sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lançamento da 1.ª Pedra da bacia hidrográfica da Ribeira Prata


O Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, e a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, descerraram ontem a placa que marca o lançamento da 1.ª pedra para a construção da Bacia Hidrográfica da Ribeira Prata.
A obra que vai qualificar a zona e criar novas oportunidades aos setores da agricultura e pecuária, sobretudo.
Saudando o lançamento da primeira pedra desta infraestrutura fundamental para o desenvolvimento do setor agrícola da região, José Freitas de Brito proferiu que “este é um momento histórico para a Ribeira Prata e para o nosso município” e que “é fundamental termos emprego e aproveitar a mão-de-obra nessas zonas”.
A localidade da Ribeira Prata e a vizinha Fragata vão beneficiar de vários postos de trabalho, pelo menos até à edificação total desta infraestrutura fundamental para o desenvolvimento agrícola da região, o que, naturalmente. ajudará a diminuir o desemprego.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Primeiro encontro entre a Câmara Municipal do Tarrafal-SN e a da Ribeira Brava


O encontro decorreu no Tarrafal e os assuntos que estiveram em cima da mesa foram água e saneamento, transporte e documentos matriciais.
Os dois presidentes, José Freitas e Américo Nascimento, acompanhados dos seus Vereadores, reuniram-se ontem à tarde, às 15h00, no edifício da Câmara Municipal do Tarrafal-SN, tendo abordado a questão da criação de uma de empresa intermunicipal para assuntos de água e saneamento – que teria autonomia financeira e administrativa e que serviria os dois Municípios –, a situação dos transportes marítimos – houve consenso de que é necessário uma aposta forte e que as duas Câmaras Municipais devem apoiar e incentivar apostas neste sentido – e a transferência para o Tarrafal-SN do livro de registo matricial dos prédios rústicos que não foram transferidos aquando da divisão administrativa da ilha.

Os dois Presidentes admitem que encontros do tipo são importantes até porque a ilha tem uma história comum.

José Freitas observou que o desenvolvimento da ilha passa pela união entre as duas Autarquias, daí considerar que o encontro aconteceu “em boa hora”. Já Américo Nascimento considerou que sem pôr em causa a independência de cada um dos Municípios, a cooperação entre Tarrafal-SN e Ribeira Brava “é fundamental”. “Como Presidentes somos eleitos para resolver os problemas e não para as criar”, frisou.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Câmara Municipal reuniu com população de Praia Branca


O presidente José Freitas de Brito e a sua equipa, vereadores Elton Sequeira, Balduíno do Rosário, Ivanilda Spencer e Adildo Soares Gomes, prosseguem a governação municipal aberta, olhos nos olhos com as populações, elencando problemas e, coletivamente, procurando soluções.
Prosseguindo a sua agenda de governação municipal aberta, a nova equipa camarária do Tarrafal de São Nicolau, encontrou-se na última sexta-feira, 9, com a população de Praia Branca, num encontro com aproximadamente 60 munícipes da segunda maior localidade do Município.

Formação profissional, saneamento, educação e desporto, foram alguns dos problemas elencados, particularmente pelos jovens, a par de dificuldade de habitação bem como a necessidade de uma melhor atenção ao cemitério da zona. Questões a que presidente e vereadores não se furtaram a responder, estabelecendo um debate vivo com os participantes do encontro que teve lugar no Centro Social da localidade.

Procurando dar resposta a alguns dos problemas elencados pelos populares, José Freitas desafiou a Associação Comunitária Odju d’Água e o Futebol Clube Praia Branca para, em parceria, fazerem um djunta mon com a Câmara Municipal no sentido de “equacionarem alguns dos constrangimentos que apoquentam o desenvolvimento de Praia Branca”.

Preocupação mereceu também o estado de degradação da estrada que liga Tarrafal a Praia Branca, cujas obras começarão oportunamente, como garantiu o presidente da edilidade.

Para contrariedade dos presentes, o encontro, que durou aproximadamente 1h15mn, teve que terminar mais cedo do que o previsto, dado a Electra ter cortado o fornecimento de energia ao Centro Social no dia anterior, por razões ainda desconhecidas, causando grandes constrangimentos por razão de no edifício serem acolhidos o jardim-de-infância e o Clube de Futebol de Praia Branca.
O encontro terminou com aplausos e mensagens de continuação de uma boa governação por parte dos municípes.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Suspeito da morte dos dois jovens de Marel Pintod (Rively e Heliriano) em prisão preventiva

Está em prisão preventiva o indivíduo suspeito de armadilhar com corrente elétrica o tanque de algodoeiro onde Rively e Heliriano morreram no dia de São Francisco, 4 de Outubro. Antes de ser presente ao juiz, João foi ouvido em declarações pela Procuradoria, junto com o Comandante da Esquadra da Polícia (Semedo), o antigo diretor do Serviço Autónomo de Agua (Paulo Cosme) e um guarda do projeto Casa para Todos.
João, identificado como funcionário dos Serviços Autónomos de Água do Tarrafal-SN, foi apresentado ao Tribunal de São Nicolau pela Procuradoria, tendo o juiz decretado a sua prisão preventiva.

