domingo, 14 de agosto de 2016

Festival de Atum 2016

A cidade de Tarrafal de São Nicolau acolhe este domingo, 14, a 2.ª edição do Festival de Atum, um evento gastronómico que tem como objetivo, segundo a edilidade, dinamizar a economia à volta da pesca e valorizar o trabalho dos pescadores locais.

De acordo com as normas do evento, cada expositor deve apresentar no mínimo três pratos diferentes cujo ingrediente principal é o atum, podendo os mesmos apresentar muitas outras variedades à volta deste peixe.


Além da gastronomia, o evento conta ainda com muita música e outras atividades culturais, desportivas e recreativas, nomeadamente natação, corrida na praia e corrida de botes.


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

5. ª edição da Feira Gastronómica “Gostos e Sabores” do Parque

O Parque Natural do Monte Gordo, na ilha de São Nicolau, acolhe, neste fim-de-semana, 6 e 7 de Agosto, um total de 21 expositores para a realização da 5.ª edição da Feira “Gostos e Sabores do Parque”, visando a promoção dos pratos típicos da ilha.







O objectivo do certame é o de promover a cultura, os produtos locais e actividades geradoras de rendimento para as famílias da “ilha do poeta e escritor, Baltazar Lopes”, através do Parque Natural.

Segundo esta responsável, sob o lema Gostos e Sabores do Parque, a organização do evento, quer este ano apostar mais na experiência nos expositores, isso porque todos participaram numa formação nas áreas de técnicas e manuseamento básico, realizada no ano passado, em parceria com a Escola Hotelaria e Turismo.

“Esta feira tem sido uma oportunidade de negócio para as pessoas que vivem nos arredores do Parque Natural, temos uma grande riqueza em termos culinários que merece ser promovida e esperamos que este ano possivelmente teremos um número de visitantes considerável”, disse Lindaci Oliveira, ressalvando que ao contrário das edições anteriores, este ano a entrada ao Parque será cobrada a um preço simbólico.
Informou, por outro lado, que este ano pretende-se homenagear todos guardas florestais existentes em São Nicolau, indicando que esta decisão se deve ao facto de os mesmos estarem a dar um enorme contributo em prol do desenvolvimento do Parque Natural do Monte Gordo, garantindo a conservação da sua biodiversidade.

Lindaci Oliveira apontou a falta de um espaço com capacidade de receber mais expositores e visitantes como o maior constrangimento registado pela organização na realização das edições anteriores.
Comparativamente às edições anteriores, disse, que este ano a feira conta ainda com um leque de actividades de animação como, teatro, dança, música e a presença de vários artistas locais, estando o evento apoiado ainda pela Câmara Municipal, os residentes locais e na diáspora.

O certame que acontece nos dias 6 e 7 de Agosto, está orçado em 500 contos.
O Parque Natural de Monte Gordo ocupa uma área de cerca de 950 hectares, distribuídos pelos municípios do Tarrafal e da Ribeira Brava. Foi decretado património natural de Cabo Verde a 24 de Fevereiro e faz parte das zonas protegidas do país.

Inforpress