quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Associação Regional de Futebol de São Nicolau organiza acção solidária



A Associação Regional de Futebol de São Nicolau entregou géneros alimentícios arrecadados nos jogos da 7.ª Jornada do Torneio de Abertura.






Durante os jogos da 7.ª e última jornada do Torneio de Abertura, realizados na Cidade do Tarrafal de São Nicolau e na Ribeira Brava, a ARFSN, em vez de cobrar bilhetes, desafiou os munícipes a colaborar com um quilo de alimento.
Durante o evento, foram recolhidos bens alimentares – nomeadamente massa, óleo, leite, açúcar, milho e fava –, destinados às famílias mais necessitadas.

A iniciativa englobou uma jornada desportiva de grande envolvência, enquadrada no papel de caráter social que a ARFSN vem cumprindo com assiduidade na ilha.
Esta é uma forma de a ARFSN poder colaborar para que as famílias mais desfavorecidas possam viver a quadra natalícia de forma mais condizente.


Na Ilha, foram várias as entidades que promoveram eventos para ajudar os mais carenciados a ter um mês de dezembro melhor.

Os géneros alimentícios foram entregues ontem, dia 27, à Cruz Vermelha na Ribeira Brava.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Sport Clube Atlético conquista o torneio de abertura de São Nicolau 2016/2017


A equipa do Sport Clube Atlético é o vencer do Torneio de Aberto 2016/2017 da Associação Regional de Futebol de São Nicolau.





O Sport Clube Atlético empatou frente ao Belo Horizonte a uma bola e conquistou o torneio de abertura de São Nicolau 2016/2017 a uma jornada do término da prova. Nos outros jogos da 6.ª jornada, a equipa F.C. Ultramarina goleou o F.C. Talho por 4–0. O jogo entre AJAT-SN e a Académica da Preguiça ficou empatado a zero. O mesmo resultado aconteceu no encontro entre Praia Branca e Desportivo da Ribeira Brava.




Na próxima semana, as equipas voltam ao Estádio Orlando Rodrigues e Di Deus para cumprir a última jornada do torneio.

Câmara Municipal da Ribeira Brava sem Vereadores a Tempo Inteiro


No primeiro dia da primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal da Ribeira Brava, que se realizou no dia 19, ficou aprovada a profissionalização dos vereadores. Todos a meio tempo.





A profissionalização dos Vereadores, Anildo Santos, Osvaldo Fonseca e Orlando Andrade, a meio tempo, foi aprovada com 9 votos a favor (GIRB e MpD) e 4 votos contra (PAICV). O Vereador Carlos Barbosa ficou sem pastas.

A bancada do GIRB e do MpD votaram a favor porque acreditam que o Município não tem recursos e que a receita anual não dá margens para a profissionalização dos Vereados a tempo inteiro. Por sua vez, o líder da bancada do PAICV, Antonino Pascoal, defende que houvesse pelo menos um Vereador a tempo inteiro que substituísse o Presidente da Câmara Municipal quando este estiver ausente. 

Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau Aprova Instrumentos de Gestão para 2017


A Assembleia Municipal do Tarrafal de São Nicolau aprovou na quinta-feira, dia 22, na sua primeira sessão ordinária, o Orçamento e Plano de Atividades para o ano económico de 2017.






Os Instrumentos de gestão para o ano de 2017 foram ontem aprovados com 8 votos favoráveis do MpD. A bancada do PAICV absteve-se.
O Orçamento da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau para 2017 é de 260.000.000$00.

De realçar que em relação ao ano económico de 2016, as receitas aumentaram a quantia de 71.000.000$00 (setenta e um milhões escudos) equivalente a 31% enquanto a previsão para as despesas tiveram um acréscimo de 14%, correspondente a 32.000.000$00 (trinta e dois milhões de escudos).

