Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Apuramento para CAN 2015 - Morrocos


Cabo Verde no Grupo F
A seleção nacional de futebol conheceu hoje, 27, os adversários para a fase de apuramento para o Campeonato de África da Nações 2015 (CAN’2015).
A prova disputa-se de 17 de Janeiro a 07 de Fevereiro de 2015, em Marrocos.
Cabo Verde ficou inserido no Grupo F e terá como  adversários a Zâmbia, o Níger e o vencedor do encontro Tanzânia – Zimbabwe.
As duas equipas líderes de cada grupo vão qualificar-se diretamente para o CAN. 
A equipa melhor classificada em terceiro lugar na fase de grupo, bem como a do país anfitrião, Marrocos, vão juntar-se às seleções qualificadas.


 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Entrega de caixas isotérmicas aos operadores de pesca do Tarrafal-SN


 A Morabi – Associação de Apoio à Auto-promoção da Mulher no Desenvolvimento – entregou, terça-feira, 60 caixas isotérmicas de 70 litros e dois de 680 litros aos operadores de pesca da Ribeira Brava e do Tarrafal de São Nicolau.

A presidente da Morabi, Lúcia dos Paços, proferiu que esta iniciativa enquadra-se no projeto “Promoção do Associativismo, das Capacidades Técnicas e do Exercício da Cidadania nas Comunidades Piscatórias de Porto Novo, Maio, Ribeira Brava e Tarrafal de S. Nicolau”, financiado em mais de 25 mil contos União Europeia e cofinanciado pela Morabi.

Este projeto, que se iniciou em Novembro de 2011, visa igualmente reforçar o associativismo do sector da pesca artesanal com critérios de sustentabilidade e rentabilidade mediante o incremento de capacidade técnica dos seus associados.

Foi realizado um conjunto de ações de formação que visam a melhoria na gestão dos negócios, tendo em conta a sustentabilidade ambiental e a criação de uma rede de comercialização do pescado.

Foram capacitados os operadores de pesca em cinco áreas específicas: associativismo/desenvolvimento local, conservação, transformação e comercialização do pescado, empreendedorismo, saúde reprodutiva, direitos humanos e cidadania e com acesso ao crédito.

A cerimónia de entrega das caixas isotérmicas realizou-se em parceria com a Direção Geral das Pescas e a câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e da Ribeira Brava.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Japonês, Kay Aoky, faz tese de doutoramento sobre a Morna.


Kay Aoki, 26 anos, filho de mãe inglesa e pai japonês, escolheu a morna como tema da sua tese de doutoramento pela Universidade de Kyoto, Japão. Esse nipónico, que é mestre em Estudos Lusófonos, apaixonou-se por este género musical cabo-verdiano “à primeira escuta”, graças a um álbum de Cesária Évora, oferecido por um professor de língua francesa. Conquistado, Kay resolveu mergulhar na origem da morna e transformar essa aventura numa tese académica.
Em relação ao seu estudo, Kay Aoki afirma que o seu interesse particular é saber como é que a morna está a desenvolver-se. “Durante seis meses, através de várias entrevistas, quis saber junto dos músicos que compõem ou interpretam a morna, e também junto das pessoas comuns, como é que eles vêm, vivem e sentem este género de música”, escreve o A Nação.
“Com o meu trabalho espero contribuir para um melhor conhecimento da morna, sobretudo agora que se fala na sua elevação a património da humanidade pela UNESCO”, afirma Aoki.
 

terça-feira, 15 de abril de 2014

Rary Silva - Direcção d`nha Vida



"Direcção d'nha vida" celebra o primeiro ano do lançamento do álbum de estreia "Start Up", de Rary Silva, jovem cantor natural da Cidade da Ribeira Brava, ilha de São Nicolau.
Após o Lançamento de "Start Up",com 14 faixas, Rary Silva tem feito alguns trabalhos de divulgação do seu talento.