João é apontado como o responsável pela morte de Heliriano Costa e Rively Soares, os dois jovens que na noite de 04 de Outubro, junto com mais três colegas, decidiram banhar-se no tanque de algodoeiro, no Tarrafal-SN.

Os dois jovens entraram na água e morreram eletrocutados. Os outros três correram para pedir ajuda. O suspeito foi detido e confessou ao polícia que fez a ligação elétrica no tanque, mas ficou em liberdade porque a procuradora não se encontrava na ilha. Logo após a sua chegada na ilha de Chiquinho, na sexta-feira, João foi ouvido e presente ao juiz, que lhe decretou como medida de coação a prisão preventiva.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Câmara Municipal envia 11 estudantes para formação em Oleiros, Portugal

É o primeiro grupo que esta Administração envia para formação no exterior. Os pormenores da recepção dos estudantes foram tratados aquando da visita do Presidente José Freitas a Portugal.
Um grupo de onze estudantes do Município do Tarrafal-SN seguiu ontem para São Vicente de onde partem, hoje, sexta-feira, 2 de Novembro, para Lisboa, com destino ao Município de Oleiros, em Portugal, onde dez vão frequentar cursos de formação técnica e um curso superior, nessa região portuguesa, no quadro da cooperação existente entre estas duas Câmaras Municipais.
 
Sandirlanda Conceição Mendes, Delvani Maria Gomes, Uilton Miguel Duarte do Rosário, Tânia Sibel dos Reis Oliveira, Lenise Roxane da Luz Silva, Vanderleia Cristina Monteiro Soares, Lentiny Ramos Soares, Emerson Renato Spencer, Tony Soares Gomes e Hélder Carlos Ramos Sousa, vão para cursos de formação técnica. Enquanto Emanuel da Luz Jacinto Almeida vai para formação superior.
 
A Câmara Municipal do Tarrafal augura a estes jovens continuação de boa viagem e uma óptima formação. Que no regresso, voltem melhor capacitados para a árdua tarefa de ajudar a edificar um Município próspero e integrador.
Antes de seguir viagem, os estudantes estiveram reunidos na semana passada com a Câmara Municipal que lhes prestou informação sobre o local que os acolhe em Oleiros e as regras da casa.
Os jovens vão ser acolhidos num lar, com tudo pago, fruto da parceria assinada entre as duas Câmaras Municipais. Os pormenores da chegada do grupo, o primeiro que esta Administração envia a Oleiros, foi acertado na recente missão que o Presidente José Freitas de Brito desenvolveu em Portugal e em Oleiros, em concreto.
 
A ‘foto de família’ feita no aeroporto da Preguiça, momentos antes da viagem para Mindelo. O Vereador Balduíno do Rosário, em representação da Câmara Municipal foi apresentar, no aeroporto, os cumprimentos de boa viagem ao grupo.

Dívidas nos bancos, resultantes de empréstimos efectuados pela gestão anterior, condicionam pagamento de salários do Executivo Municipal


Autarcas decidiram pelo adiamento do seu salário e redobram esforços no sentido de todos os Colaboradores poderem receber o seu digno salário de Outubro.
O Executivo da Câmara Municipal do Tarrafal reuniu-se, no dia 31 de Outubro, na sua sétima sessão do Mandato, com alguns assuntos a merecerem a devida atenção do Presidente e seus Vereadores.
A situação financeira voltou a estar na ordem do dia, uma vez que a difícil situação financeira leva ao não pagamento de respectivo salário de Outubro.
Ainda no dia 30 de Outubro, apenas uma parte dos Colaboradores da Câmara Municipal tinha garantias do seu salário. A situação é agravada com os sucessivos empréstimos contraídos pela anterior gestão que agora condicionam o trabalho da nova Administração local, presidida por José Freitas de Brito.
Segundo o exposto pelo Presidente, durante a reunião, “pairam cenários de incerteza sobre a entrada de receitas, agravado com a situação de dívidas nos bancos, resultante de empréstimos efectuados pela gestão anterior”. A atual equipa camarária herdou uma dívida de 80.000 contos.
O Presidente da Autarquia propôs ao Executivo o adiamento do seu salário, do seu Staff, de todos os Vereadores e do Secretário Municipal e a proposta contou com a anuência de todos.