Nesta primeira sessão ordinária, foram discutidos e aprovados os seguintes pontos:
Período antes da Ordem do dia aberto ao público.
Período antes da Ordem do dia aberto aos eleitos.
Discussão e aprovação da Proposta Distribuição de Pelouros: Profissionalização de Vereadores meio tempo e tempo inteiro.
Discussão e Aprovação da Proposta de Fixação das Senhas de Presença aos eleitos Municipais.
Discussão e aprovação da proposta de Atualização do salário do Secretário Municipal.
Discussão e Aprovação da Taxa Municipal de Direito de Passagem.
Discussão e Aprovação da Proposta de Atualização da Tarifa de Água
Análise, Discussão e Aprovação da Proposta de Descongelamento do Pessoal.
Análise, Discussão e Aprovação do Quadro do Pessoal da Câmara Municipal, para o ano de 2017.
Analise, Discussão do Plano de Actividades do Município para o ano 2017.

Analise, Discussão e Aprovação do Orçamento Municipal para o ano 2017.

Câmara Municipal da Ribeira Brava aprova Orçamento e Plano de Atividades para 2017

229 milhões é o orçamento que a Câmara Municipal da Ribeira Brava de São Nicolau tem para gerir durante o ano 2017. A proposta foi aprovada na última terça feira, no segundo dia da sessão ordinária.
O Orçamento e Plano de Atividade da Câmara Municipal da Ribeira Brava para o ano 2017 ficaram aprovados com 9 votos a favor (GIRB e MpD) e 4 abstenções (PAICV).



O Segundo Antonino pascoal, o PAICV absteve-se porque estava à espera de um orçamento realístico que assentasse no Plano de Actividades apresentado pelo Presidente da Câmara. O líder da bancada do MpD, José Martins, assegurou que o Plano de Actividades para 2017 vai ao encontro com as expectativas da população da Ribeira Brava. Para a líder da bancada do GIRB, Leydilene Cabral, o Plano de Actividades para 2017 traz inovações que beneficiam o município. A bancada do PAICV decidiu abster-se e dar à Câmara Municipal o benefício de dúvidas.

O GIRB e MpD defendem que o orçamento do Município é reflexo do Plano de Actividades.
O Presidente da Assembleia Municipal, Benvindo Almeida, avaliou positivamente a primeira sessão ordinária do mandato. Disse que o objetivo da foi cumprido – aprovar todas as propostas discutidas na Assembleia.

A sessão ordinária aconteceu na segunda e terça feira e foram aprovadas todas as propostas apresentadas pela Câmara Municipal.

A área social e o turismo são as grandes apostas da Câmara da Ribeira Brava para o ano 2017.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Morreu o arquiteto e pintor José Freitas Gomes


O arquiteto e artistas plástico José Freitas Gomes, mais conhecido entre os amigos por Djosa de Covoada faleceu no domingo, 18, em Portugal, vítima de doença prolongada.


José Freitas Gomes nasceu na ilha de São Nicolau, viveu a sua juventude no Mindelo, onde estudou, e em 1966 ingressou na escola de arquitetura e urbanismo do Rio de Janeiro.
Em 1971 regressou a Cabo Verde, onde, desde então, dividiu a sua profissão de arquiteto com a pintura, uma das suas grandes paixões.

A Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde emitiu esta segunda-feira, um comunicado manifestando o seu pesar pelo passamento daquele que foi um dos seus “mais ilustres” membros.
Foi o responsável pela requalificação urbana da Cidade da Ribeira Brava de 2004 a 2008.
Obra de José Gomes, exposta na Biblioteca João Lopes, Cidade da Ribeira Brava, São Nicolau.

Hilário Silva Lança “Boas Palavras”


“Boas Palavras”, o primeiro trabalho discográfico de Hilário Silva, chega hoje ao Youtube assim como o videoclip do terceiro single “Dam nha terra”.


