal de São Nicolau. São eles, Adir Cruz, Maldini Almeida (Bada), Patchik e Catchupa (na foto)