segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Pescador naufragado resgatado com vida


Jovem do Tarrafal de São Nicolau foi resgatado horas após ao naufrágio. Hochimy Sequeira saiu do cais de pescas do Tarrafa-SN numa embarcação de boca-aberta, sozinho, logo de manhã, e foi à faina perto do Ilhéu Raso. O pescador natural do Tarrafal-SN foi surpreendido pela fúria do mar, que tem estado agitado.

O pedido de socorro foi lançado pelo próprio, logo após ao meio-dia, através de um telefonema a um amigo.

Após o pedido de socorro, as embarcações “Ponta de Leste” e “Aliança” foram à procura do jovem pescador, acabando por resgatá-lo por volta da 14h30. Hochimy já se encontra em casa.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Futebol Clube Ultramarina e as suas crises


A equipa do Futebol Clube Ultramarina, que no ano passado comemorou os 50 anos, atravessa um dos piores momentos da sua história.

Tudo se iniciou no final da época transata, quando a direção presidida pela Marineida Conceição da Graça pôs o cargo à disposição a meio do mandato. Sem eleições, devido a falta de candidatos, o clube está sob gestão do jovem Simoni dos Santos Soares.

Nesta época, a equipa campeã do Campeonato Regional de São Nicolau 2014/2015 em futebol tem vindo a somar uma séria de maus resultados. Perdeu a supertaça de São Nicolau para o F.C. Belo Horizonte. No torneio de abertura, ficou de fora ao perder nas meias-finais com Associação Académica da Preguiça. Foi eliminada da Taça de São Nicolau pela AJAT-SN. À quarta jornada, está na antepenúltima posição do campeonato, a 10 pontos do principal rival Sport Clube Atlético.

Devido à fraca qualidade de jogo e maus ressoltados no campeonato (somando apenas 2 pontos em 12 possíveis), indisciplina dos jogadores e descontentamento dos adeptos, o treinador Jorge Gonçalves “abandonou” o cargo.

Simoni dos Santos Soares avançou ao nosso blog que, por enquanto, “o capitão da equipa César Duarte assume o comando”.

“Estamos a negociar com o futuro treinador e aguardamos apenas pelo seu ok. O seu nome será anunciado em breve”, acrescentou.
Nesta quarta jornada, a equipa do F.C. Ultramarina não foi além de um empate a uma bola frente ao F. C. Praia Branca.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

População preocupada com a ruptura do stock de gás


População de São Nicolau está preocupada com a rutura do stock de gás.

Muitos sanicluenses estão preocupados com a rutura de stock de gás quer da ENACOL, quer da SHELL.








A rutura deve-se ao mau tempo que se fez sentir nestes dias, impedindo o navio que abastece o mercado de efetuar a descarga, tendo o mesmo seguido para a Cidade da Praia.
 Algumas “donas de casa” no Tarrafal-SN estão preocupadas porque já não têm gás em casa e não sabem para quando a reposição do stock.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Rocha desaba no Caminho Novo e deixa estrada intransitável


Rocha desaba no Caminho Novo e deixa estrada intransitável.
Segundo informações, o desabamento aconteceu hoje, por volta das 12h20, logo na entrada no Cachaço – sentido Tarrafal/Ribeira Brava. A estrada está intransmissível.
Não há relatos de danos nem ferimentos.


Segundo SNDiário, “da Cidade da Ribeira Brava foi possível ver uma quantidade enorme de fumo de terra bem como filas de carro sem poderem transitar no local”.

Em Setembro de 2009 uma derrocada no “Caminho Novo”, bloqueou a ligação entre os municípios da Ribeira Brava e Tarrafal.
 
Perguntamos, para quando um caminho alternativo?
 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Carnaval de São Nicolau 2016


Durante os dias de carnaval, a Cidade da Ribeira esteve em festa.
 
O grupo Copa Cabana entrou no Terreiro com dois carros alegóricos e seis alas, homenageando as crianças da Ribeira Brava.
 
Brilho da Zona, do Caleijão, com dois carros alegóricos e quatro alas, saudando os seus 25 anos do grupo.
 
Estrela Azul, com sete alas e dois andores, fez uma homenagem aos emigrantes da ilha residentes nos Estudos Unidos. 
 
 
Veja os vídeos.

 


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Será criada a casa da Morna Sodade


A casa de Armando Zeferino Soares, autor da Morna Sodade, na Vila de Praia Branca, será transformada em casa da morna Sodade. O espaço foi cedido à Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, pelos herdeiros, por um período de 10 anos.
 
 
 
A assinatura do protocolo de cedência do espaço aconteceu no dia 6, no Museu da Pesca, na Cidade do Tarrafal de São Nicolau, e foi testemunhado pelo Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa.



Após a assinatura do protocolo da cedência do imóvel, Mário Lúcio e Maninho Almeida cantaram a Morna “Sodade”.