“Boas Palavras”, com sotaque de São Nicolau, foi uma expressão que Hilário Silva sempre ouviu, dito pela avó com quem cresceu em São Vicente.
“É uma expressão que ela usa muito. O que dizemos influencia as pessoas … tanto pode inspirá-las como influencia-las negativamente. A escolha dessa expressão para o álbum é mesmo uma forma de influenciar as pessoas de forma positiva. O meu álbum reflete muita coisa que a minha avó ensinou-me e é em homenagem a ela. A minha personalidade é reflexo da dela e a minha forma de pensar e os meus valores, a ela devo”, começa por explicar.

O artista conta que foram cerca de quatro meses de produção, na XL Produções, até chegar ao produto final e um período de muita aprendizagem. “Foi muito rico porque tentei trazer diferentes pessoas, que produzem de formas diferentes e que sempre respeitaram a minha opinião”, diz.
São no total 10 faixas todas compostas por Hilário à exceção de “Ti pon sta” que escreveu a meias com Su Boss, a única participação no álbum. “É o tema mais descontraído do álbum, não tão centrado na mensagem”. O tema foi produzido por Diego Gomes que também gravou a maior parte dos instrumentos.

Os restantes nove temas contaram com produção e arranjos de Vando Pereira e Jorge Almeida (Djodje): “Volta pa kaza” (single), “Tud ta pára” (single), “Dam nha terra”, “Um dia bom”, “Mnine”, “Mora na mi”, “Djodje” (que conta um pouco da história do amigo e guitarrista Jorge Almeida), “Inda bem” (a coladeira do álbum) e “Mante”, este último que, garante, “ vai ser uma surpresa para muita gente por ser num estilo em que poucas pessoas estão à espera”.
No CD participam músicos como Kaku Alves, Rob Leonardo, Vando Pereira, Khaly, Diego Gomes, N’du, Palinh Vieira e Jorge Almeida além dos coros de Fattú Djakité e Sílvia Medina.

“As minhas composições são claras mas não previsíveis”.
Hilário Silva conta que alguns dos temas do álbum já são antigos e outras escreveu a pensar no álbum. “As minhas composições são claras mas não previsíveis. Tento passar sempre mensagens positivas. “Dam nha Terra” é o tema mais interventivo. Fala da atenção que devemos ter com a nossa terra e tem um pouco de contexto histórico. Há pessoas que vão interpretá-lo como estando a falar de escravatura, outras como o que estamos a viver mais recentemente”.



Visivelmente satisfeito e feliz, assegura que “Boas Palavras” reflete tudo o que sempre sonhou para o seu primeiro trabalho. “Este álbum é a minha cara. Fizémos música respeitando a minha maneira e não o que é padrão ou que seria esperado. Fui fiel ao que quis transmitir. Muitos disseram-me para continuar no meu estilo próprio pois era o que queriam ouvir … algo diferente. Sim, temos a nossa música tradicional e respeitei os ritmos mas com as minhas influências e preferi ser fiel a mim mesmo. Não gosto de fazer música porque vai vender mas sim porque acho que tenho algo a dizer”, sublinha.
A viver em pleno a sua carreira na música, Hilário Silva já só pensa em poder apresentar às pessoas o seu primeiro trabalho. Os shows de apresentação de “Boas Palavras” acontecerão em 2017.
“O meu desejo é conseguir levar o álbum a todos os lugares que consiga. Em todos os lugares em que exista pelo menos uma pessoa com vontade de o escutar. Estou mesmo com muita vontade de tocar estes temas ao vivo e de mostrá-los às pessoas. Já estava cansado de fazer covers. Já tinha a minha identidade (musical) formada e achei que já era altura de começar a cantar as minhas próprias músicas”, termina.

youtube do artista

Fonte: sapo.cv

sábado, 17 de dezembro de 2016

Escola Narciso Ramalho conta com uma cozinha completamente remodelada e equipada


A Escola de Ensino Básico Narciso Ramalho, Fajã de Baixo, conta agora com uma cozinha completamente remodelada e equipada.





Para o gestor daquela instituição este é um momento de alegria, ao ver um sonho de há muitos anos ser realizado. Em novembro de 2015 começaram as obras de remodelação da cozinha da escola Narciso Ramalho e esta sexta-feira a comunidade educativa viu a inauguração do novo espaço.

