domingo, 16 de dezembro de 2012

Moradores do Palhal já têm água em casa


O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, e o diretor do Serviço Autónomo de Água, Carlos Silva, inauguraram ontem à tarde, 15, o projeto de adução de água ao domicílio no Palhal, que contempla todas as 24 casas desta pequena comunidade.
O projeto foi executado pelo Serviço Autónomo de Água do Tarrafal-SN, orçado em cerca de 1400 contos. Segundo José Freitas, “todas as casas de Palhal foram contempladas com ligação domiciliária, com a Câmara a colaborar nas ligações, isentando as famílias das taxas".

Todos os moradores de Palhal passam a ter água potável em casa, em vez de percorrer longas distâncias para se abastecerem do precioso líquido. Freitas disse que “levar água potável a Palhal foi um forte investimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

O edil garante que a Câmara Municipal vai continuar a investir nas ligações domiciliárias em 2013. A meta da Câmara Municiapal do Tarrafal-SN "é ligar com água potável todas as casas e encurtar as distâncias com o local de abastecimento”, conclui o presidente José Freitas.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Assembleia Municipal aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2013


O Plano de Atividades da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau foi aprovado ontem, dia 14, com sete votos favoráveis do MpD contra seis abstenções da bancada do PAICV. Paulo Cosme, líder parlamentar do partido derrotado a 1 de julho justificou em declaração de voto a posição da sua bancada, sustentando ser necessário dar “o benefício da dúvida” ao executivo camarário, mas adiantando que a proposta poderia ser “mais ambiciosa”.

Para o MpD, a proposta é “realista”, indo “ao encontro das aspirações do concelho, que ambiciona um novo rumo”. É de referir que os deputados do PAICV admitiram que “se trata de um plano ambicioso”.

Para José Freitas de Brito e a sua equipa, o Plano de Atividades é “o possível” neste momento em que o agravamento da crise económica se faz sentir no país e no município, não deixando “muito espaço de manobra”. A grande prioridade da proposta ora aprovada são os projetos de índole social.

À tarde, foi tempo para discussão do Orçamento Municipal, estimado em 162.390.293$00. Aprovado com 7 votos a favor do MpD, 5 abstenções do PAICV e com uma abstenção da bancada do PAICV. Sem nenhuma inscrição para intervenção, com o PAICV rejeitou debater o orçamento e, através do seu líder parlamentar, sempre com maus comportamentos, a tentar suspender a sessão, o que não foi aceite pelo presidente da Assembleia Municipal, Raimundo Francês Lopes.
A sessão ficou marcada pelo mau comportamento do líder parlamentar do PAICV, Paulo Cosme.


Criação da Delegação Municpal da Praia Branca

Na Quinta-Feira, os Deputados Municipais do MpD e PAICV aprovaram, a criação da Delegação Municipal na Praia Branca, para servir as comunidades de Praia Branca, Ribeira Prata e Fragata. A proposta da Câmara Municipal foi apresentada pelo Presidente José Freitas de Brito, os Deputados concordaram e votaram a favor. Até o final do primeiro trimestre de 2013, a Delegação será uma realidade.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jovens do Tarrafal de São Nicolau concluem formação em planos de negócios


Um grupo de 19 jovens licenciados e bacharéis do Tarrafal-SN recebeu ontem, dia 10, certificados de uma formação frequentada durante um mês em elaboração de planos de negócios.

Com esta formação estes jovens quadros ficam capacitados na área de elaboração de planos de negócios e preparados para aplicar as metodologias de elaboração dos seus projectos empreendedores, em conformidade com os requisitos de conhecimento estabelecidos e conceitos exigidos.

Por seu turno os participantes afirmaram-se satisfeitos pela oportunidade, na medida em que a formação abre-lhes as portas para o autoemprego numa ilha com muita falta de emprego.

“Esta formação serviu para esclarecer várias dúvidas em matéria de elaboração de projectos e planos de negócio e caso um jovem queira criar a sua própria empresa já conta com uma base teórica bastante útil”, considerou uma das participantes da formação.

Promovida pelo núcleo local do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a formação foi realizada no âmbito das actividades que assinalaram a semana do empreendedorismo e custou 150 contos, tendo sido ministrada pela especialista brasileira em gestão e administração de empresas, com experiência em marketing e elaboração de planos de negócio, Kamilla Valeriano Mendes.