Segundo o gestor da instituição, Januário Gomes, em declaração à RTC, a partir desta data os alunos vão passar a ter uma refeição preparada num espaço digno e de qualidade.
Antónia Almeida, uma das cozinheiras da escola, disse à mesma fonte que está satisfeita com o novo local de trabalho.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Vladmir Fonseca vence a 5.ª Edição da Corrida da Montanha em Bicicleta


Enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Montanha, que se assinala a 11 de dezembro, a Direção do Parque Natural do Monte Gordo organizou, no passado sábado, a 5.ª Edição da Corrida da Montanha em bicicleta.



A corrida contou a participação de oito atletas que fizeram o percurso Tarrafal/Ribeira Brava/Cachaço em, aproximadamente, 2 horas e 30 minutos.

Segundo a Direção do Parque Natural do Monte Gordo, esta corrida visa sensibilizar a população da importância da proteção e conservação das montanhas.


Esta iniciativa do Parque Natural Monte Gordo teve a parceria da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e da Ribeira Brava.






Classificação final:

1.º 
Vladmir Fonseca
2.º
Jandir Lopes
3.º 
Danielson Brito
4.º 
Iuran Michele
5.º 
Jailson Silva
6.º 
Larry
7.º 
Kevin Rocha
8.º 
Malik Gomes

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Jucily Monteiro distinguida como melhor aluno 2015/2016 do Liceu Pedro Corsino de Azevedo.



A Direção da Escola Pedro Corsino de Azevedo, realizou no passado sábado, dia 10, no auditório do Liceu, a Gala dos Melhores, para prestar homenagem a 28 alunos, do 7.º ao 12.º Ano, que se destacaram no Quadro de Honra e Excelência no Ano Letivo 2015/2016.


A cerimónia iniciou com o discurso da Diretora do Liceu, Professora Sara Brito, que endereçou mensagens de parabéns e incentivos.

Segundo a Delegada do Ministério da Educação no Município, Ivanilda Spencer, representada pela Professora Elsa Neves, "foi um dia em que se conseguiu reunir, no mesmo espaço, alunos dedicados, pais e/ou encarregados de educação orgulhosos, professores empenhados nas suas tarefas e uma escola que segue a passos largos e rumo ao progresso". "Foi, e será sempre, um dia em que estes alunos não mais esquecerão. Um marco importantíssimo nas suas carreiras escolares, na medida em que se tratou do reconhecimento da qualidade e seriedade dos seus trabalhos. Este reconhecimento visa, não apenas premiar os bons resultados ou comportamentos exemplaras, reconhecer e valorizar o esforço e o exercício de uma cidadania responsável e ativa e o estímulo ao gosto pela aprendizagem e busca da excelência", Acrecentou


Jucili Monteiro, a melhor aluna do do Ano Letivo 2015/2016, disse que é um enorme prazer ver o reconhecido de todo o empenho e, dedicação dos alunos. "Não foi fácil, mas nada é impossível quando há trabalho, empenho e dedicação", concluiu.


Eis os 10 melhores alunos premiados:

Jucily Monteiro – 8.º Ano
Teresa do Rosário – 11.º ano
Kelly Joice Gomes – 7.º ano
Susana Silva – 12.º ano
Kelly Simone Lima – 9.º ano
Miriam Soares – 8.º ano
Alessandro Fortes – 9.º ano
Edileusa Santiago – 8.º ano
Félix Monteiro – 8.º ano
Mila Duarte – 7.º ano

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Liceu Pedro Corsino de Azevedo homenageia os melhores alunos do Ano Letivo 2015/2016


Enquadrado nos planos de Atividade, o Liceu Pedro Corsino de Azevedo, situado no Tarrafal de São Nicolau, realiza, no dia 10 do corrente mês, às 18h30, no auditório da escola, a Gala dos Melhores.







Segundo a Direcção do Liceu, o objectivo essencial é prestar homenagem aos alunos que se destacaram no Quadro de Honra e Excelência no Ano Letivo 2015/2016. Assim como o reconhecimento pelo trabalho desempenhado e incentivo para continuação de boa realização escolar a nível de aproveitamento e comportamento.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Formação Base para Treinadores de Futebol

De 5 a 10 deste mês, decorre, na ilha de São Nicolau, uma Formação Base para treinadores de Futebol, ministrada pelo seleccionador nacional Lúcio Antunes.




Trata-se de uma iniciativa da Associação Regional de Futebol de São Nicolau, em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e da Ribeira Brava.
Na Ribeira Brava, as aulas teóricas decorrem no Liceu Baltazar Lopes da Silva e as práticas no Estádio Municipal Di Deus. Na Cidade do Tarrafal de São Nicolau, a parte teórica decorre no Centro Cultural Paulino Vieira e a parte prática no Estádio Municipal Orlando Rodrigues.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Embaixador dos Estados Unidos da América visitou a Ilha de São Nicolau

Foto: Facebook da CMTSN

O Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Donald Heflin, acompanhado pela Marissa Scott, efetuou, na passada terça feira, 29 de novembro, uma visita de cortesia à ilha de São Nicolau.




Segundo as informações da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, na sua página do Facebook, nesta visita, o Embaixador teve a oportunidade de se encontrar com os Presidentes das Câmaras Municipais do Tarrafal de São Nicolau e da Ribeira Brava, para estreitar relações e estabelecer parcerias.

Durante a sua estada em São Nicolau o Embaixador teve a oportunidade de visitar várias localidades históricas da ilha.

Escolas da Cidade do Tarrafal de São Nicolau marcham na luta contra a SIDA


Mais de uma centena de alunos dos Jardins Padre Gesualdo e Florido, EBI Lucília Freitas e o Liceu Pedro Corsino de Azevedo encheu o Largo de Cimentinho, Centro da Cidade, para uma marcha de luta contra a SIDA.




Segundo Ivanilda Spencer, Delegada do Ministério da Educação, o objetivo da marcha passa por sensibilizar os munícipes, para que a mensagem passe da melhor forma possível. 
A intenção é alertar, principalmente os jovens, para a necessidade de prevenção contra a SIDA.





No final, foram distribuídos panfletos de informação e prevenção do vírus.
Iniciativa da Delegação do Ministério da Educação em Tarrafal de São Nicolau, em parceria com a Câmara Municipal, Centro de Saúde e a Polícia Nacional.

Vladimira Marcos é a representante de São Nicolau no Miss Cabo Verde 2016


Vladimira Marcos é a representante de São Nicolau no Miss Cabo Verde 2016 a decorrer no dia 03 de dezembro, no Anfiteatro José Cabral, na ilha do Sal. O Concurso Miss Cabo Verde 2016 é organizado pela Capital Modell – Agência de Moda Marketing e Publicidade.





A disputa entre as 11 candidatas terá lugar a partir das 21:00 horas, com a animação de vários artistas, as candidatas, incluindo uma da diáspora (Holanda), vão desfilar com modelos diversos, a começar pelo traje tradicional, aliás, obrigatório, de biquíni, traje desportivo e, finalmente, com o traje de gala.

A candidata vencedora, além de receber 150 mil escudos, atribuídos pela Câmara Municipal do Sal irá representar Cabo Verde noutros concursos internacionais, nomeadamente Miss CEDEAO, Miss CPLP, Miss Mundo e provavelmente Miss Universo, estes dois últimos, dependendo de patrocinadores.





O evento conta com o apoio das Câmaras Municipais, Resort Group e vários outros parceiros.

Festas do Município da Ribeira Brava 2016



A Cidade da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, é nos últimos dias palco de intensas atividades desportivas, culturais e recreativas, em comemoração ao dia do Município que se assinala no dia 6, próxima terça feira.

Celebra-se, também, o dia de São Nicolau (padroeiro da ilha).




Eis o programa: